Tudo sobre a raça Pastor Belga

O Pastor Belga é um cão de grande porte, com corpo forte e perfil quadrado. Conheça mais sobre sua personalidade, imagens, como cuidar, preço e mais.
  • Pastor Belga
  • Preço do Pastor Belga
  • Rosto Pastor Belga
  • Pastor Belga correndo
  • Pastor Belga deitado
  • Pastor Belga com a língua para fora
  • Pastor Belga marrom
  • Pastor Belga preto

O Pastor Belga é um cão de grande porte, com corpo forte e perfil quadrado (sua altura é igual ao comprimento de seu corpo). São cachorros bastante reservados e desconfiados com os estranhos, por isso, precisam ser muito bem educados e socializados desde filhotes.

Com a família, estes grandões são um verdadeiro doce, adoram brincar com as crianças e estarão sempre preparados para defender seus entes queridos.

Se você é o orgulhoso tutor de um Pastor Belga ou está pensando em adotar um melhor amigo desta raça, te propomos conhecer melhor estes encantadores cães. Também te contamos os cuidados fundamentais para proporcionar uma vida saudável e feliz ao seu Pastor Belga.

Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:

  1. Ficha técnica
  2. Características da raça
  3. Personalidade do Pastor Belga
  4. Características físicas
  5. Como cuidar de um Pastor Belga
  6. Saúde
  7. Filhotes de Pastor Belga
  8. Preço
  9. Dúvidas frequentes
  10. História

Ficha técnica da raça Pastor Belga (Groenendael):

Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Características da raça:

Grupo: Grupo dos Pastores
Altura: 61 a 66 cm para machos e 56 a 61 cm para fêmeas
Peso: 25 a 30 kg para machos e 20 a 25 kg para fêmeas
Personalidade: Amigável, protetor, ativo, fiel, treinável, alerta, confiante, trabalhador
Expectativa de vida: 10 a 14 anos

Personalidade e temperamento do Pastor Belga

O Pastor Belga, como bom cão pastor, tem um temperamento alerta e valente, estando sempre atento aos estímulos em seu entorno. São muito ativos e desfrutam das atividades ao ar livre, sendo especialmente adequados para a realização de esportes caninos, como o Agility e o Searching.

Também se destacam por serem cachorros muito inteligentes e sua mente precisa ser constantemente estimulada para evitar os sintomas de estresse e tédio, que podem provocar problemas de comportamento.

Pastor Belga personalidade
O Pastor Belga tem um temperamento alerta e valente.

São cães protetores de sua casa e de seus familiares, que não pensam duas vezes antes de defendê-los. Também costumam ser bastante sociáveis com outros cães, já que não gostam de ficar muitas horas sozinhos.

Porém, esses instintos territoriais e de proteção também fazem com que criar um Pastor Belga seja uma tarefa complexa para seus tutores.

Os cães dessa raça são naturalmente reservados e desconfiados com estranhos, por isso, sua socialização deve ser cuidadosamente orientada a partir de seus primeiros meses de vida (logo após completar seu primeiro ciclo de vacinas e remédios contra vermes, pulgas e carrapatos).

Por outro lado, o instinto de cão pastor costuma levar o Pastor Belga a querer circular, orientar e controlar os movimentos de todos os seres vivos ao seu redor. Este aspecto também requer especial atenção de seus tutores, para evitar que este comportamento se torne perigoso, principalmente se realizado em relação a crianças e outros animais de pequeno porte.

Características físicas do Pastor Belga

Embora tenha um aspecto corpulento e imponente, o Pastor Belga é um cão relativamente leve que demonstra grande agilidade. Os cães adultos machos podem medir entre 60 cm e 66 cm, mantendo um peso corporal de 25 kg e 30kg. Enquanto as fêmeas possuem de 56 cm a 62 cm de altura, com peso médio de 20 kg e 25 kg. Na verdade, é sua abundante pelagem que contribui para uma robustez mais privilegiada.

O padrão da raça só reconhece a cor preta sólida para o Pastor Belga, mas também são permitidas pequenas manchas brancas no peito e na ponta das patas (ou dedos). Na região do pescoço e no início do peito, os pelos são mais longos, formando uma espécie de colar.

A cabeça do Pastor Belga é retilínea e elegante, com um formato claramente alongado e uma testa aplanada. Seu stop é moderadamente pronunciado. O focinho também é afilado, com uma base notavelmente mais larga que o extremo, porém não deve ser pontiagudo. Os olhos são amendoados e podem ter diferentes tonalidades de castanho escuro. Já as orelhas do Pastor Belga são pequenas e tem uma forma triangular, terminando em ponta.

Como cuidar de um Pastor Belga

Como já te contamos, os Pastores Belgas requerem atenção especial para sua socialização, já que se tratam de cães territoriais e com forte instinto protetor. Precisam ser socializados desde filhotes para aprenderem a se relacionarem com outros animais, com seu próprio território e principalmente com as pessoas.

O adestramento também será fundamental para orientar positivamente os instintos do seu melhor amigo, estimular suas capacidades cognitivas e ensiná-lo a respeitar as normas da casa. Desta forma, evitamos condutas possessivas e super protetoras que podem ser muito perigosas em um cão forte e ágil como o Pastor Belga.

Atividades físicas

Como é um cão muito ativo, o Pastor Belga necessita realizar atividade física diariamente para gastar energia, manter um peso saudável e um comportamento estável. São recomendáveis, pelo menos, 3 passeios diários de 30 a 45 minutos cada, além de oferecer brinquedos e jogos interativos para estimulá-lo enquanto você não está em casa.

Higiene

A belíssima pelagem do Pastor Belga precisa ser escovada diariamente para eliminar o pelo morto e as impurezas, além de evitar a formação de nós.

Os banhos podem ser dados a cada 2 meses, já que estes cães são originários de climas frios e o excesso de banho remove a oleosidade natural que reveste e protege seu corpo.

Para complementar sua higiene, é importante limpar diariamente as remelas dos seus olhos, além de escovar seus dentes de 2 a 3 vezes por semana.

Alimentação

O Pastor Belga requer uma nutrição completa e equilibrada para conservar sua energia e sua boa saúde. Por isso, lembre-se de escolher sempre uma ração de excelente qualidade como base da dieta de seu cãozinho ou consultar seu veterinário sobre a possibilidade de oferecer uma alimentação natural, caseira e biologicamente apropriada (BARF) ao seu melhor amigo.

Também é interessante contar com a orientação deste profissional para considerar a administração de suplementos naturais para fortalecer seus ossos e suas articulações, prevenindo as doenças degenerativas.

Possíveis problemas de saúde do Pastor Belga

Outra característica incrível dessa raça é sua resistência e boa saúde. Com os devidos cuidados, os Pastores Belgas dificilmente adoecem e costumam desfrutar de uma expectativa de vida de 10 a 14 anos. Porém, levando um estilo de vida positivo e saudável, estes cãezinhos podem nos acompanhar por até 16 anos.

O Pastor Belga não demonstra predisposição genética a desenvolver qualquer doença degenerativa ou hereditária. Porém, em menor escala, é importante estar atento às seguintes condições:

Filhotes de Pastor Belga

Sua cadela acabou de ser mamãe? Então, já é hora de levar os cachorrinhos ao veterinário para iniciar sua imunização e controlar seu crescimento e ganho de peso. E não se esqueça que as fêmeas devem contar com acompanhamento veterinário durante a gestação e o período de amamentação.

Embora tenham muita energia, os filhotes de Pastores Belgas precisarão dormir algumas horas para se desenvolverem corretamente e fortalecerem seus sistemas imunológicos. Os filhotinhos experimentarão um crescimento acelerado durante seus primeiros 6 meses, mas só poderão ser considerados adultos após completar seu primeiro ano de vida.

Filhote de Pastor Belga
Filhote de Pastor Belga

Como são cães de personalidade forte com um importante instinto territorial, é essencial começar a educá-los e socializá-los desde filhote. Quando seu Pastor chegar ao novo lar, será fundamental apresentar as normas da casa e evitar reforçar condutas inapropriadas (como subir no sofá, roubar comida do lixo, etc).

Após concluir seu primeiro ciclo de vacinas, remédios contra vermes, carrapatos e pulgas, será o momento ideal para começar seu processo de socialização.

Qual é o preço de um Pastor Belga?

O preço de um filhote de Pastor Belga varia segundo sua linhagem, seu sexo e seu canil de origem. Quando um cãozinho é descendente de exemplares premiados internacionalmente (sejam pais ou avôs), seu valor será mais alto, já que sua genética é muito valiosa para o mercado de cachorros.

Hoje em dia, um filhote de Pastor Belga pode custar entre R$1.500 e R$6.000.

Se você optar por adquirir um Pastor Belga em um canil, lembre-se de escolher estabelecimentos confiáveis, que estejam devidamente registrados e cumpram com as normas de segurança e higiene. Não é recomendável comprar filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou em sites da internet.

Perguntas frequentes sobre a raça

O Pastor Belga late muito?

Sua vocação como cão pastor e sua personalidade alerta podem fazer com que os Pastores Belgas tenham tendência a latir constantemente. Porém, com uma boa educação, estes cães aprendem facilmente a controlar seus instintos e respeitar as normas da casa.

O Pastor Belga solta muito pelo?

Os Pastores Belgas soltam pelo constantemente, durante todo o ano. Mas a queda costuma se tornar mais intensa durante as épocas de muda (na primavera e no outono).

Por isso, as escovações diárias serão indispensáveis para manter uma boa higiene em nossa casa e conservar a beleza e a saúde de nosso melhor amigo.

O Pastor Belga é bom para apartamento?

Não é aconselhável criar um Pastor Belga em um apartamento. São cães muito ativos, alertas, que necessitam exercitar seu corpo e sua mente constantemente.

O Pastor Belga é um bom cão para crianças?

Os Pastores Belgas são cães confiáveis e protetores que demonstram um trato especial com as crianças. Também possuem bastante energia para acompanhar as crianças maiores de 8 anos e os adolescentes. Porém, não é uma raça indicada para crianças pequenas.

Posso ter um Pastor Belga e outros cães ou gatos?

Os Pastores Belgas costumam conviver bem e desfrutar da companhia de outros animais, já que não gostam de ficarem sozinhos. Esses cães devem ser socializados desde filhotes para aprender a se relacionarem positivamente com outros cães e gatos e evitarem o desenvolvimento de condutas agressivas.

História e origens do Pastor Belga

Como seu nome já revela, a criação de todas as raças conhecidas como Pastores Belgas é atribuída à Bélgica. Seu nascimento é, em grande parte, atribuído ao seu primeiro criador, Nicholas Rose. Na propriedade deste senhor, encontrava-se o amplo bosque de Soignes, que acabou inspirando o nome destes cães. O termo Groenendael, em flamenco, quer dizer “pequeno vale verde”.

Além de sua fascinante cultura e gastronomia, a Bélgica também foi o berço para o nascimento de diversas raças de cães com notáveis habilidades para as atividades de pastoreio. Entre os cães pastores belgas que sobreviveram até os dias de hoje, encontramos o Belga Mallinois, o Laekenois, o Tervueren e o Groenendael.

Se levarmos em consideração as origens, os instintos e os talentos destes cães, devemos afirmar que não existe uma só raça chamada propriamente “Pastor Belga”, pois todos estes cães compõem uma família de Pastores Belgas.

Entretanto, na maioria dos países americanos (incluindo o Brasil e os Estados Unidos), o Groenendael é considerado o Pastor Belga por ser mais popular. Estes cães de grande porte esbanjam energia e elegância, além de sua lindíssima pelagem completamente preta e brilhosa.

Inicialmente, as quatro raças de pastores belgas foram consideradas como variedades distintas dentro de uma mesma raça, conhecida popularmente como Pastor Belga ou Pastores Continentais. Porém, os exemplares que exibiam uma lindíssima e abundante pelagem preta chamaram rapidamente o interesse dos criadores e também da população local.

Por isso, em meados de 1893, os exemplares de longo manto preto começaram a ser separados dos outros cães e cruzados seletivamente entre si.

O Groenendael foi a primeira destas raças a ser registrada oficialmente, em 1896. Também foi pioneira no reconhecimento pelo AKC (American Kennel Club), em 1959.

Por muitos anos, os Pastores Belgas tiveram muito sucesso como cães de polícia, chegando a servir na I Guerra Mundial como sentinelas e mensageiros. Quando a guerra acabou, estes cães ganharam enorme popularidade nos Estados Unidos, graças ao seu extraordinário desempenho junto aos soldados. A partir daí, a raça foi ganhando adeptos e admiradores em todo o continente americano.

E até hoje, graças à sua beleza e seu temperamento fiel e inteligente, é o mais famoso e popular de todos os Pastores Belgas.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *