Quantos anos vive um cachorro? Entenda o que interfere na expectativa de vida

Neste artigo nós vamos te ajudar a entender como funciona a expectativa de vida dos cães e por quantos anos um cachorro pode viver

Os cães vivem em média de 10 a 13 anos, no entanto, algumas raças podem viver mais, chegando aos 20 anos de idade

Quem tem um cãozinho por perto sabe que eles são companheiros para todas as horas. Eles oferecem muito amor, carinho e bons momentos ao lado de toda a família. Logo, os tutores gostariam que os seus pets pudessem viver para sempre ao lado deles.

No entanto, a expectativa de vida dos cachorros é muito menor que a dos humanos. Por isso, é importante aproveitar todos os momentos juntos ao pet, oferecendo a ele uma vida saudável e confortável.

Mas, afinal, quantos anos vive um cachorro? A resposta é bastante variável, pois a expectativa de vida de um pet vai depender da raça. Algumas podem viver menos ou mais que outras, dependendo da qualidade de vida, do ambiente em que estão e até mesmo questões ligadas à saúde física e mental do animal.

Um cachorro saudável pode viver em média de 10 a 13 anos. Além disso, algumas atitudes nossas com os animais podem interferir ou prolongar a expectativa de vida do cãozinho.

Não levar o animal ao veterinário, deixá-lo muitas horas sozinhos, fazer poucos passeios e não brincar com o pet, podem diminuir consideravelmente a expectativa de vida de um cachorro. Fique atento!

Diante disso, neste artigo nós vamos te ajudar a entender como funciona a expectativa de vida dos cães e por quantos anos um cachorro pode viver, mostrando as 4 raças que têm uma expetativa de vida maior que o normal.

Alguns cães podem chegar aos 18 ou 20 anos de idade. Além disso, vamos te dar algumas dicas simples para você zelar pela longevidade do seu pet. Boa leitura!

Por quantos anos vive um cachorro?

Como dito anteriormente, um cachorro pode viver em média 10 a 13 anos. Mas o que realmente vai determinar a expectativa de vida do seu cãozinho é a qualidade de vida dele.

Por isso é muito importante que você leve o seu animal à consultas regulares com o médico veterinário, pois dessa forma o profissional vai te orientar sobre a alimentação adequada, níveis de atividade física e até mesmo fazer um check up para observar se anda tudo bem com a saúde do seu pet.

E as doenças são uma das principais responsáveis por diminuir a expectativa de vida dos cães. Por isso, você deve manter as vacinas, vermífugos e também a castração do seu cãozinho em dia. Todos esses cuidados servem para evitar que ele pegue alguma doença letal, como a raiva canina.

Vacina em cães: Tire suas dúvidas sobre imunização dos pets

Cachorro sendo examinado pelo médico
Bulldog sendo examinado

A alimentação é outro ponto que contribui com a expectativa de vida do cachorro, pois uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e proteínas ajudam diretamente na saúde do pet. Além disso, a quantidade de atividades físicas e brincadeiras também são muito importantes.

Cachorros que são ativos podem viver mais, pois o nível de exercício do pet pode ajudar a evitar e combater algumas doenças como a diabetes, obesidade, depressão canina, ansiedade e principalmente o sedentarismo.

poodle-toy-cachoeira
Poodle correndo na água

Outro fator que pode ajudar o seu cão a viver mais é manter toda a casa sempre limpa. Um ambiente limpo reduz as chances do seu pet contrair outras doenças muito perigosas, como a Leishmaniose, que é transmitida pelo mosquito Hembra.

Diante disso, mantenha sempre os objetos, vasilhas de comida e a caminha do pet limpos. Dessa forma, você não estará protegendo apenas o seu cachorro, como toda a família.

Ademais, cães domésticos que vivem protegidos dentro de casa tem a expectativa de vida maior do que pets que vivem soltos em outros tipos de ambiente.

Os cãezinhos que vivem dentro dos lares correm menos riscos de sofrerem acidentes e menos chances de estarem expostos a vários outros tipos de doença.

Para evitar que o seu animal fuja e fique exposto na rua, proteja a sua casa e castre o seu pet. A castração pode ser muito benéfica para cães machos ou fêmeas.

Quais são as raças que vivem mais?

Algumas raças, principalmente de cães pequenos, chegam a ter uma expectativa de vida alta e alguns cãezinhos podem chegar a viver cerca de 18 anos.

No entanto, os cães que vivem mais são os vira-latas, ou os Sem Raça Definida (SRD). E isso acontece, pois os vira-latas não têm uma carga genética exclusiva e não sofreram nenhum tipo de alteração, ou seja, eles são resultados de uma seleção natural e misturas de várias raças.

Veja mais: 10 fatos sobre os vira-latas

Com isso, os cães SRD acabam sendo mais resistentes a diversos tipos de doenças, fazendo com que eles tenham uma grande expectativa de vida. Além disso, muitos cães vira-lata não carregam problemas genéticos ou síndromes patológicas, como os buldogues, que são braquicéfalicos.

Mas além dos SRD, existem alguns cães de raça que podem superar as expectativas de vida. E podem ser uma boa opção para quem deseja um companheiro por um longo período. Confira:

Chihuahua

Mesmo sendo considerado o menor cachorro do mundo, os Chihuahuas podem viver de 12 a 20 anos, sendo uma das raças com a maior expectativa de vida. De origem Mexicana, esse cãozinho é bastante forte e saudável. No entanto, ele pode apresentar algumas doenças como a obesidade.

Tudo sobre a raça Chihuahua

Poodle

Um grande sucesso nas famílias durante os anos de 1990, os cães da raça Poodle podem viver cerca de 10 a 18 anos. Esses cãezinhos são fortes e muito saudáveis e independente da variação de tamanho, o Poodle vai acompanhar o tutor durante um bom tempo. No entanto, eles podem estar suscetíveis à doenças oculares a medida em que vão envelhecendo, como a catarata.

Poodle pequeno em pé com a língua para fora

Shih tzu

Esse cãozinho se tornou muito querido pelas famílias brasileiras nos últimos anos por ser muito carinhoso, brincalhão e se adaptar fácil a pequenos ambientes. De origem Chinesa, o Shih tzu pode viver cerca de 10 a 16 anos.  Mas ele tende a ser preguiçoso, logo, o tutor deve ter cuidado com o sedentarismo.

Preço do Shih Tzu

Beagle

Famoso em diversos filmes e seriados americanos, os cães da raça Beagle podem viver cerca de 10 a 15 anos. Além disso, o Beagle conhecido como Butch ficou muito famoso nos Estados Unidos por viver 27 anos, ele faleceu em 2009. No entanto, esse cãozinho pode ter tendência a diabetes e obesidade.

Beagle olhando para cima

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *