As 8 melhores raças de cachorro para família e crianças

Todos nós que tivemos a oportunidade de crescer com cachorros sabemos quanto eles podem nos ensinar. A infância e a adolescência são períodos cruciais para nossa formação como indivíduos e como cidadãos. E nesta etapa de pleno desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, a convivência com cães pode transmitir valores cruciais, como a lealdade, a amizade, a confiança, a ausência de preconceitos e o trabalho em comunidade.

Além disso, o amor incondicional que os cães dedicam a seus familiares é altamente benéfico para o fortalecimento da autoconfiança de um jovem, ajudando a combater a insegurança e os problemas de auto-estima tão comuns nos adolescentes.

Ainda que todos os cães, independente de sua raça ou idade, possam ser educados para conviver com uma família, algumas raças se destacam por sua paciência, sua delicadeza e por seu temperamento equilibrado e brincalhão, que resulta ideal para acompanhar aos nossos pequenos. Neste post, você poderá descobrir as 8 melhores raças de cachorro para famílias e crianças.

As 8 raças caninas ideais para famílias e crianças

Antes de te contar quais são as melhores raças de cachorros para famílias e crianças, queremos te lembrar que todo cão deve ser corretamente socializado e ter aprendido as ordens básicas de obediência antes de brincar com as crianças e com outros pets. Independente de sua raça, idade ou tamanho, todo cão precisa aprender a se relacionar positivamente com outros indivíduos e a compartilhar seu território de forma pacífica.

Além disso, os adultos também necessitarão conscientizar as crianças que os pets são seres vivos sensíveis (e não brinquedos!), que sentem dor e experimentam diversas emoções no seu dia a dia. Por isso, as brincadeiras também devem ter limites para respeitar o bem estar tanto dos animais como das pessoas ao seu redor.

Dito tudo isso, estamos prontos para conhecer as 8 melhores raças caninas para famílias e crianças. Veja só!

1. Labrador Retriever

Labrador passeando com o dono

O Labrador é praticamente uma criança no corpo de um cachorro. São cães familiares por excelência, que gostam de correr, brincar, passear e compartilhar mil aventuras com os mais jovens. Porém, também são excelentes companheiros para uma soneca e sempre estarão prontos para receber e dar muito carinho aos seus familiares.

Assim como o Golden, apresentam um temperamento muito amável e carinhoso, porém, costumam ser mais hiperativos e um pouco mais estabanados que seus “parentes” Retriever. Por esta altíssima energia, os Labradores precisam canalizar positivamente sua energia para evitar as condutas destrutivas. O adestramento e a atividade física diária serão cruciais para ajudar seu Labrador a manter um peso saudável e um comportamento super cativante.

Também são excepcionalmente inteligentes e sensíveis, por isso, a estimulação mental (com jogos, brinquedos interativos, truques, tarefas, etc.) é um cuidado indispensável na sua criação.

Veja também as 10 raças de cachorro mais inteligentes.

2. Golden Retriever

Golden Retriever deitado

O Golden Retriever é uma das raças de cachorro mais equilibradas e que melhor se adaptam às famílias, com crianças de todas as idades. Estes cães se destacam não apenas pela sua inegável beleza e suas expressões faciais simpáticas, mas também pelo seu caráter paciente, carinhoso e amável.

Além disso, são cães muito inteligentes e sensíveis, que demonstram uma ótima predisposição ao treinamento. Por isso, exercem com excelência em diversas atividades, serviços e esportes junto aos seres humanos. Hoje em dia, se desempenham com especial notoriedade como cães de terapia ou assistência, principalmente com as crianças e os idosos.

3. Boxer

Boxer correndo com bolinha na boca

Em alguns países, o Boxer ganhou uma injusta má fama como um cão potencialmente perigoso. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade… O Boxer é uma raça muita ativa, sensível e brincalhona, que se mostra especialmente carinhosa e protetora com as crianças. De fato, estão entre os melhores cães de guarda para as famílias com crianças e adolescentes, por seu natural instinto vigilante e protetor.

Vale a pena lembrar que a agressividade não é uma característica inata a qualquer raça. Trata-se de um problema de comportamento grave que deve ser tratado de imediato para evitar acidentes e recuperar o bem estar do animal. Qualquer cão pode mostrar-se agressivo quando é exposto a um ambiente negativo ou recebe uma educação deficiente.

4. Beagle

Beagle olhando para cima

O Beagle é uma raça de porte médio, de pelagem curta (que requer cuidados relativamente simples), e um temperamento muito alegre e paciente. Para as crianças, os Beagles se revelam excelentes companheiros de aventuras, sempre bem dispostos a brincar e fazer companhia.

Estes cães são inteligentes, dóceis e muito sensíveis, porém, seu caráter costuma ser bastante obstinado. Por isso, seus tutores deverão ter paciência e prestar especial atenção à sua educação. Com a ajuda do reforço positivo, seu Beagle será um excelente cão familiar.

Além disso, devemos destacar que os Beagles mostram uma ótima saúde, com baixa predisposição genética a doenças hereditárias e degenerativas. Quando recebem os cuidados adequados, estes cãezinhos podem nos acompanhar por mais de 15 anos.

5. Border Collie

Border Collie preto em pé na grama

Para muitas gerações, é simplesmente impossível ver um Border Collie sem pensar na famosíssima Lassie, que foi um dos cães mais famosos do cinema e da televisão internacional. E embora já tenham passado muitos anos desde o auge da fama dos cães Collie, a raça continua ganhando admiradores e adeptos em todo o mundo.

Além da sua inegável beleza e a exuberante pelagem que caracteriza a raça, o Collie se destaca por seu caráter muito carinhoso e altamente sociável. Estes cãezinhos costumam conviver positivamente com outros pets e adoram estar acompanhados por crianças. Também são muito leais e protetores com seus tutores, por isso, se desempenham otimamente como guardiões familiares.

6. Pastor Alemão

Preço Pastor Alemão

Os Pastores Alemães são muito disciplinados, obedientes e pacientes, demonstrando uma grande facilidade para conviver com crianças e protegê-las de qualquer ameaça. Seu caráter extremamente equilibrado e respeitoso faz com que estes cães sejam extremamente confiáveis. Por isso, estão entre as melhores raças de cachorro para famílias e crianças.

Porém, estes lindíssimos cães também podem se desempenhar com excelência em inúmeras funções, por sua notável inteligência, sua capacidade de adaptação e a enorme valentia que caracteriza esta raça.

7. Terranova

Terranova na grama

Os Terranovas são cães gigantes e fortes que demonstram uma grande predisposição ao trabalho e simplesmente adoram estar na água. Seu caráter é extremamente gentil, bondoso e sociável, por isso, está entre as raças caninas mais familiares e confiáveis. Seu trato com as crianças é especialmente delicado, porém, não serão companheiros tão ativos quanto os outros cães mencionados anteriormente.

Como uma “desvantagem” em relação às outras raças, devemos mencionar o tamanho literalmente gigantesco do Terranova. Quando são adultos, estes cães podem alcançar os 72 cm de altura, com um peso corporal de até 80 kg. Por isso, não são indicados para apartamentos ou ambientes reduzidos.

Além disso, por experimentar um crescimento acelerado, o Terranova tem grande predisposição genética a desenvolver doenças degenerativas, como a displasia de quadril. Isso encurta consideravelmente sua expectativa de vida, que costuma ser calculada entre 8 e 12 anos.

8. São Bernardo

São Bernardo

Assim como o Terranova, o São Bernardo é um cão extremamente gentil, que revela um especial talento para conviver com as crianças. De fato, o São Bernardo foi utilizado, por muitos anos, como um “cão babá”, ajudando seus tutores a proteger seus herdeiros de qualquer possível ameaça, como invasores, animais selvagens, etc.

Apesar de seu imponente tamanho e impressionante força, esta raça possui um temperamento muito equilibrado e paciente. Por sua grande delicadeza e lealdade, podem conviver inclusive com crianças pequenas, as quais protegerão incondicionalmente como membros da sua manada.

Novamente, devemos mencionar que o São Bernardo requer espaço para se desenvolver corretamente por seu enorme tamanho. Por isso, se adaptam melhor a casas com amplos espaços abertos, como jardins ou pátios.

Veja também os cachorros mais indicados para apartamentos.