12 raças de cachorros mais obedientes

Separamos 12 raças de cachorro mais obedientes, que geralmente, são aquelas que foram historicamente usadas para a caça, pastoreio e vigilância. Confira!

Os cães são em geral animais muito inteligentes e companheiros dos seres humanos. Alguns, no entanto, tendem a ser mais teimosos e não aceitam ordens com muita facilidade. Por outro lado, há aquelas raças que adoram servir aos seus tutores e compreendem muito bem as ordens que lhes são dadas.

Nesse artigo, nós apresentamos para você as 12 raças de cachorro mais obedientes. Na maior parte dos casos, as raças mais aptas a atender as ordens dos seus tutores são aquelas que foram historicamente usadas em funções como caça, pastoreio e vigilância.

Perceba que, para exercer essas funções, os cães não necessariamente precisam ser animais passivos. As qualidades mais importantes dos animais dessa lista são, na verdade, grande inteligência e lealdade com os seus tutores.

  • 01 de 12

    Border Collie

    Personalidade do border collie

    O Border Collie é tido por muitos como a raça mais inteligente do mundo. Muito usada no passado como cães de pastoreio, as incríveis habilidades e a grande obediência da raça hoje são inclusive aproveitadas em espetáculos de exibição. O Border Collie adora aprender truques novos e mostrar do que é capaz.

    Por outro lado, por ser muito ativa, a raça precisa de estímulos contantes e de espaço para gastar sua energia, caso contrário, pode desenvolver problemas de comportamento.

  • 02 de 12

    Poodle

    Poodle pequeno em pé com a língua para fora

    Algumas pessoas podem olhar para um Poodle e achar que ele é do tipo mimado e teimoso. Mas as aparências enganam, já que o Poodle é na verdade uma das raças mais inteligentes do mundo. Eles são facilmente treináveis, já que adoram aprender novos truques. Além disso, eles são muito companheiros e pacientes com as pessoas conhecidas. Por outro lado, com os estranhos, a raça tende a ser desconfiada e em alguns casos até agressiva.

  • 03 de 12

    Pastor Australiano

    Como o nome indica, o Pastor Australiano sempre foi muito usado para o pastoreio, especialmente de ovelhas (mas nos Estados Unidos, onde a raça surgiu, e não na Austrália). Muito semelhantes ao Border Collie, o Pastor Australiano é também muito inteligente e obediente. Mesmo adorando a vida ao ar livre, a raça é muito sociável e gosta de viver entre as pessoas.

  • 04 de 12

    Brittany

    O Brittany, ou Spaniel Bretão, é um caçador nato. Sua grande inteligência e obediência o tornaram um dos cães preferidos dos nobres ingleses em suas caçadas. Entretanto, como a raça é cheia de energia, é preciso treinar o Brittany desde filhote. Outro ponto a se prestar atenção é que a raça está acostumada a viver ao ar livre ou em espaços bem amplos.

  • 05 de 12

    Golden Retriever

    Raça Golden Retriever

    O Golden Retriever faz o tipo extrovertido e companheiro. No entanto, toda a alegria que essa raça possui não o torna menos obediente que os outros animais dessa lista. O Golden Retriever é na verdade um animal muito inteligente, que compreende e executa muito bem os truques que lhe são ensinados. A raça é inclusive muito usada como cão-guia e em operações de resgate.

  • 06 de 12

    Bichon Frisé

    Bichon Frisé flores

    Muito parecido e tão fofo quanto o Poodle, o Bichon Frisé também não fica muito atrás em inteligência. A raça é extremamente dócil, inclusive com estranhos, e compreende bem os comandos que são lhe são dados. Entretanto, o Bicho Frisé costuma latir bastante quando está animado e não é muito de proteger a sua família, características que não o tornam uma boa opção para cão de guarda.

  • 07 de 12

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão língua fundo verde

    Não é à toa que o Pastor Alemão é muito usado como cão policial e cão de guarda. A raça é extremamente versátil e inteligente. O Pastor alemão consegue unir invejável vigor físico com reflexos apurados e obediência. São inclusive muito apropriados para quem tem crianças em casa, graças à sua paciência e auto-controle.

  • 08 de 12

    Doberman

    Doberman preto

    O Doberman é outra raça muito utilizada como cão de guarda. Extremamente fortes e ágeis, os Dobermans estão sempre dispostos a proteger seu território, o que pode tornar um pouco difícil a sua relação com estranhos. Mas, como são muito inteligentes, é possível treinar a raça para não causar problemas quando você estiver recebendo visitas.

  • 09 de 12

    Pastor de Shetland

    pastor de shetland no campo

    Realmente pra ser um bom pastor é preciso obediência, e o Pastor de Shetland confirma essa regra. Eles são muito parecidos com o Border Collie e inclusive são muito confundidos com ele, mas o Shetland geralmente tem um porte menor. A raça é muito leal aos seus donos e sempre procura protegê-los do perigo. Isso, aliás, faz com que eles bastante desconfiados com estranhos.

  • 10 de 12

    Boiadeiro Australiano

    Boiadeiro Australiano

    Mais um pastor na nossa lista, o Boiadeiro Australiano é um cão especialmente desenvolvido para trabalhar nos campos da Austrália. Isso faz com que o animal ainda preserve características “selvagens”, como o desejo de estar ao ar livre e de caçar animais. Mas não se engane, o Boiadeiro Australiano é extremamente obediente e leal aos seus donos e adorar interagir com eles.

  • 11 de 12

    Rottweiler

    Rottweiler com o seu dono ao lado

    O Rottweiler tem cara de mal e costuma botar bastante medo em quem o vê pela primeira vez. Entretanto, a raça é uma das mais inteligentes que existem, e, desde que recebam o treinamento adequado, não vão sair atacando qualquer um.

  • 12 de 12

    Labrador

    Labrador deitado na grama

    Os Labradores Retriever são companheiros para todos os momentos. A raça é uma das mais utilizadas como cães guia e cães de terapia, funções que requerem muita obediência e companheirismo. No famoso ranking de inteligência canina de Stanley Corer, o Labrador ficou na 7ª posição.

Obediência e afeto

Os cães apresentados nessa lista são ideais para quem deseja um companheiro bem comportado e capaz de exercer funções específicas como cão-guia e cão de guarda (se esse for o seu caso, te recomendamos a leitura do nosso artigo com as melhores raças para cão de guarda).

Porém, muito mais do que receber ordens, o que todo pet deseja é o carinho dos seus tutores.

Por isso, o adestramento e a educação diária devem ser encarados como uma forma de tornar a relação entre o pet, os tutores e as pessoas em geral, mais harmônica e nunca como um meio de reprimir o animal. Ou seja, mesmo que você queira que o seu cão te obedeça, nunca deixe de dar a ele uma oportunidade de extravasar e de mostrar toda a sua alegria.

Nesse artigo te contamos sobre raças obedientes, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *