A relação entre cães e humanos remonta a milhares de anos, desde que nossos antepassados começaram a domesticar esses animais para diversas finalidades, como companhia, proteção, pastoreio e, é claro, para corridas.
Ao longo da história, várias raças de cachorros se destacaram por sua velocidade, resistência e agilidade, tornando-as populares em competições de corrida ou como parceiros atléticos em diversas atividades esportivas e recreativas.
As corridas de cães são uma prática antiga e amplamente difundida em muitas culturas ao redor do mundo. Desde os galgos que correm em pistas profissionais até os cães de caça que perseguem presas em terrenos acidentados, a diversidade de raças adaptadas para correr é vasta e fascinante.
Neste contexto, destacam-se algumas raças de cachorros especialmente reconhecidas por suas habilidades como corredores. Seja pela sua estrutura física, resistência, velocidade ou instinto de perseguir presas, esses cães são admirados tanto por atletas profissionais quanto por amantes de animais em geral.
Vamos explorar as sete das raças de cachorros corredores mais famosas, cada uma com suas próprias características distintivas e histórias fascinantes.
Rhodesian Ridgeback
Uma raça não muito popular, mas extremamente ágil e rápida. O rhodesian ridgeback é originário da África do Sul. Lá, eles foram criados para caçar e perseguir leões e animais até que os caçadores os alcançassem e pudessem capturá-los.
Seu andar é eficiente e muito rápido, sua pelagem é muito curta e elegante, por isso se adaptam muito bem ao calor (embora seja sempre melhor evitar temperaturas acima de 30°).
Por outro lado, apesar de sua ancestralidade um pouco agressiva por conta da caça de animas selvagens, esta raça possui muita doçura, força, inteligência e altos níveis de energia. Logo, só tenha um cãozinho desse em casa se estiver disposto a lidar com tanta disposição.
Golden Retriever
Essa é uma raça que se destaca sempre devido ao seu temperamento dócil e a inteligência, mas o que poucos sabem é que ele também é um cão de corrida.
Os goldens retrievers podem correr até 55 km por hora se estiverem bem treinados para tal feito, pois suas pernas poderosas permitem que eles se mantenham em pé e tenham resistência suficiente para corridas longas.
E além disso, são cães cordiais, amigáveis, obedientes, prestativos e dispostos a participar de corridas. Um grande companheiro.
Border Collie
O border collie é considerado um grande pastor de ovelhas, mas nada o impede que também sejam ótimos corredores. Aliás, eles adoram correr! No entanto, a maioria desses cães são criados como cães de trabalho, pois ficam felizes sempre que estão fazendo algo.
São cães perfeitos para corridas em montanhas, trilhas ou na orla da praia, pois também adoram tomar banho de mar após o exercício. E o border collie é ainda um animal inteligente, dócil e muito leal. A companhia perfeita para o tutor que busca um amigo para todas as horas, indo além da corrida.
Pastor Australiano
Entre as principais características de um pastor australiano, estão a beleza e agilidade. Esses cães são comumente usados para pastoreio e são muito rápidos, logo, são excelentes corredores. Além disso, a corrida é uma das atividades favoritas dessa raça.
Eles também podem resistir de duas a três horas de exercícios por dia, mas é importante que você respeite o limite dele. O australian shepherd é uma das raças mais fáceis de treinar, devido a seu alto nível de inteligência. Eles adoram ser livres ou desfrutar de espaços abertos.
Husky Siberiano
Muito versáteis, o husky siberiano é amplamente usado para puxar trenós no Alasca em terrenos muito duros e frios, logo, ele também é um excelente corredor.
Esses cães também se adaptam facilmente à climas mais temperados, você só precisa se certificar de que eles fiquem sempre bem hidratados e permita que eles descansem um pouco. Esse peludo é ainda excelente para sair pela manhã para passear no bairro.
Têm uma bela pelagem que os protege do frio, assim como boa resistência para corridas mesmo quando estão fora de forma. O husky é o tipo de pet que poderá sair para uma boa corrida ao lado do tutor, ou apenas ficar no sofá fazendo companhia!
Pastor Alemão
O pastor alemão não é apenas um excelente cão de guarda, esse peludo também se destaca como um grande corredor, podendo sim ser considerado um cachorro de corrida. Além disso, são companheiros ideais para começar uma aventura num clima frio, visto que a sua espessa pelagem os protegem das baixas temperaturas.
Estes cães apresentam magníficas características de corrida, entre as quais apresentam patas muito fortes e uma boa estrutura muscular para correr. Originalmente, esses cães eram usados para pastorear ovelhas, pois podem se adaptar e manter o ritmo da corrida maneira adequada.
Possuem uma personalidade bastante leal e amigável com aqueles que convive.
Galgo
Ao todo existem 10 tipos de variações pertencentes ao grupo galgo e todos esses cães são excelentes corredores, além de serem considerados os cães mais rápidos do mundo.
Para se ter uma ideia, esses cães conseguem atingir uma velocidade de até 80km quando estão correndo. Esses peludos possuem também um temperamento muito leal e tendem a ser dóceis, mas não são a companhia mais adequada para crianças e idosos.