Tudo sobre a raça Samoieda

Confira todos os detalhes da raça Samoieda como suas características, personalidade, temperamento, cuidados com a higiene e saúde, fotos, imagens e preço.
  • Samoieda
  • Características do Samoeida
  • Samoieda bege
  • Samoieda correndo na grama
  • Casal de Samoieda na neve
  • Samoieda rindo
  • Samoieda deitado
  • Samoieda no mato

O Samoieda é uma das raças mais queridas no mundo inteiro por sua aparência de bichinho de pelúcia e sua pelagem suave. Apesar de ter conquistado muita popularidade nas últimas décadas, estes cãezinhos são muito antigos e acompanham à humanidade desde tempos remotos. Além do seu aspecto adorável, o Samoieda também possui um caráter formidável e adora estar em família.

Por isso, se você está pensando em adotar um novo melhor amigo, te apresentamos esta incrível raça e suas principais características físicas e comportamentais. Também resumimos os principais cuidados que o Samoieda requer para levar uma vida ativa, saudável e feliz.

Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:

  1. Ficha técnica
  2. Características da raça
  3. Personalidade do Samoieda
  4. Características físicas
  5. Como cuidar de um Samoieda
  6. Saúde
  7. Filhotes de Samoeida
  8. Preço do Samoieda
  9. Dúvidas frequentes sobre a raça
  10. História e origem

Ficha técnica da raça Samoieda:

Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Características da raça:

Grupo: Grupo dos Trabalhadores
Altura: 61 a 66 cm para machos e 56 a 61 cm para fêmeas
Peso: 25 a 30 kg para machos e 20 a 25 kg para fêmeas
Personalidade: Amigável, protetor, ativo, fiel, treinável, alerta, confiante, trabalhador
Expectativa de vida: 10 a 14 anos

Personalidade e temperamento do Samoieda

O Samoieda se destaca por ser um cão amigável, vivaz e alerta. No seu núcleo familiar, mostram-se especialmente delicados e amáveis com as crianças. Como são cheios de energias, adoram compartilhar brincadeiras e aventuras com os mais jovens. Porém, podem ser excelentes companheiros para pessoas de todas as idades, pois são carinhosos e leais.

Como é uma raça muito antiga, estes cãezinhos possuem um caráter independente e, às vezes, podem chegar a ser teimosos na hora de aprender. Isso não quer dizer que sejam menos capazes ou menos inteligentes que outras raças.

Personalidade do Samoieda
O Samoieda possui um temperamento alegre e algumas vezes teimoso.

Simplesmente necessitam de mais paciência e dedicação dos seus tutores para levar adiante um bom processo de adestramento e socialização. Seu amor pela família e sua vontade de agradar seus tutores farão com que estes cães aprendam com maior facilidade.

Características físicas do Samoieda

O Samoieda é um cão de porte médio-grande, com um corpo levemente mais comprido que alto, compacto e de notável elegância. Segundo o padrão da raça, o Samoieda pode medir entre 50 e 60 cm quando se torna adulto. O peso corporal considerado saudável vai desde 15 kg até 30 kg, sendo que as fêmeas são um pouco mais leves que os machos.

Seu corpo é forte e resistente, porém, com traços finos e agraciados. O peito é largo, amplo e profundo, enquanto o ventre se encontra retraído suavemente. A cauda é de inserção alta e pode estar em duas posições. Quando o Samoieda está em repouso, leva o rabo “caído”, alcançando o parte superior das suas patas traseiras. Porém, se o cão está ativo, a cauda vai dobrada sobre seu dorso.

Sua cabeça tem forma de cunha, com o stop bem definido, e seu tamanho é proporcional ao resto do corpo do cão. O focinho é levemente pronunciado em relação à linha do crânio, mas não deve ser abrupto.

Suas expressões faciais são especialmente adoráveis, dando a impressão que o Samoieda está sorrindo constantemente.

Os olhos são amendoados, estão dispostos obliquamente e podem ter diferentes tonalidades de castanho. O nariz é preto, mas pode sofrer uma leve despigmentação durante o inverno, em climas temperados ou frios. As orelhas do Samoieda são pequenas, triangulares e estão sempre eretas.

Uma das características mais famosas e apreciadas do Samoieda é sua belíssima e abundante pelagem que está formada por duas camadas.

A capa interna é composta por pelos curtos, densos e suaves. Já a camada externa mostra pelos retos, ásperos e grossos, com uma textura esponjosa ao tato.

Hoje em dia, o padrão da raça só reconhece os exemplares na cor branca, creme ou branco com bege claro. Porém, originalmente, os Samoiedas mostravam várias tonalidades.

Como cuidar de um Samoieda

A bela e abundante pelagem do Samoieda precisa de, pelo menos, 3 escovações semanais para evitar a formação de nós e eliminar impurezas e pelos mortos. E durante as épocas de muda (outono e primavera), o ideal é realizar escovações diárias para evitar o acúmulo de pelos pela casa.

Os banhos podem ser dados 1 vez a cada 2 meses, sempre com uma escovação prévia. Lembre-se que o excesso de banhos prejudica a saúde do seu cão, pois elimina a oleosidade natural que reveste e protege seu corpo.

Para complementar a higiene de seu Samoieda, recomendamos limpar diariamente as remelas em seus olhos, além de escovar seus dentes de 3 a 4 vezes por semana.

Como são originários de climas frios, estes cãezinhos não suportam muito bem o calor intenso. Por isso, em climas mais tropicais, o ideal é fazer 1 visita a cada 3 meses ao cabeleireiro canino.

Por outro lado, como são cães muito ativos, os Samoiedas precisam realizar atividade física diariamente para gastar sua energia, manter um peso saudável e um comportamento equilibrado. Além disso, o treinamento é indispensável para que todo cão possa liberar tensão e evitar os sintomas negativos relacionados ao stress.

Recomenda-se realizar de 2 a 3 passeios diários, que ofereçam de 30 a 45 minutos de exercícios ao cão. Também é importante oferecer brinquedos e jogos interativos para estimular a mente do seu melhor amigo e mantê-lo entretido enquanto você não está em casa.

Como já te contamos, os Samoiedas são independentes e podem se tornar teimosos se não reconhecem, em seus tutores, a figura de um líder. Por isso, devem ser socializado e bem educado desde filhotes para saber respeitar as normas de seu lar e se relacionar positivamente com as pessoas, com os animais e com seu território.

Além disso, costumam ser indicados para pessoas mais experientes, que contem com tempo, conhecimento e paciência para ensiná-los positivamente.

Por último (e não menos importante), todos os Samoiedas precisam receber uma alimentação completa e equilibrada para se manter fortes, saudáveis e ativos. Lembre-se de escolher sempre uma ração de excelente qualidade como base da dieta do seu cão e de respeitar as porções adequadas ao seu tamanho, seu peso e sua idade.

Principais problemas de saúde do Samoieda

Geralmente, os Samoiedas conservam uma excelente saúde, pois são cães resistentes, com uma expectativa de vida entre 10 e 14 anos. Porém, como quase todas as raças, os Samoiedas também têm predisposição genética a desenvolver algumas doenças. A seguir, resumimos as doenças mais frequentes no Samoieda:

  • Displasia de quadril
  • Estenose subaórtica
  • Estenose pulmonar
  • Torção gástrica
  • Atrofia progressiva de retina
  • Cataratas
  • Distrofia de córnea
  • Surdez
  • Problemas renais
  • Glaucoma
  • Hemofilia
  • Adenite sebácea
  • Síndrome de Shaker

Devemos lembrar que todos os cães, independente de sua raça, sexo, cor ou idade, devem receber uma adequada medicina preventiva para manter sua boa saúde e desfrutar de uma longevidade privilegiada.

Para cuidar bem de seu melhor amigo, realize visitas periódicas ao veterinário (de 6 em 6 meses), respeite o calendário de vacinação  e não se esqueça dos tratamentos antiparasitários internos (vermífugos) e externos (pipetas, comprimidos mastigáveis, etc).

Filhotes de Samoieda

Se sua cadela acaba de ser mamãe, será muito importante levar os filhotes ao veterinário para dar início à sua imunização, controlar seu crescimento e ganho de peso. Além disso, a fêmea deve contar com o acompanhamento de um médico veterinário durante toda a gravidez e a amamentação.

Embora adorem correr e brincar, os filhotes de Samoieda serão verdadeiros sonecas. Mas não se preocupe: o organismo dos cachorrinhos realmente precisa de muitas horas de sono para se desenvolver corretamente.

Os pequenos Samoiedas terão um crescimento acelerado até seus 6 ou 7 meses, porém, só poderão ser considerados adultos após completar seu 1º ano de vida.

Filhote de Samoieda
Filhote de Samoieda

Como seu caráter é independente e obstinado, os Samoiedas precisam ser educados desde sua infância para não se tornarem teimosos ou temperamentais na fase adulta.

Quando seu cãozinho chegar ao seu novo lar, será fundamental apresentar as normas da casa e evitar reforçar condutas inapropriadas (como subir no sofá, roubar comida do lixo, morder os sapatos, etc).

Completado o primeiro ciclo de vacinas e antiparasitários, será o momento ideal para começar seu processo de socialização.

Quanto custa um Samoieda?

O investimento em um filhote de Samoieda depende de sua linhagem, seu sexo e seu canil de origem. Quando um filhote nasce de progenitores premiados internacionalmente, seu valor será bem elevado, porque sua genética é muito apreciada. Atualmente, um filhote de Samoieda, no Brasil, pode custar entre R$4000 e R$9000.

Queremos aproveitar esta chance para te dar uma dica excelente: sabia que existem muitos cachorros, de todos os tamanhos, idades, personalidades e aparências, esperando para receber o carinho de uma família? Adotar é um ato de amor e todo cão, seja mestiço ou de raça definida, pode aprender e brindar amor incondicional aos seus tutores.

Porém, se você ainda optar por adquirir um cãozinho em um canil, lembre-se de escolher estabelecimentos confiáveis, que estejam devidamente registrados e cumpram com as normas de segurança e higiene.

Não é recomendável comprar filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou em sites da internet.

Dúvidas frequentes sobre a raça

  1. O Samoieda solta muito pelo?

    Sim! Os Samoiedas podem soltar muito pelo e sua belíssima pelagem deve ser escovado de 3 a 4 vezes por semana. Geralmente, não é uma raça indicada para pessoas alérgicas.

  2. Os Samoiedas latem muito?

    Não. O Samoieda é um cão muito equilibrado e não late muito, só quando é necessário. Por isso, vale a pena ficar atento se seu Samoieda começa a latir, pois alguma coisa está acontecendo e chamando sua atenção.

  3. O Samoieda se adapta bem aos apartamentos?

    Por ser um cão relativamente grande e muito ativo, o Samoieda se adapta melhor às casas e ambientes espaçosos para poder correr e brincar com  maior liberdade. Porém, como é um cãozinho super familiar, pode chegar a se adaptar a um apartamento com boa disponibilidade de espaço e muito amor de seus tutores.

    Neste caso, é essencial lembrar que a atividade física é essencial para conservar um peso saudável e um comportamento equilibrado. Por isso, os passeios diários serão indispensáveis.

  4. O Samoieda é um bom cão para crianças?

    O Samoieda é muito apegado às crianças, com as quais demonstra um comportamento muito delicado e amoroso. Além disso, são super enérgicos e podem acompanhá-las em suas brincadeiras e aventuras. Porém, é importante recordar que todo cão deve ser socializado e aprender os comandos básicos de obediência antes de brincar com crianças ou com outros pets.

    Também devemos ensinar às crianças que os cães são seres vivos e podem se machucar, por isso, as brincadeiras devem respeitar um limite de segurança e bem-estar.

  5. O Samoieda pode conviver com outros pets?

    Depende da socialização e da educação oferecidas a cada Samoieda. Geralmente, estes cãezinhos são bastante sociáveis e muito familiares. Porém, como são independentes, podem se mostrar mais reservados na presença de pessoas e animais desconhecidos.

    Se um Samoieda é socializado desde filhote, poderá aprender facilmente a compartilhar seu território e relacionar-se positivamente com outros pets.

História e origens do Samoieda

O Samoieda é uma raça muito antiga, que nasceu na Rússia e já acompanhavam  as antigas tribos que habitavam este território. De fato, o nome destes cães deriva justamente das tribos samoiedas, povos nômades que viviam desde Sibéria até Ásia Central.

Para estas famílias, os cães desempenhavam um papel fundamental para sua sobrevivência, auxiliando nas tarefas de caça e proteção do território. Durante o inverno, também era comum que os cães e as famílias dormissem juntos para manter o calor e evitar os quadros de hipotermia.

Conta-se que estes cães de pelagem abundante e grande energia se dividiam em dois grandes grupos: os cães do Norte e os cães do Sul. Os exemplares austrais tinham pelagens de diversas cores e mostravam um caráter mais independente e um pouco mais lupino. Já os cachorros do Norte eram completamente brancos ou cremes e se destacavam pelo temperamento extremamente dócil e fiel aos seus familiares.

Por muitos séculos, estes cãezinhos eram completamente desconhecidos fora dos limites da Rússia. Porém, em 1889, o explorador britânico Ernest Scott se encantou com a raça e levou um exemplar marrom de presente para sua esposa que o esperava na Inglaterra.

O amor por estes cãezinhos tomou conta de toda a família de Scott, que decidiu se dedicar à criação desta raça. Como os exemplares brancos lhe pareceu especialmente encantador, decidiu tomá-lo como base para a geração dos primeiros exemplares nascidos em solo europeu.

Rapidamente, o Samoieda fez muito sucesso e a própria Rainha Alexandria não apenas criou seus Samoiedas, como também fez grandes esforços para promover a raça em toda a Europa. Foi assim que este cãozinho se tornou um dos queridinhos da sociedade européia, sendo adotado por várias personalidades, artistas e membros da monarquia.

Em 1906, a raça cruzou o Atlântico e chegou ao continente americano. Inicialmente, foram utilizados não apenas para companhia, mas também para trabalhos de tração, puxando os trenós de muitos exploradores que se dedicavam a desbravar a Antártida.

Após a Segunda Guerra Mundial, a população de Samoiedas cresceu notavelmente nos Estados Unidos. E a partir daí, sua popularidades só aumentou e continuou cruzando fronteiras.

Hoje em dia, o Samoieda é um dos cães mais queridos e valorizados em todo o mundo, tanto por sua incrível beleza como por seu temperamento amável.

Entre as façanhas da raça, juntamente com sua boa aparência que reluz, logo ganharam a atenção do público nos Estados Unidos, e sua popularidade tem crescido muito desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora as pessoas Samoiedas que eram nômades há muito que se estabeleceu em um só lugar, a raça que eles criaram tem viajado ao redor do mundo.