Cachorro policial: conheça as 10 raças mais usadas nessa função

Veja as raças de cachorros mais conhecidas por atuarem como cachorros policiais e o que cada um tem de melhor a oferecer para ajudar as forças de segurança.

Os cães nos ajudam em diversas funções e, hoje em dia, além de nos presentear com a sua amizade e sua proteção em nossos lares, são bastante utilizados também pelas forças de segurança.

Neste artigo, você poderá conferir uma lista com as 10 raças mais usadas como cachorros policiais. Algumas delas você já deve até ter imaginado que seriam perfeitas para essa função, outras, podem te surpreender. Pois não são apenas os cães maiores e mais fortes que podem ser úteis na proteção da sociedade. Às vezes, ter um faro muito apurado é o que realmente importa.

  • 01 de 10

    Pastor Alemão

    Preço Pastor Alemão

    Você com certeza deve pensar num Pastor Alemão quando o assunto é cachorro policial. O cinema, sem dúvida, ajudou a dar essa fama para a raça. Eles têm características físicas e mentais ideais para a função de segurança.

    Pastores Alemães têm uma audição apurada e conseguem identificar facilmente uma possível ameaça. Além disso, possuem grande força física, velocidade e resistência, além de serem muito leais aos seus donos.

  • 02 de 10

    Pastor Belga

    Pastor Belga personalidade

    O Pastor Belga é bastante parecido com o Pastor Alemão, não apenas na aparência, mas também nas qualidades e nas funções que costuma cumprir.

    Existem quatro variedades da raça, com poucas diferenças nas características físicas de cada um. A variedade mais popular no Brasil é a Groenendael. Com um porte um pouco menor que o Pastor Alemão, o Pastor Belga é um excelente farejador e possui também forte instinto protetor.

  • 03 de 10

    Bloodhound

    bloodhound-deitado-na-grama

    Essa carinha meio tristonha pode fazer você pensar que o Bloodhound não é uma raça ideal para cachorro policial. Mas a verdade é que eles são considerados os melhores cães farejadores do mundo!

    Antigamente, a raça era muito utilizada para caça, pois esses cachorros possuem um impressionante faro e grande força física, suficiente para capturar presas maiores. Hoje em dia, são muito utilizados pelas forças de segurança em operações antidrogas.

  • 04 de 10

    Rottweiler

    Rottweiler

    Rottweilers são conhecidos como excelentes cães de guarda, mas eles também podem ser muito úteis como cachorros policiais. E as razões são basicamente as mesmas: eles são extremamente fortes, inteligentes, obedientes e leais.

    Rottweilers podem ser bem agressivos quando identificam uma ameaça e muito afetuosos com aqueles que conhecem. Isso os torna uma raça ideal para proteção pessoal e vigilância.

  • 05 de 10

    Doberman

    Quanto custa um Doberman

    O Doberman Pinscher (sim, eles são parentes do pequenino Pinscher) reúne muitas características importantes de um cachorro policial: são fortes, inteligentes, obedientes e muito tranquilos em geral.

    Sempre atentos, só vão ligar o sinal de alerta quando tiverem certeza de que existe uma ameaça por perto. Mas, o alto preço da raça faz com que ele não seja tão aproveitado como um cachorro policial, como outros cães nessa lista.

  • 06 de 10

    Labrador

    Labrador passeando com o dono

    Para muitos, é um pouco difícil imaginar um Labrador sendo usado como cachorro policial, já que ele é conhecido por ser um cão brincalhão, paciente, companheiro e alegre. Essas características de fato fazem com que o Labrador não seja muito adequado em operações de repressão, já que a raça raramente é agressiva.

    Por outro lado, a forte lealdade, a grande disposição física e o faro relativamente apurado dos Labradores os tornam capazes de participar de tarefas menos arriscadas, como investigação e rastreamento.

  • 07 de 10

    Beagle

    Beagle preto e marrom em pé

    O Beagle pode não ser muito grande, mas o seu faro é um dos melhores que existem. Por isso, eles são muito aproveitados pelas forças de segurança em tarefas que precisam dessa habilidade, especialmente no rastreamento de drogas. Além disso, o Beagle é uma raça muito ativa e determinada, com disposição de sobra para fazer o seu trabalho.

  • 08 de 10

    Boxer

    Boxer latindo com a língua para fora

    O Boxer normalmente conquista o seu dono por ser brincalhão. Mas não podemos nos esquecer que a raça possui grande força física, agilidade e inteligência, características que os tornam ideais para serem usados como cachorros policiais e até no exército.

    Uma curiosidade interessante, é que os Boxers participaram das duas guerras mundiais, principalmente no transporte de informações (eles levavam as mensagens em suas coleiras).

  • 09 de 10

    Schnauzer Gigante

    Schnauzer gigante

    Resultado do cruzamento do Schnauzer Standard com raças maiores de cães pastores, o Schnauzer Gigante é uma raça muito usada em tarefas que exigem força e lealdade. Possuem grande força física e partilham com os seus parentes menores a mesma inteligência e lealdade.

    Não são tão usados quanto outras raças como cachorros policiais, mas já serviram na Força Aérea americana durante a Segunda Guerra Mundial!

  • 10 de 10

    Akita Inu

    Akita Inu preto

    O Akita Inu é famoso pela sua coragem e lealdade, qualidades que conquistaram tutores pelo mundo todo. Porém, é apenas no Japão, a terra-natal dessa raças, que eles também são usados como cachorro policial.

    O Akita Inu possui forte instinto protetor e é também um pouco territorial. Apesar de não ser tão obediente quanto outros cães nessa lista, sempre que enxerga um perigo, ele não hesita em usar sua grande força física.

Parceiros para todos os momentos

Os cães que entraram nessa lista cumprem funções realmente muito importantes. Afinal, ajudar na proteção de toda a sociedade exige muita força e dedicação dos nossos companheiros de quatro patas.

Entretanto, como você pôde ver nesse artigo, não é apenas de músculos que um bom cachorro policial precisa para cumprir a sua função. Sentidos bem apurados, inteligência e lealdade também podem ser essenciais.

Essas habilidades são as mesmas que um bom cão de guarda precisa para proporcionar segurança à sua família. De fato, são muitos os exemplos de como os cachorros podem ser os nossos melhores amigos.

Nesse artigo te contamos sobre raças policial, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *