Tudo sobre a raça Kuvasz

Confira tudo o que você precisa saber para ter um cachorro da raça Kuvasz como seu melhor amigo. Saiba suas características, cuidados, temperamento, imagens, história e muito mais.
  • Filhote de Kuvasz deitado
  • Rosto de um Kuvasz branco
  • Kuvasz brincando na água
  • Preço Kuvasz
  • Kuvasz na neve
  • Kuvasz no fundo branco
  • Kuvasz deitado na grama
  • Kuvasz branco
  • Kuvasz bege em pé
  • Kuvasz

A raça Kuvasz é mais famosa por sua exuberante aparência que por seu nome próprio. Apesar de ter se popularizado nos últimos anos, esta belíssima raça de cão pastor continua sendo pouco conhecida no Brasil. São cães muito grandes e robustos, cobertos por uma abundante pelagem de cor branca. Apesar de seu peso, desempenham movimentos finos e precisos, o que brinda uma notável elegância.

Porém, não foi apenas a aparência simpática e gentil que levou o Kuvasz a se tornar o “queridinho” de muita gente. O comportamento amoroso, enérgico e devotado fazem destes cães excelentes companheiros e protetores familiares. Se você está pensando em adotar um companheiro incondicional, te convidamos a conhecer melhor esta encantadora raça e saber os cuidados que um Kuvasz requer para manter uma vida saudável, ativa e feliz.

Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:

  1. Ficha técnica do Kuvasz
  2. Características da raça
  3. Personalidade do Kuvasz
  4. Como cuidar de um Kuvasz
  5. Características físicas
  6. Possíveis problemas de saúde de um Kuvasz
  7. Filhote de Kuvasz
  8. Preço do Kuvasz?
  9. Dúvidas sobre a raça
  10. História e Origem

Ficha técnica da raça Kuvasz:

Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Características da raça:

Grupo: Grupo dos Pastores
Altura média: 70 cm a 76 cm para machos e 65 cm a 70 cm para fêmeas
Peso: 45 a 52 kg para machos e 35 a 40 kg para fêmeas
Personalidade: Desajeitado, Leal, Independente, Paciente, Inteligente, Protetor
Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Características físicas do Kuvasz

É bem provável que você já tenha visto um Kuvasz passeando por sua cidade, mas pode ter confundido este belo cachorro com um Golden Retriever ou Labrador mais claro e robusto. Trata-se de um cão de grande porte com uma musculatura bem desenvolvida, que demonstra enorme força e resistência física. Toda a extensão de seu corpo está coberta por uma abundante pelagem formada por 2 camadas de pelos. A camada interna é impermeável e está composta por pelos curtos, grossos e bem próximos entre si. Já a camada externa exibe pelos densos e levemente ondulados, que podem ser de cor branca ou marfim, segundo o padrão da raça.

Os Kuvasz possuem uma cabeça robusta e um pouco rústica, com formato de cunha e uma testa levemente pronunciada. Seu focinho é afilado e bem protuberante em relação à linha do crânio, mas os traços devem ser sempre finos e suaves, nunca abruptos. Uma das características marcantes desta raça é que, apesar de sua pelagem totalmente clara, possui o nariz e o contorno dos olhos bem pigmentados de preto, o que gera um olhar muito marcante.

A seguir, resumimos as principais características físicas da raça Kuvasz:

  • Tamanho: 70 cm a 76 cm para machos; 65 cm a 70 cm para fêmeas;
  • Peso corporal: 45 a 52 kg para machos; 35 a 40 kg para fêmeas;
  • Contextura física: corpo levemente alongado e robusto, coberto por abundante pelagem, peito profundo, dorso forte com patas musculosas e proporcionais;
  • Pelagem: formada por 2 camadas de pelos. A interna possui pelos curtos, grossos e felpudos. Já a capa externa exibe pelos longos, densos e levemente ondulados;
  • Cores de pelagem: branco e marfim;
  • Cabeça: rústica em forma de cunha; orelhas triangulares e eretas; focinho afilado e pronunciado em relação à linha do crânio; orelhas em forma de “V” com pontas arredondadas e caídas à altura da bochecha; expressões faciais bondosas e simpáticas;
  • Olhos: amendoados, de inserção obliqua, sempre em tons escuros de marrom. O contorno dos olhos sempre é bem delineado com linhas finas de cor preta;
  • Focinho: trufa arredondada e levemente protuberante, sempre bem pigmentada na cor preta;
  • Rabo: de inserção alta e coberta por abundante pelagem, pode se dobrar levemente.

Personalidade e temperamento do Kuvasz

Segundo o AKC (American Kennel Club), o Kuvasz é um cão forte e equilibrado, com excelente predisposição para trabalhos de caça, pastoreio e guarda. Apesar de sua aparência fofa e delicada, estes cães são corajosos e possuem um importante instinto protetor. Por isso, podem se mostrar desconfiados na presença de estranhos e não pensarão 2 vezes antes de defender seus familiares de qualquer possível ameaça.

Kuvasz branco sentado na grama
O Kuvasz tem a personalidade forte e equilibrada

Entretanto, os Kuvasz se mostram extremamente cômodos e tranquilos em seu núcleo familiar. Demonstram uma especial predileção pelas crianças, podendo acompanhá-las e protegê-las com seu temperamento ativo e paciente. Além disso, se destacam pela extrema lealdade e devoção que demonstram a seus tutores, estando sempre dispostos a aprender novas tarefas para agradá-los. Porém, esta raça costuma ser mais independentes que os cães de colo, já que herdaram a genética de seus antepassados pastores e guardiães. Prezam por sua liberdade e desfrutam passar algum tempo sozinhos com sua própria paz.

Como cuidar de um cão Kuvasz

A exuberante pelagem dos Kuvasz deve receber de 2 a 3 escovações semanais para evitar a formação de nós e eliminar impurezas e pelos mortos. Durante as épocas de “muda” (outono e primavera), podem ser necessárias escovações diárias para evitar a acumulação de pelos pela casa. Os banhos devem ser dados apenas quando sejam realmente necessários (1 vez a cada 2 meses, no máximo), sempre com uma escovação prévia. Lembre-se que o excesso de banhos prejudica a saúde do seu cão, pois elimina a oleosidade natural que reveste e protege todo seu corpo.

Para complementar a higiene de seu Kuvasz, recomendamos limpar diariamente as remelas de seus olhos, além de escovar seus dentes de 2 a 3 vezes por semana. Como são originários de climas frios, estes cães não suportam muito bem as altas temperaturas dos climas tropicais. Por isso, 1 tosa por ano antes da chegada do verão pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Também será importante proteger seu cão da radiação solar, já que uma exposição excessiva pode causar queimaduras e torná-lo mais vulnerável a um diagnostico de câncer de pele.

Como é um autêntico cão de guarda, o Kuvasz precisa receber especial atenção à sua socialização para aprender a se relacionar positivamente com outros animais e pessoas desconhecidas. O ideal é começar a socializar seu melhor amigo durante sua infância, logo após terminar seu primeiro ciclo de vacinação e tratamentos contra vermes e ectoparasitos. Além disso, o adestramento será o melhor exercício que você poderá oferecer para educar seu cão e mantê-lo física e mentalmente ativo.

Também é importante lembrar que os Kuvasz são cães enérgicos com uma importante tendência à obesidade. Por isso, precisam realizar atividade física diariamente para gastar sua energia, manter um peso saudável e um comportamento equilibrado. Além disso, o treinamento é indispensável para seu cão possa liberar tensão e evitar problemas de comportamento. O ideal é realizar de 2 a 3 passeios diários com seu melhor amigo, oferecendo entre 40 e 45 minutos de exercícios físicos, intercalando caminhadas com atividades mais potentes, como corridas, trotes e subidas e descidas. Você também poderá considerar iniciar seu Kuvasz em um esporte canino, como o Agility ou o Mushing.

E assim como todo cão, os Kuvasz necessitam de uma alimentação equilibrada para se manter fortes e saudáveis. Lembre-se de escolher sempre uma ração de excelente qualidade como base da dieta de seu companheiro e respeitar as porções adequadas ao seu tamanho, peso e idade. Também é interessante consultar seu veterinário sobre o uso de suplementos naturais que permitam fortalecer as articulações de seu cão e prevenir doenças degenerativas.

Problemas de saúde do Kuvasz

Como a maioria das raças antigas surgidas no continente europeu, o Kuvasz demonstra uma grande resistência física. São cães naturalmente fortes que raramente adoecem quando recebem uma boa alimentação e os cuidados adequados. Sua expectativa de vida varia entre 10 e 12 anos, dependendo do estilo de vida que leva cada cão.

Porém, como todo cão de grande porte e acelerado crescimento, os Kuvasz possuem predisposição a desenvolver doenças degenerativas, como displasia coxofemoral e osteocondrite dissecante. Também devemos mencionar a tendência à obesidade como um fator de risco para a boa saúde destes cães.

Filhotes de Kuvasz

Se sua Kuvasz fêmea acaba de ser mamãe, será muito importante levar os filhotes ao veterinário para começar sua imunização e controlar seu crescimento. Lembre-se que a saúde dos filhotes é mais vulnerável que a dos cães adultos, pois seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido. Além disso, a fêmea deve contar como acompanhamento de um médico veterinário durante toda a gestação.

Os filhotinhos de Kuvasz terão um crescimento acelerado até seus 6 ou 7 meses, porém só se tornarão adultos a partir do 1º ano de idade. A princípio, os pequeninos serão muito ansiosos, hiperativos e brincalhões. À medida que crescem, seu caráter vai se transformando até amadurecer e dar origem a um cão adulto alerta, inteligente e bem equilibrado, que mostra grande agilidade e elasticidade apesar de seu peso e tamanho.

Quanto custa um Kuvasz

O investimento em um filhote de Kuvasz pode variar segundo sua linhagem, seu sexo e o canil de origem. Por exemplo: seu um filhote tem progenitores premiados internacionalmente seu valor será muito elevado por sua genética apreciada. Hoje em dia, um filhote de Kuvasz pode custar entre R$1500 e R$3000.

Dúvidas frequentes

  1. O Kuvasz late muito?

    Não! Como todo cão de guarda, o Kuvasz reserva seu latido apenas para ocasiões onde ele se faz necessário para proteger seu território e alertar sua família.

  2. Os Kuvasz soltam muito pelo?

    Não tanto… Apesar de sua abundante pelagem, o Kuvasz soltam pouco pelo, ao contrário do que poderíamos imaginar. Com 2 ou 3 escovações semanais, você poderá ajudar seu Kuvasz a eliminar os pelos mortos e impurezas de seus pelos, além de evitar a acumulação de pelos pela casa.

  3. O Kuvasz pode viver em apartamentos?

    O Kuvasz não é um bom cão para espaços pequenos. São cães de grande porte e com muita energia, que vivem melhor em casas com jardins ou pátios amplos, onde possam se exercitar livremente e desfrutar de alguns momentos de solidão e paz. Porém, é muito importante proporcionar espaços com sombra e água fresca para proteger seu Kuvasz da exposição solar, de golpes de calor e da desidratação, principalmente durante os dias mais calorosos do ano.

  4. O Kuvasz é um bom cão para crianças?

    Os Kuvasz são enérgicos, pacientes e protetores com as crianças, podendo ser companheiros ideais para compartilhar aventuras. Porém, é importante que um adulto supervisione as brincadeiras entre os Kuvasz e as crianças pequenas. Por ser um cão grande e forte, pode provocar acidentes sem qualquer intenção.

    Como sempre recordamos, todo cão precisa ser socializado e aprender os comandos básicos de obediência antes de brincar com crianças ou com outros pets.

  5. Os Kuvasz podem conviver com outros pets?

    Sim! Apesar de ser um cão muito protetor, o Kuvasz tem um alto grau de sociabilidade com outros animais. Porém, devem ser devidamente socializados desde filhotes para aprender a conviver positivamente e dividir seu território com outros pets.

Origens e História do Kuvasz

O Kuvasz é considerado a raça mais antiga nascida na Hungria, começando a ser oficialmente registradas já durante o século XV. Porém, as investigações genéticas mais recentes demonstram que seus antepassados seriam os cães gigantes do Tibet. Supõe-se que estes enormes cães tibetanos foram introduzidos na Europa, passando pela Turquia, um ponto central das relações comerciais e diplomáticas entre as civilizações orientais e ocidentais.

Também existem polêmicas sobre o significado de seu nome. Por um lado, alguns especialistas afirmam que Kuvasz seria uma adaptação da palavra turca kawasz, que significa “guarda adorado pela nobreza”. Porém, outra teoria afirma que a palavra Kuvasz seria de origem Suméria, resultando de uma abreviatura do termo “Kudda”, que quer dizer “cão”, unida à adaptação da palavra “assa”, que significava “cavalo” no idioma sumério. Kuvasz seria, então, o cão que guardava os cavalos e os cavaleiros durante suas travessias.

De fato, a história da raça indica que seus antepassados teriam acompanhado as tribos nômades magiares que invadiram o território húngaro há mais de 1200 anos. Por muitos anos, os Kuvasz foram considerados cães nobres e somente os membros da realeza e da nobreza húngara tinham autorização para ser seus tutores. Pouco a pouco, o Kuvasz foi se tornando mais popular em todo o mundo, sendo adotado por milhares de família como seu cão de guarda e companheiro preferido.