Boston terrier: características, personalidade, curiosidades e preço

Conheça tudo sobre o boston terrier: veja suas principais características, personalidade, fatos curiosos e o preço da raça no Brasil

boston terrier na grama

Você já conhece o boston terrier? Ele é um cão estadunidense, não é muito popular no Brasil, mas também não é impossível ver um exemplar dele por aí, esbanjando charme e elegância por onde passa.

Ele pode se parecer um pouco com o buldogue francês, mas não se engane, além de terem suas diferenças físicas, as raças também têm personalidades bem distintas. Pra esclarecer um pouco mais sobre o boston terrier, separamos algumas de suas características e curiosidades bem legais. Confira!

Como o boston terrier surgiu?

O nome já revela a origem da raça. Ele foi criado na cidade de Boston, nos Estados Unidos, por volta de 1870. Acredita-se que ele surgiu devido ao cruzamento entre o buldogue francês e o terrier inglês. Mas, infelizmente, no século seguinte, ele era utilizado em brigas e competições que aconteciam no país.

A raça ficou conhecida como boston bulls, mas também recebeu nomes como american bull terrier, até que em 1891 o boston terrier finalmente deve sua identidade definida.

Características do boston terrier

O boston terrier tem em média 40 centímetros de altura e pesa até 11 quilos. Tem o focinho achatado, orelhas erguidas e cauda curta e reta. A pelagem é curta e lisa, podendo ser encontrado nas cores preto, tigrado e seal, mas sempre com partes brancas.

Apesar de se assemelhar ao buldogue francês, as patas do boston terrier são mais longas e ele não possui as famosas dobrinhas na cabeça, como o buldogue.

Personalidade do boston terrier

Boston Terrier em pé feliz

É importante saber que o boston terrier é um cachorro para dentro de casa, pois ele não gosta de passar muito tempo em ambientes externos. Sendo assim, ele não é muito bom cão de guarda, mas ótimo pra viver em apartamento. Ele também não late excessivamente e nem tem tendência a destruir objetos.

Por seu histórico de lutador, o boston terrier adora atividade física, mas, ao mesmo tempo, tem tendência ao sedentarismo, então é importante manter um equilíbrio. Ele pode gostar de brincar de enterrar e desenterrar, mas não é difícil de ser treinado e, ainda pensando em sua origem, é preciso que a socialização aconteça ainda quando filhote.

Como é a saúde do boston terrier?

O boston terrier tem tendência ao sedentarismo, mas nada que um pouco de exercício não resolva. Ele pode apresentar alguns problemas e saúde, mas, quando bem cuidado, a expectativa de vida do cãozinho é de até 15 anos.

Algumas raças são famosas por roncarem quando caem no sono, é o caso do pug, do buldogue, do shih-tzu, do pequinês e do boston terrier também. Isso acontece porque eles têm a síndrome braquicefálica, o que faz com que o cão tenha dificuldade para respirar.

Além do ronco, o boston terrier também não tolera temperaturas muito extremas, já que tem dificuldade para realizar troca de ar e pode desencadear doenças como a asma.

Seus olhos também são muito arregalados, ficando muito expostos e com baixa produção lacrimal, tornando a região seca e facilitando o desenvolvimento de doenças oculares, a mais comum é a catarata.

Outro ponto é que alguns cães da raça possuem a cauda muito enrolada ou até mesmo não possuem cauda nenhuma. Em casos mais extremos, é necessário realizar a amputação, mas em outros, apenas a higienização pode manter seu boston terrier longe de dores e infecções.

Por fim, assim como em muitas outras raças puras, a surdez congênita pode afetar o boston terrier. Fique sempre atento ao comportamento do seu peludo.

Curiosidades sobre o boston terrier

Boston Terrier

Modificações

Em alguns países, as orelhas e a cauda do boston terrier são mutiladas visando a estética. Mas em alguns países, essa prática é crime, e, felizmente, é o caso do Brasil.

Elegante

A pelagem do boston terrier pode ter cores diferentes, e os de pelos brancos e pretos, aparentam estar vestindo um smoking. Pensando nisso, ele ganhou o apelido de “American Gentleman” – cavalheiro americano, em inglês.

O cão de Massachusetts

O boston terrier foi criado na cidade de Boston, capital de Massachusetts e em 1976, o caõzinho foi nomeado como cão oficial do estado. Alguns anos depois ele também foi escolhido como mascote da Universidade de Boston.

Patsy

Patsy foi uma famosa boston terrier em Hollywood. Sua tutora, Pola Negri, foi uma grande estrela do cinema mudo nos anos de 1900, e levava sua pequena Patsy consigo onde quer que fosse.

Boston terrier: preço

O preço do boston terrier vai de R$1.500,00 até os R$10.000,00, dependendo do canil e da linhagem do filhote. O valor pode variar muito, por isso, é importante pesquisar e conhecer os canis de onde seu novo pet virá.

Comentários