Tudo sobre a raça Golden Retriever

O Golden Retriever é uma das raças mais populares e mais queridas em todo o mundo. Conheça mais sobre suas características, personalidade, imagens, fotos, preço, cuidados e mais.
  • Golden Retriever correndo no campo
  • Golden Retriever
  • Golden Retriever com criança
  • Golden com a língua para fora
  • Personalidade Golden Retriever
  • 12 Filhotes de Golden Retriever
  • Golden brincando com água
  • Golden Retreiver brincando
  • Golden de perfil
  • Cachorro Golden Retriever
  • Golden Retriever deitado
  • Golden Retriever em pé
  • Golden Retriever sentado no mato
  • Raça Golden Retriever
  • Quanto custa um golden retriever

Hoje em dia, o Golden Retriever é uma das raças mais populares e queridas em todo o mundo. Destaca-se por sua exuberante beleza, pelas suas expressões faciais simpáticas, por seu caráter extremamente equilibrado e também por uma destacada inteligência. Uma série de qualidades fizeram desse cachorro um companheiro familiar por excelência.

Se você é um orgulhoso tutor de um Golden Retriever, está pensando em adotar um cão desta raça, ou simplesmente quer saber mais sobre o universo canino, te propomos saber mais sobre as características físicas, o comportamento, e os cuidados essenciais para oferecer uma vida saudável e feliz a um cãozinho dessa raça.

Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:

  1. Ficha técnica do Golden Retriever
  2. Características da raça
  3. Personalidade do Golden Retriever
  4. Características físicas
  5. Cuidados básicos
  6. Cuidados com a saúde do Golden
  7. Qual é o preço de um filhote de Golden Retriever?
  8. Dúvidas sobre a raça
  9. Origem e História

Ficha técnica da raça Golden Retriever:

Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Características da raça:

Grupo: Grupo dos Esportistas
Altura média: 51 cm a 56 cm para fêmeas e 56 cm a 61 cm para machos
Peso: 25 a 32 kg para fêmeas e 30 a 34 kg para machos
Personalidade: Confiável, Inteligente, Hiperativo, Amigável, Fiel, Confiante, Brincalhão, Desengonçado
Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Características físicas do Golden Retriever

Existem diferenças suaves entre os padrões desta raça definidos pelo Kennel Club do Reino Unido e pelo American Kennel Club (AKC). Isso explica por que o aspecto do Golden Retriever americano é levemente distinto do aspecto do Golden Retriever europeu.  Como a Federação Cinológica Internacional (FCI) adota o padrão original proposto pelo Kennel Club britânico, também seguiremos esta linha.

O Golden Retriever é um cão de porte médio, com um corpo ligeiramente alongado (mais longo que alto), forte e bem proporcional. Uma de suas características mais marcantes é a abundante e brilhosa pelagem dourada que cobre todo seu corpo. Também merecem destaque os movimentos equilibrados, típicos de um cão muito ativo e harmonioso, e as expressões faciais que transmitem gentileza e tranquilidade.

Sua cabeça é bem moldada e tem um tamanho proporcional ao resto do corpo. Seu focinho é bem marcado e se mostra notavelmente pronunciado em relação à linha do crânio, mas não deve revelar um aspecto bruto. Os olhos são escuros, de tamanho médio e devem estar bem separados entre si. Já as orelhas seguem a linha dos olhos e se mostram caídas sobre as bochechas do cão.

A seguir, resumimos as principais características físicas de um Golden Retriever:

  • Altura: entre 51 cm e 56 cm para fêmeas; entre 56 cm e 61 cm para machos.
  • Peso corporal: de 25 kg a 34 kg
  • Contextura física: corpo levemente alongado e musculoso, com tórax profundo, patas fortes, extremidades redondas e compactas.
  • Pelagem: abundante, com pelos longos e lisos.
  • Cores de pelagem: o dourado é a cor mais típica do Golden Retriever, mas se aceitam tonalidades intermediárias entre creme e ouro. O padrão da raça não contempla exemplares avermelhados ou brancos.
  • Cabeça: média, orelhas à linha dos olhos caídas para frente, focinho bem pronunciado, e expressões faciais bondosas.
  • Olhos: escuros e brilhantes, de tamanho médio.
  • Rabo: grosso e de base musculosa, com inserção na altura da linha dorsal, e coberto por abundante pelagem.
Foto do Golden Retriever
O Golden Retriever é um cão muito ativo e brincalhão

Personalidade e temperamento do Golden Retriever

O Golden Retriever é um cão extremamente versátil por sua inteligência, devoção extrema e vocação para o trabalho. Segundo o ACK, trata-se de um cão com excelente aptidão para os esportes caninos. Entretanto, também desempenham com excelência funções de caça e cobrança, terapia e assistência, busca e resgate. Seu caráter é naturalmente equilibrado, gentil, alerta e obediente, porém, seu comportamento real dependerá fundamentalmente da educação e do ambiente a que é exposto.

É importante ressaltar que o Golden Retriever tem uma longa infância, demorando entre 2 e 3 anos para amadurecer e definir seu caráter. Esta característica é extremamente positiva, pois os torna mais flexíveis na hora de adestrar e sociabilizar, brindando-nos mais tempo para aperfeiçoar os pilares de sua educação. Porém, requer paciência por parte de seus tutores, já que um Golden será um “crianção” hiperativo por muitos meses. Quando adultos, revelam este tão apreciado caráter bondoso e devoto, mas sem perder a graça de um eterno bonachão.

O Golden é o típico cão que faz de tudo para agradar seus familiares, mostrando-se sempre disposto a aprender e executar com perfeição novas tarefas, para ganhar um mimo e um petisco. São muito ativos, adoram brincar na água e correr livremente pelos campos, mas também podem se adaptar a viver em apartamentos.

Cuidados essenciais para cães Golden Retriever

Os invejáveis pelos dourados do Golden Retriever precisam de dedicação para se manter belos e saudáveis. Estes cães costumam soltar muito pelo, principalmente com a chegada da primavera e do outono. As escovações diárias serão fundamentais para eliminar o pelo morto e as impurezas, além de evitar a formação de nós na vasta pelagem de seu Golden. Como são cães ativos e extrovertidos, podem se sujar facilmente, porém evite dar banhos com muita frequência para não remover a oleosidade natural que reveste e protege seu corpo. O ideal é banhá-los, no máximo, 1 vez por mês, realizando sempre uma escovação prévia ao banho.

Você também deverá prestar muita atenção à estimulação física e mental de seu Golden Retriever. São cães extremamente inteligentes e ativos, que precisam realizar atividade física constantemente e ter sua mente nutrida com novos ensinamentos e jogos interativos. Quando submetidos a uma rotina sedentária, se mostram vulneráveis à ansiedade e ao stress, favorecendo os problemas comportamentais. O ideal é passear com seu Golden de 2 a 3 vezes por dia, com 20 a 40 minutos cada passeio. Além disso, lembre-se que o adestramento e a socialização são indispensáveis para conservar a boa saúde de seu melhor amigo, ensinando-o a respeitar as normas da casa e a se relacionar com as pessoas, outros animais e até mesmo com seus brinquedos.

E assim como todo cão, o Golden Retriever precisa e merece receber uma alimentação equilibrada para permanecer forte, ativo, feliz e saudável. Recomenda-se escolher uma ração de ótima qualidade como base da dieta nutricional de seu cão, e respeitar as porções diárias segundo seu tamanho, peso e idade. O Golden Retriever tem tendência à obesidade, por isso não exagere nas guloseimas nem na quantidade de comida. Além disso, você pode consultar seu veterinário de confiança sobre suplementos naturais que ajudem a fortalecer as articulações e melhorar a resistência física de seu Golden.

Saúde do Golden Retriever

O Golden Retriever é um cão forte, com uma expectativa de vida entre 10 e 12 anos. Recebendo uma alimentação balanceada, atividade física regular e os devidos cuidados com sua saúde e higiene, raramente adoecem. No entanto, esta raça revela predisposição genética a desenvolver certas doenças degenerativas, como a displasia de quadril, catarata e displasia de cotovelo, cujos primeiros sintomas costumam aparecer a partir de seus 7 anos de idade.

Em menor escala, também podem se mostrar vulneráveis às seguintes condições:

  • Entrópio
  • Dermatite piotraumática
  • Distichiasis
  • Triquíase
  • Alergias
  • Insuficiência cardíaca
  • Câncer
  • Atrofia progressiva de retina

Assim como qualquer outro cão, o Golden Retriever precisa receber uma adequada medicina preventiva para manter sua boa saúde e desfrutar de sua longevidade. Para cuidar bem da saúde de seu melhor amigo, realize visitas ao veterinário a cada 6 meses, respeite o calendário de vacinação e não se esqueça dos tratamentos antiparasitários internos (vermífugos) e externos (pipetas, comprimidos mastigáveis, etc.).

Qual o preço de um Golden Retriever?

O investimento em um filhote de Golden Retriever dependerá da linhagem e do canil de origem do seu cãozinho. Por exemplo: um herdeiro direto de pais premiados internacionalmente terá um preço mais elevado, pois sua genética é considerada valiosa. Para te dar uma ideia, adquirir um belo filhote de Golden Retriever custa entre R$ 1.800 e R$ 7.000.

Opte por canis confiáveis, que sejam devidamente registrados, e cumpram com as normas de segurança e higiene. Não é recomendável comprar filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou na internet. E uma última dica: você sabia que existem inúmeros cães lindíssimos, de todos os tamanhos e aspectos, esperando por uma 2ª oportunidade de receber o carinho de uma família? Adotar é um ato de amor e todo cão, seja mestiço ou de raça definida, pode aprender e brindar afeto incondicional a seus tutores.

Perguntas frequentes

  1. O Golden Retriever solta muito pelo?

    Sim! O Golden Retriever muda de pelos 2 vezes por ano, durante a primavera e o outono. Nestes períodos, a perda de pelo se intensifica e se recomenda escovar seu cão 2 vezes por dia para evitar que a casa ou que suas roupas fiquem repletos de pelos. Durante o resto do ano, 1 escovação diária será suficiente para eliminar os pelos mortos e conservar uma bela pelagem.

  2. Posso ter um Golden Retriever em um apartamento?

    Sim! Apesar de seu tamanho e sua energia, o Golden Retriever pode se adaptar muito bem à vida em um apartamento, principalmente em um núcleo familiar. Seu caráter equilibrado e sua inteligência emocional fazem com que estes cães aprendam facilmente a respeitar os momentos de ausência e esperar por seus donos sem apresentar condutas destrutivas.

    No entanto, um Golden Retriever é muito apegado aos seus familiares e precisa de sua companhia e de seu afeto para se sentir feliz e seguro. Além disso, você deverá dedicar tempo para passear com seu melhor amigo de 2 a 3 vezes por dia, entre 20 e 40 minutos cada passeio. Lembre-se que um Golden sedentário pode apresentar problemas de comportamento e desenvolver transtornos psicológicos, como depressão ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

  3. O Golden Retriever é um bom cão para crianças?

    Pense num cão muito bom para as crianças e multiplique por 2. Este é o Golden Retriever! Existem poucas raças com tanta paciência, energia e devoção para acompanhar nossos pequenos em todas suas brincadeiras e aventuras. E isso sem mencionar que o caráter de um Golden Retriever é excelente para ensinar valores preciosos às crianças, como a lealdade, a amizade, a dedicação e o trabalho.

    Porém, sempre é fundamental ensinar a nossos cães e a nossas crianças a respeitar uns aos outros no momento da diversão. Seu Golden deverá ser devidamente socializado e aprender os comandos de obediência básica para saber as regras de sua casa e as condutas apropriadas para uma boa convivência. Já as crianças deverão estar conscientes de que os cães são seres vivos e não brinquedos, e entender que as brincadeiras também possuem limites saudáveis.

  4. Um Golden Retriever pode conviver com outros cães ou gatos?

    O Golden Retriever é conhecido e adorado por ser o “amigo de todos”. Possui um alto grau de sociabilidade e tem muita paciência para conhecer novas pessoas e novos animais. Entretanto, todos os cães reservam certo instinto territorial, por isso, você não deve descuidar de sua socialização.  O ideal é começar a socializar seu Golden Retriever entre seus 5 e 6 meses de vida, ou após cumprir a primeira fase de vacinação e os tratamentos antiparasitários.

História do Golden Retriever

A raça é originaria das ilhas britânicas, mais especificamente da Escócia. Seu nascimento se deve à perseverança e dedicação do Lord Tweedmouth, um homem apaixonado pelos cães e pela caça. Sua meta era criar um excelente cão de busca (ou cobrança), que combinasse resistência ao frio, instinto nadador, habilidade de resgate, coragem e agilidade para adentrar em vegetações densas. No início do século XIX, o Lord realizou cruzamentos entre um macho retriever amarelado de pelo ondulado e uma fêmea de tweed water spaniel de pelo crespo amarelo-escuro. Deste cruzamento, nasceram 4 filhotes que podem ser considerados os antepassados do atual Golden Retriever. Posteriormente, foram agregados cruzamentos controlados com exemplares selecionados de Retriever Preto, Setter Irlandês e Bloodhound.

Inicialmente, o Golden Retriever foi utilizado como cão de busca (ou cobrador), recuperando as aves abatidas por seus tutores durante a jornada de caça. Rapidamente, graças à sua versatilidade e inteligência, ganharam espaço em muitas outras tarefas. Foram treinados como cão-guia, cão policia farejador, cão de resgate junto aos bombeiros e às forças armadas, cães de terapia para crianças, adultos e idosos. E talvez, tivessem sido bons cães de guarda se não fosse por sua simpatia extrema.

Somente nos anos 20, a raça foi reconhecida pelo ACK e ganhou um nome próprio oficial: “Golden Retriever”. A partir disso, o Golden conquistou uma infinidade de prêmios em competições de obediência, deslumbrou nas passarelas das exibições caninas e se reafirmou como um dos cães de companhia mais fiéis, inteligentes e carinhosos do mundo.