35 raças de cachorro grande: enormes, protetores e simpáticos

Raças de cachorro de grande porte costumam ser escolhidas por aqueles que gostam de brincar intensamente com seus pets, já que animais grandes adoram correr, pular e ser apertados. Outra importante vantagem dos cães maiores é a possibilidade de eles serem usados como cães de guarda, devido à sua força física e instinto natural de proteção.

Neste artigo, preparamos uma lista com 35 raças muito populares de cães de grande porte, incluindo as suas principais características. Todos eles, claro, podem ser ótimos companheiros para você e sua família, mas alguns se diferenciam pela versatilidade e instinto protetor necessários para um bom cão de guarda, enquanto outros, por serem mais lentos e calmos, talvez sejam mais úteis como “travesseiro” para as crianças da casa, por exemplo.

  • 01 de 35

    São Bernardo

    São Bernardo no jardim

    Você muito provavelmente tomou conhecimento do São Bernardo através dos filmes do cachorro Beethoven. Na vida real, os dessa raça também são capazes de fazer muita bagunça, apesar de normalmente serem pets bem tranquilos. Sempre atentos ao menor perigo, esses gigantes de origem suíça não hesitam em proteger os seus tutores. Não são recomendados, porém, como cães de guarda, por não serem muito ágeis.

  • 02 de 35

    Terra Nova

    Terranova preto na neve

    O Terra Nova é parente do Labrador e do Golden Retriever, sendo originário da região da Terra Nova, no Canadá. Seu porte imponente, realçado por uma grossa pelagem, contrasta com um temperamento bem dócil. São excelentes nadadores, tendo sido muito utilizados para auxiliar pescadores e para resgatar vítimas de afogamento.

  • 03 de 35

    Dogue Alemão

    Dogue Alemão preto deitado

    O Dogue Alemão é com certeza uma das maiores raças de cachorro do mundo. Um animal adulto, quando em pé, pode ser mais alto que o seu dono. Apesar de todo esse tamanho, também é caracterizado por um temperamento tranquilo e está entre as raças obedientes.

    O Dogue Alemão costuma ser tão tranquilo que não se incomoda em receber carinho de visitantes. Entretanto, em situações de perigo, ele não vai hesitar em proteger o seu dono. Como você deve imaginar, esta raça requer espaços bem amplos para viver. Num apartamento pequeno, ele certamente causaria um belo estrago à mobília, devido ao seu tamanho gigante e, portanto, não é recomendado para apartamentos.

  • 04 de 35

    Mastim Tibetano

    mastim tibetano preto

    O Mastim Tibetano tem uma história envolta em segredos. Também pudera, já que eles são típicos de uma região bastante isolada, as montanhas geladas do Tibete. Acredita-se, inclusive, que eles estejam na origem de todos os mastins do Ocidente. Sua pelagem é bastante densa, e eles podem ser até ágeis, apesar de toda a massa corporal.

  • 05 de 35

    Cane Corso

    O Cane Corso possui uma longa história de parceira com os seres humanos. Na Roma Antiga, eles acompanhavam os soldados no campo de guerra. Hoje em dia, representam uma das principais raças de cão de guarda. De aspecto assustador para muitos, o Cane Corso é extramente leal aos seus tutores, a quem estão sempre dispostos a proteger.

  • 06 de 35

    Mastiff

    Bull Mastiff sozinho e sentado na árvore

    O Mastiff ou Mastim Inglês é um das mais antigas raças usadas para vigilância. Originário das Ilhas Britânicas, já chegou a ser usado em incursões militares também. Quase foram extintos durante a 2.ª Guerra Mundial, mas sobreviveram para conquistar o coração de muitos tutores por aí. Hoje em dia o Mastiff é bem mais dócil do que era antigamente.

  • 07 de 35

    Dogue de Bordeaux

    Dogue de Bordeaux com coleira.

    O Dogue de Bordeaux é outra raça muito antiga, tendo surgido na França durante a Idade Média. De temperamento quase sempre tranquilo, o Dogue de Bordeaux é bastante apegado aos seus donos. Não chega, no entanto, a ser do tipo carente. O tamanho de sua cabeça impressiona, sendo, proporcionalmente, a maior entre todas as raças caninas.

  • 08 de 35

    Rottweiler

    Rottweiler deitado na grama

    Os Rottweilers são uma das raças mais apreciadas em todo o mundo como cães de guarda. Usados para conduzir rebanhos por perigosas estradas antigamente, hoje em dia eles se satisfazem garantindo o bem-estar da família dos seus tutores. De porte muito nobre e potente musculatura, o Rottweiler está sempre atento ao menor sinal de perigo.

  • 09 de 35

    Pit Bull

    Pitbull marrom

    O Pit Bull é sempre lembrado como um cachorro agressivo e perigoso. De fato, se não for socializado corretamente, a raça pode desenvolver problemas de comportamento, como, basicamente, todos os cães. Porém, se receberem amor e atenção dos seus tutores e interagirem desde pequenos com outros animais e pessoas, os Pit Bulls tendem a ser cachorros carinhosos e calmos, gastando a sua energia apenas para proteger a quem amam.

  • 10 de 35

    Bull Terrier

    Bull Terrier correndo na grama

    O Bull Terrier é um parente próximo do Pit Bull, tendo sido também utilizado em brigas no passado. Sua cabeça possui um formato bem característico, diferente de todas as outras raças. São bastante leais e amorosos com os seus tutores. Precisam de bastante exercício para gastarem toda a sua energia.

  • 11 de 35

    Dogo Argentino

    Dogo Argentino deitado grama

    O Dogo Argentino, como indica o seu nome, é originário da Argentina, tendo sido criado no início do século 20 para ser um cão de caça. Suas aptidões físicas, no entanto, o creditaram a ocupar muito mais que essa função, sendo hoje muito utilizado para proteção e vigilância. O Dogo Argentino normalmente possui uma pelagem toda branca, sendo observáveis, às vezes, algumas machas pretas na cabeça.

  • 12 de 35

    Dogo Canário

    Originário das Ilhas Canárias, o Dogo Canário é um perfeito cão de guarda. Com grande vigor físico e muita lealdade aos seus tutores, já foi muito usado na proteção de propriedades rurais de sua terra-natal. Sua pelagem pode variar de tons mais claros para tons mais escuros, sempre apresentando manchas pretas semelhantes às de um tigre.

  • 13 de 35

    Fila Brasileiro

    Tudo sobre a raça Fila Brasileiro

    O Fila é uma raça autenticamente brasileira, que já conquistou o coração de muitas pessoas por aqui. Seu jeitão preguiçoso e sua fidelidade aos donos, juntamente com seu porte grande e robusto, o tornam uma excelente opção para a família.

    Apesar da lentidão na maior parte do tempo, essa raça também pode ser muito útil para vigilância, devido à sua grande força física e instinto protetor.

  • 14 de 35

    Doberman

    Quanto custa um Doberman

    Muito usados como cães de guarda, os Dobermans são uma raça com impressionante vigor físico e senso de proteção. Apesar da sua aparência um pouco ameaçadora, são em geral raças de cachorro dóceis e companheiros, sendo inclusive muito usados em terapias.

    Eles necessitam de um lar com bastante espaço e de passeios frequentes e, por isso, são cães indicados para se ter em casas. No entanto, é preciso tomar cuidado com a desconfiança natural que os Dobermans costumam ter em relação a desconhecidos e a outros cães, de modo que é recomendável sair sempre com ele numa coleira.

  • 15 de 35

    Akita

    Akita na neve com cachecol

    O Akita é um cachorro que costuma ser muito usado como cão de guarda. Suas características e comportamento fazem torná-los bem ágeis e algumas vezes agressivos caso percebam alguma ameaça por perto.

  • 16 de 35

    Chow Chow

    Chow Chow marrom claro

    O Chow Chow é uma antiga raça chinesa de temperamento tranquilo, apesar de todo o seu porte. É famoso por sua língua azul e por uma verdadeira “juba” em torno da cabeça. Não é muito recomendável deixá-lo sozinho com crianças, já que o Chow Chow pode reagir mal a muito contato físico.

  • 17 de 35

    Golden Retriever

    Golden Retriever

    Uma das raças de cachorro mais populares, o Golden Retriever costuma conquistar os amantes de pet por sua personalidade alegre e sociável. Relacionam-se muito bem com toda a família e são ideais caso você tenha crianças em casa. Extremamente brincalhões, aproveitam até mesmo o banho em casa para se divertir, e, caso você goste de praticar esportes, eles com certeza serão uma companhia muito agradável.

    Além disso, os Golden Retriever são animais muito afetivos e espertos, que aprendem rápido durante o adestramento. No entanto, por não serem muito ágeis, não são muito recomendáveis como cães de guarda.

  • 18 de 35

    Labrador

    Labrador deitado na grama

    O Labrador é outra raça que adora brincar e está disposta a receber carinho. É um cão familiar, que adora interagir com crianças. São muito usados como cães-guia para pessoas cegas, e podem ser úteis até em terapias.

    Por serem animais muito afetivos, podem ficar estressados ou desobedientes, caso fiquem muito tempo sozinho ou sem receber atenção. Portanto, caso queira adquirir um Labrador, esteja disposto a interagir e passear com ele por pelo menos 30 minutos ao dia.

  • 19 de 35

    Pastor Alemão

    Casal de Pastor Alemão

    Um dos cães mais versáteis que existem, o Pastor Alemão é usado em diversas funções, como, por exemplo, cão de guarda, de pastoreio ou como cachorro policial, o famoso K-9. Acredita-se que tenham um parentesco bastante próximo com lobos, o que talvez explique os seus atributos físicos e mentais impressionantes.

  • 20 de 35

    Pastor Belga Groenendael

    Preço do Pastor Belga

    O Pastor Belga possui quatro variações, e uma das mais famosas é a Groenendael. Esse habilidoso pastor de ovelhas possui uma densa pelagem dupla, toda preta. De espírito alegre e esportista, o Pastor Belga Groenendael pode exercer diversas funções, sempre com muito entusiasmo.

  • 21 de 35

    Husky Siberiano

    Husky deitado no sofá

    O Husky Siberiano está acostumado a ajudar os seus tutores em tarefas muito difíceis. Oriundos da Sibéria, esses adoráveis peludos costumavam ajudar os nômades em suas viagens por ambientes muito gelados. São intensamente leais e mesmo apegados aos seus tutores. Não se surpreenda se encontrar o seu Husky uivando feito um lobo quando estiver sentindo saudade de você.

  • 22 de 35

    Boxer

    Boxer tigrado olhando para trás

    O Boxer é um gigante brincalhão, totalmente afeito à vida em família. Pode exercer muito bem a função de cão de guarda, pois possui a força física e o instinto de proteção necessários para isso.

  • 23 de 35

    Boiadeiro Australiano

    Boiadeiro Australiano

    O Boiadeiro Australiano é parente dos antigos cães típicos daquele continente, os Dingos. Muito úteis no pastoreio de gado, os cães dessa raça têm a liberdade no sangue e não se adequam bem à vida em espaços fechados ou sem atividade física.

  • 24 de 35

    Border Collie

    Border collie marrom deitado

    O Border Collie costuma ser citado como a raça de cachorro mais inteligente que existe. E ele realmente tem muitos atributos que justificam esse título. Border Collies detestam ficar parados e estão sempre dispostos a impressionar os seus tutores com os muitos truques que sabem fazer. Também não se adaptam bem a espaços pequenos ou à falta de atividade.

  • 25 de 35

    Greyhound

    Greyhound olhando para o lado.

    O corpo esbelto e delicado do Greyhound já denuncia a sua aptidão para a corrida. De fato, essa raça é usada em caçadas velozes e em corridas há bastante tempo. Podem, no entanto, se adaptar bem à vida num apartamento, já que têm um temperamento bem tranquilo. Precisam apenas de passeios regulares, para pôr suas patas em ação.

  • 26 de 35

    Komondor

    O aspecto do Komondor é realmente único. Esse gigante húngaro possui uma pelagem lanosa, que facilmente se transforma em vários dreads, que podem cobrir até os seus olhos. E isso tem bastante a ver com a função que o Komondor costuma exercer até hoje: graças à sua aparência, ele pode se camuflar no meio de rebanhos de ovelhas, para assim poder surpreender os predadores.

  • 27 de 35

    Dálmata

    Características do Dálmata

    Não são necessários 101 Dálmatas para darem alegria à vida de um tutor, já que todos cães dessa raça são dotados de grande energia e fidelidade. Originários do Sudeste Europeu, os Dálmatas possuem uma pelagem bem peculiar, branca e coberta de pintinhas pretas.

  • 28 de 35

    Samoieda

    cachorro Samoieda sorrindo

    O Samoieda pode parecer bem fofinho, mais a sua resistência é algo realmente impressionante. Ele se habituou a enfrentar temperaturas baixíssimas no meio da Sibéria. Dessa realidade difícil, o Samoieda traz até hoje a coragem e o apego aos seus tutores.

  • 29 de 35

    Kangal

    Kangal deitado jardim

    O Kangal é uma raça enorme de cães com uma história muito antiga. Dizem inclusive que teria sido muito popular no Império Romano, onde era usado como cão de guarda e no pastoreio. Hoje em dia, no entanto, é um animal muito adaptado ao convívio urbano e familiar.

    O Kangal possui um porte realmente impressionante. Além de ser um cachorro forte e grande, ele possui uma camada dupla de pelos. A camada interna serve para protegê-lo do frio, enquanto a externa é à prova d’água. Esta raça é conhecida, ainda, por ter uma das mordidas mais fortes do mundo.

  • 30 de 35

    Weimaraner

    weimaraner-cinza-deitado

    De origem alemã, o Weimaraner é um autêntico caçador. Tem uma pelagem bem característica, normalmente cinza ou prateada (o que lhe rendeu o apelido de “fantasma prateado”), com pelos curtos e brilhantes. São animais muito amigáveis e que adoram brincar com a família.

    Podem também ser usados como cães de guarda, pois a raça preserva até hoje as características que o tornaram um dos preferidos dos aristocratas alemães em suas caçadas no passado. Entretanto, devido à intensa exposição ao convívio familiar, os Weimaraner se tornaram muito desconfiados em relação a outros cães.

  • 31 de 35

    Schnauzer Gigante

    Schnauzer gigante

    Você já deve estar habituado aos pequenos Schnauzers, e talvez não conheça esses grandalhões aqui. O Schnauzer Gigante foi criado a partir do Schnauzer Standard e possui diversas semelhanças com ele, a começar pelo bigode tão característico. Graças ao seu grande porte, os cães dessa raça podem ser usados como cães de guarda e como K-9’s.

  • 32 de 35

    Pinscher Alemão

    O Pinscher Alemão é uma raça muito antiga, que deu origem tanto ao Doberman quanto ao Pinscher Miniatura. Antigamente eram usados na caça a ratos e hoje são excelentes cães de vigilância. Desempenham muito bem essa função graça à sua inteligência, força e agilidade.

  • 33 de 35

    Poodle Gigante

    Poodle gigante

    O Poodle Gigante, também chamado de Poodle Standard, é o tipo mais antigo da raça, estando na origem dos Poodles menores populares hoje em dia. Extremamente inteligentes e corajosos, os cães dessa raça com toda certeza são muito mais que pets “de madame”. Uma curiosidade sobre os Poodles é que eles são excelentes nadadores.

  • 34 de 35

    Kuvasz

    Preço Kuvasz

    O Kuvasz é um grande cão peludo, de corpo comprido e aspecto nobre. Apesar de parecer um pouco corpulento, ele é na verdade um animal bem ágil e inteligente.

    Um aspecto a se prestar atenção quanto ao Kuvasz é a necessidade de passar uma escova nele com certa frequência. Isso porque a sua pelagem densa e crespa fica facilmente “embolada” e os pelos tendem a cair bastante também, sobretudo em períodos mais quentes.

  • 35 de 35

    Vizsla

    vizsla no sol

    O Vizsla é um antigo cão húngaro, muito usado na caça e na vigilância. Seu corpo esbelto impressiona, bem como sua pelagem baixa, sedosa e marrom-avermelhada. Vizslas são espertos e bastante ativos, além de adorarem estar perto dos seus tutores.

Simpáticos gigantes

Você viu nesse artigo as raças mais populares de cães de grande porte. Eles podem ser uma excelente companhia para você e sua família por uma série de motivos. Alguns nos cativam com seu pelo grande e fofinho, enquanto outros ganham nosso coração com seu jeito brincalhão e afetivo. Pensando neles, fizemos uma lista com brinquedos ideais para cachorro grande.

Mas os cães de grande porte também podem ser muito úteis na proteção da sua casa, devido à toda a sua força e instinto de proteção. Nós preparamos, inclusive, um artigo específico sobre as melhores raças para cães de guarda, e muitas das que você viu aqui também estão lá.

Nesse artigo te contamos sobre cães grandes, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *