Cachorro para pastoreio: conheça as 7 principais raças

Os cães pastores não são apenas bons em conduzir e proteger rebanhos, mas também como companheiros divertidos e leais. Separamos uma lista com 7 raças.

Os cães possuem diversas habilidades que os tornam úteis aos seres humanos. Uma função em que os cães já foram, e ainda são, muito usados é no pastoreio de rebanhos. É uma atividade que demanda inteligência, paciência e resistência.

Cães pastores podem basicamente ser divididos em dois tipos: aqueles que estão mais acostumados a conduzir os rebanhos e aqueles que estão mais acostumados a proteger os rebanhos de predadores (e de ladrões, claro). Porém, é muito comum que os cães pastores acabem exercendo essas duas funções ao mesmo tempo.

Como você verá, os cães pastores não são apenas bons em conduzir e proteger rebanhos. Eles também podem ser companheiros divertidos e leais aos seus donos.

Conheça a seguir as principais raças de cachorro para pastoreio:

  • 01 de 7

    Border Collie

    Border Collie branco

    O Border Collie é conhecido como a raça mais inteligente do mundo. De origem inglesa, ele é usado há séculos pelos criadores de de ovelhas para conduzir e proteger os rebanhos. O Border Collie é simplesmente cheio de energia e adora agradar aos seus donos. Se você deseja adotar um cachorro desta raça, saiba que eles necessitam de estímulos constantes e de espaço para poderem se exercitar.

  • 02 de 7

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão língua fundo verde

    O Pastor Alemão impressiona a qualquer um com suas múltiplas qualidades. Ele possui grande força física e agilidade, é capaz de correr grandes distâncias sem se cansar e também tem um faro excelente. Sendo assim, a raça só poderia ser um excelente pastor de rebanhos.

    O Pastor Alemão teria surgido no século 19, a partir de um cachorro muito parecido com lobo. Talvez essa proximidade com os primos selvagens dos cães possa explicar as habilidades do Pastor Alemão.

  • 03 de 7

    Pastor Australiano

    pastor-australiano-ao-ar-livre

    Apesar do nome, o Pastor Australiano surgiu nos Estados Unidos, país onde até hoje a raça é muito popular. Assim como o Border Collie, o Pastor Australiano possui uma habilidade natural para conduzir os rebanhos. Ele é também muito inteligente e ativo, sendo capaz de aprender facilmente diversos truques. Atualmente, os Pastores Australianos são uma das principais raças usadas em competições caninas.

  • 04 de 7

    Pastor Belga

    Pastor Belga com a língua para fora

    O Pastor Belga apresenta quatro variedades, sendo que a mais popular é a Groenendael. A despeito de possuírem algumas diferenças físicas entre si, todas as variedades de Pastor Belga são excelentes ajudantes dos trabalhos nas fazendas. Trata-se de uma raça muito inteligente e naturalmente protetora, sendo inclusive muito usada como cão policial.

  • 05 de 7

    Pastor de Shetland

    Pastor de Shetland

    O Pastor de Shetland é originário das Ilhas Shetland, na Escócia. Ele é muito parecido com outras raças de cães pastores da região, sobretudo o Rough Collie, e muitos inclusive pensam se tratar de uma miniatura do Rough Collie.

    O Pastor de Shetland é considerado a 6ª raça mais inteligente do mundo. Além de excelentes pastores, também são muito brincalhões e pacientes, sendo inclusive recomendados para famílias com crianças.

  • 06 de 7

    Boiadeiro Australiano

    Boiadeiro Australiano

    O Boiadeiro Australiano é uma raça tradicional da Austrália, sendo até hoje a mais usada nas propriedades rurais de lá. Ele seria o resultado do cruzamento de cães pastores europeus com Dingos, cães quase selvagens nativos da Austrália.

    O Boiadeiro Australiano é extremamente inteligente e ativo, e pode ser um excelente companheiro para a família. No entanto, tende a ser desconfiado com estranhos e, desde que receba um pouco de treinamento, pode servir como cão de guarda.

  • 07 de 7

    Bearded Collie

    O nome Bearded Collie se deve à pelagem naturalmente grande desta raça (bearded significa “barbudo” em inglês). Devido à sua aparência exótica, o Bearded Collie se tornou, inclusive, uma das principais raças em shows de exibição pelo mundo afora. Apesar disso, ele preserva suas habilidades como cão pastor, tendo sido tradicionalmente usado nessa função pelos criadores de ovelhas da Escócia.

Cachorros incríveis

Os cães pastores possuem muitas qualidades, como a inteligência elevada, a lealdade aos seus donos e o grande nível de energia. Muitas das raças que mostramos ocupam inclusive as primeiras posições do ranking de inteligência canina, elaborada pelo especialista Stanley Coren. Hoje em dia, elas participam de competições caninas e exibem suas incríveis habilidades em diferentes provas.

Além disso, os cachorros pastores se adaptaram muito bem à vida em família e hoje talvez a sua principal função seja a de nos fazer companhia. E que companhia maravilhosa! Cães pastores são muito brincalhões e trazem diversão para a vida de qualquer um que tiver a sorte de criá-los.

Nesse artigo te contamos sobre raças para pastoreio, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *