15 raças de cachorros carinhosos

Confira as raças de cachorro mais carinhosas que estarão sempre prontos para te fazer sentir bem e te dar muito carinho e amor.

Poucas criaturas conseguem ser tão afetuosas quanto os cães. Alguns dirão que nem o ser humano consegue fornecer tanto carinho e afeto quanto o cachorro, e esse é com certeza um dos grandes motivos para a espécie ser tão admirada.

Neste artigo, nós vamos falar sobre 15 raças de cachorro carinhoso. Algumas das raças aqui você com certeza já viu e até já pôde constatar como elas podem ser amorosas com seus donos. Outras são menos conhecidas, mas também não ficam para trás quando o assunto é afeto.

  • 01 de 15

    Labrador

    Labrador de cor branca

    O Labrador já tem fama de ser um cachorro cheio de energia e vontade de viver, mas ele também é bastante carinhoso. Na maior parte do tempo, os Labradores certamente vão preferir correr por aí e se divertirem com os seus donos, mas a raça também pode ser bastante tranquila e adora receber e dar carinho.

    Por esses motivos, Labradores são muitos utilizados como cães de terapia e cães-guia, funções que exigem ao mesmo paciência, energia e afeto.

  • 02 de 15

    Chihuahua

    Chihuahua sentado

    O Chihuahua é uma das menores raças do mundo, mas o que falta na estatura sobra no afeto que a raça tem pelos donos. Chihuahuas são usados há séculos como cães de companhia, e devido a isso desenvolveram um grande apego pelos seres humanos. Embora adorem ficar no colo dos seus donos, Chihuahuas também podem ser teimosos e aventureiros.

  • 03 de 15

    Golden Retriever

    Golden Retriever recebendo beijo de uma criança

    O Golden Retriever é outra raça muito conhecida pelo temperamento ativo e ao mesmo tempo paciente. As semelhanças dele com o Labrador vão ainda mais além. Também são muito indicados para atividades ao ar livre e para auxiliar pessoas em terapia ou deficientes visuais. De modo semelhante, Golden Retrievers nunca irão dispensar o abraço apertado dos seus donos.

  • 04 de 15

    Pug

    Pug deitado no sofá

    O Pug pode parecer um cachorro preguiçoso e até mesmo insensível para alguns. Porém, não é apenas no sofá da casa que a raça se sente bem. Pugs adoram o colo dos seus donos, com quem podem passar horas apenas dando e recebendo carinho. Devido à tendência a serem menos ativos, Pugs necessitam de exercícios regulares e de atenção redobrada para não desenvolverem obesidade.

  • 05 de 15

    Bichon Frisé

    Casal de Bichon Frisé

    O Bichon Frisé é chique até no nome. O aspecto nobre e fofo da raça, no entanto, não impede que ela seja muito apegada aos donos e adore demonstrar todo o carinho que sente por eles. Os Bichon Frisé adoram brincar e se dão muito bem com crianças. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com a tendência desses peludinhos a desenvolver ansiedade de separação.

  • 06 de 15

    Lulu da Pomerânia

    Lulu da Pomerânia marrom tosado

    O Lulu da Pomerânia é outra raça que esbanja fofura e expressa isso até no seu nome. Lulus podem ser cheios de energia e até um pouco teimosos. Embora não tenham um temperamento propriamente difícil, a raça não é recomendada para lares com crianças, já que adoram ser o centro das atenções e podem não querer ceder esse posto para qualquer um.

  • 07 de 15

    Cavalier King Charles Spaniel

    cavalier king charles spaniel correndo

    O Cavalier King Charles Spaniel pode não ser muito conhecido aqui no Brasil, mas no Velho Continente a raça faz sucesso há bastante tempo. O Cavalier era muito admirado pela nobreza europeia, que fazia inclusive questão de ser representada junto com ele em pinturas.

    O Cavalier King Charles Spaniel é um perfeito cão de companhia, sendo muito paciente, carinhoso e apegado aos seus donos.

  • 08 de 15

    Dálmata

    5 filhotes de Dálmata

    Os famosos Dálmatas não são carinhosos apenas no cinema. Apesar do porte grande, eles são cachorros muito brincalhões e adoram se divertir junto da família. Dálmatas também podem expressar seu afeto pelos donos oferecendo proteção a eles, o que torna a raça adequada para cão de guarda.

  • 09 de 15

    Pit Bull

    Preço do Pitbull

    Quem conhece bem o Pit Bull sabe que a fama de perigoso dele não é muito justa. No convívio com a família, ele se mostra normalmente muito pacífico e afetuoso, e também pode demonstrar isso com pessoas que não conhece.

    Um Pit Bull que foi socializado corretamente e é bem tratado pelos seus donos raramente se mostrará agressivo e só usará sua força para proteger a família e o território em que vive.

  • 10 de 15

    Yorkshire Terrier

    Yorkshire triste e deitado

    O Yorkshire Terrier é uma das raças preferidas para cão de companhia. Pequeno e afetuoso, se adapta muito bem à vida em apartamentos e adora ficar no colo dos seus donos. Por outro lado, Yorkies também podem ser muito corajosos e aventureiros, o que é uma herança do seu passado como cães caçadores de pequenos predarores.

  • 11 de 15

    Maltês

    Cachorro da raça Maltês

    O Maltês conquista corações há muitos séculos com o seu adorável de ser. Especula-se que a raça tenha feito sucesso entre os antigos romanos, que as criavam no conforto dos suas mansões. Os Malteses desenvolveram características típicas de cães de companhia: são gentis, pacientes e muito carinhosos. Mas também podem ser teimosos em algumas situações, especialmente se não forem socializados corretamente.

  • 12 de 15

    Schnauzer

    Schnauzer branco

    O Schnauzer hoje em dia costuma nos encantar apenas com sua doçura e lealdade, mas a raça também já foi muito usada em caçadas. Graças à sua inteligência e faro potente, os Schnauzers eram mestres em achar presas de pequeno e médio porte. A raça hoje se divide em Schnuzer Gigante, Schnauzer Standard (Padrão) e Schnauzer Miniatura, que é certamente o mais carinhoso de todos.

  • 13 de 15

    Bulldog Inglês

    Bulldog Inglês preço

    O Bulldog Inglês (ou simplesmente Bulldog) adora expressar seu carinho pelos donos através de vigorosas lambidas. Quase sempre quietos e preguiçosos, os Bulldogs também adoram receber um cafuné e não raro vão cair no sono enquanto você faz isso.

    Por outro lado, a raça precisa de atenção redobrada para não desenvolver obesidade, o que significa estimulá-lo a se exercitar regularmente e moderar na alimentação.

  • 14 de 15

    Boxer

    Boxer filhote marrom

    O que o Boxer tem de grande e forte ele também tem de brincalhão e carinhoso. A raça adora estar junto da família e adora expressar o seu carinho por ela. Ele faz isso não apenas através de brincadeiras e lambidas, mas também vigiando a casa e mantendo afastadas as possíveis ameaças.

  • 15 de 15

    Dachshund

    Dachshund arlequim

    Por último, temos o Dachshund, também conhecido pelo carinhoso apelido de “salsichinha”. O aspecto desse baixinho já é capaz de conquistar qualquer um, mas o seu temperamento é outro grande motivo para ele ser admirado. Dachshunds podem parecer frágeis, mas também têm o seu lado aventureiro e já foram usados no passado para caçar presas bem maiores do que ele.

Carinho de cachorro não se compra

As raças que nós apresentamos nesta lista são conhecidas por darem muito carinho e amor aos seus donos, seja na forma de brincadeiras, de abraços, de lambidas ou da simples companhia. O temperamento de cada uma delas em geral tem a ver com os sucessivos cruzamentos que estão em sua origem.

Por outro lado, a genética não pode determinar tudo, e mesmo um cãozinho que deveria ser carinhoso com seu dono, pode ser insensível ou mesmo agressivo. Isso ocorre porque os principais determinantes do temperamento de qualquer cão são a socialização que ele recebe quando filhote e, muito importante, a forma como ele é tratado pelo dono.

Por isso, lembre-se sempre: se deseja que o seu amiguinho peludo seja carinhoso com você, também seja carinhoso com ele!

Gostou? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Veja também: As raças de cachorro mais fieis aos seus donos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *