Cachorros que parecem lobos: as 8 principais raças

Conheça 8 raças de cachorro que se parecem muito com LOBOS e que mantêm os aspectos e características de seus ancestrais.

Você com certeza já deve ter ouvido falar que os cães surgiram a partir dos lobos. De fato, as teorias mais aceitas apontam que a espécie dos cães domésticos teria surgido dos lobos há dezenas de milhares de anos (alguns pesquisadores falam em 100 mil anos atrás).

Neste artigo, nós apresentamos a você uma lista com 8 raças de cachorro que se parecem com lobos e bastante criadas pelo mundo afora. Boa leitura!

  • 01 de 8

    Husky Siberiano

    Husky deitado no sofá

    A semelhança do Husky Siberiano com os lobos é inegável. Na verdade, a raça mantém até hoje características dos seus ancestrais, como o hábito de uivar – e eles uivam bastante!

    Mas apesar desse jeito um pouco selvagem, o Husky Siberiano é muito ligado aos seres humanos. Essa característica foi reforçada após milênios ajudando os seus tutores em tarefas muito difíceis, como o transporte em trenós na Sibéria.

  • 02 de 8

    Malamute do Alasca

    Muito parecidos com o Husky Siberiano (e com os lobos), os Malamutes do Alasca também vêm de uma região bem gelada. As suas características físicas indicam bem como eles podem ser úteis em trabalhos pesados debaixo da neve: eles são cães fortes, resistentes e possuem uma pelagem de duas camadas, normalmente branca e acinzentada.

  • 03 de 8

    Akita

    Filhote de Akita Inu branco deitado

    O Akita (na verdade, a variedade da raça conhecida como Akita Inu) é um cão adorado no Japão e uma das raças de cachorro mais fieis aos seus donos. Seu representante mais famoso, o cachorro Hachiko, protagonizou uma bonita história de lealdade e se tornou tema de livros e filmes. Mas a semelhança com os lobos não está apenas na aparência física do Akita, pois a raça é também conhecida por seu jeito calmo e discreto e seu gosto pela vida ao ar livre.

  • 04 de 8

    Basenji

    cachorro basenji preto e branco

    O Basenji é uma das poucas raças de origem africana que fazem sucesso pelo mundo. Seus tutores costumam dizer que eles têm um comportamento meio selvagem, e isso talvez se deva ao fato de a raça ter ficado restrita à região do Congo por muitos séculos, até começar a ser criada no Ocidente.

    Eles são conhecidos como “os cães que não latem“, porém, a raça late sim, mas muito pouco e apenas um ou dois latidos por vezes. Por outro lado, os Basenji podem fazer bastante barulho por meios menos ortodoxos, como grunhidos e uivos!

  • 05 de 8

    Lhasa Apso

    Personalidade do Lhasa Apso

    Quem olha para o Lhasa Apso diz que ele definitivamente não tem nada a ver com os lobos, mas os testes genéticos aplicados em animais da raça comprovam a proximidade com os seus parentes selvagens.

    Isso se deve, em parte, porque a raça é uma das mais antigas que existem, com quase 3000 anos de história. O temperamento do Lhasa Apso, no entanto, não tem quase nada de selvagem. A raça é muito brincalhona e amigável, apesar de estar sempre atenta.

  • 06 de 8

    Samoieda

    Samoieda bege

    Esse elegante casaco de pele que o Samoieda usa indica bem a origem da raça. Eles vieram de uma localidade da Sibéria chamada Oymyakon, que detém simplesmente o recorde de cidade mais fria do mundo!

    Os Samoieda são uma das raças de cachorro mais antigas que existem. Eles ajudam os seres humanos há milênios, em árduas tarefas debaixo do gelo. Justamente por isso, a raça se mantém muito próxima dos lobos, mas com um comportamento gentil e sociável.

  • 07 de 8

    Shiba Inu

    Shiba Inu de coleira.

    O Shiba Inu é bastante parecido com o Akita e é também muito popular no Japão. Na verdade, acredita-se que a raça esteja na origem do Akita. O Shiba, no entanto, tem um porte menor e uma história bem mais antiga. Acredita-se que a raça tenha surgido por volta de 300 a.C., mas alguns defendem que ela é muito mais antiga que isso.

    Além da aparência, o Shiba também compartilha com os lobos o gosto pela liberdade. Não são nada fáceis de adestrar, mas ainda assim são excelentes companheiros dos seus tutores.

  • 08 de 8

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão em pé

    O Pastor Alemão é tão apreciado pelas pessoas, em tantas funções diferentes, que nós até nos esquecemos que ele se parece, pelo menos no visual, com os lobos. A raça surgiu no século 19, de um antepassado desconhecido que era muito parecido com um lobo. Essa proximidade talvez explique as incríveis habilidades físicas do Pastor Alemão, mas a sua grande obediência provavelmente é resultado dos cruzamentos feitos para criar a raça.

Amigos de longa data

Como você pôde ver nesse artigo, as raças de cachorro que mais se parecem com os lobos são, na verdade, excelentes companhias para os seres humanos.

Elas já foram muito úteis em funções como caça, transporte e proteção e construíram uma história milenar de amizade com os seus tutores. Em resumo, os cães são a prova viva de como o ser humano é capaz de interagir com a natureza de forma pacífica e amigável.

Gostou desse conteúdo? Então dê uma olhada neste também: 10 raças de cachorro que se parecem muito com ursos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *