Tudo sobre a raça Rottweiler

Conheça tudo o que você precisa saber sobre a raça Rottweiler como o seu temperamento, personalidade, características físicas, fotos, preço, cuidados e muito mais. Confira!
  • Rottweiler
  • Rottweiler rosto de perfil
  • Rottweiler com a língua para fora
  • Rottweiler pulando de lado
  • Rottweiler deitado na grama
  • Filhote de rottweiler deitado
  • Rottweiler com o seu dono ao lado
  • Dois rottweilers brincando na grama
  • Família de três Rottweiler com o seu dono ao lado
  • Filhotes de Rottweiler tomando água
  • Rottweiler alerta pronto
  • Rottweiler branco com vitiligo
  • Rottweiler em pé na grama

O Rottweiler é um cão forte e atlético, de grande porte, com corpo musculoso e mandíbula potente. Por isso, está listado como uma raça de cão potencialmente perigoso no Brasil, bem como na maioria dos países latino-americanos e europeus. Ainda que os aspectos morfológicos não condenem qualquer cão a comportar-se agressivamente, devemos entender que a educação, o treinamento e a socialização de um Rottweiler são essenciais para conservar sua boa saúde e seu caráter equilibrado.

Se você já possui ou pensa em adotar um Rottweiler como seu mais novo melhor amigo, será indispensável conhecer melhor esta raça, suas características e necessidades. Por isso, hoje te convidamos a continuar lendo este novo artigo para oferecer uma vida alegre e saudável a seu rottweiller.

Índice – neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. Ficha técnica do Rottweiler
  2. Características da raça
  3. Características físicas
  4. Personalidade e temperamento
  5. Cuidados básicos
  6. Cuidados com a saúde
  7. Filhotes e preço
  8. Perguntas frequentes sobre Rottweiler
  9. Origem e história do Rottweiler

Ficha técnica da raça Rottweiler:

Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Características da raça:

Grupo: Grupo dos Trabalhadores
Altura média: Macho: 61 a 69 cm, Feminino: 56 a 63 cm
Peso médio: Macho: 50 a 60 kg, Feminino: 35 a 48 kg
Expectativa de vida: 8 a 10 anos

Características físicas da raça Rottweiler

Se você já tirou alguns minutos para contemplar um Rottweiler, certamente já percebeu que sua cabeça chama muita atenção. Pois esta é justamente uma das características físicas mais destacadas desta raça. Sua cabeça é notoriamente grande e larga, destacando sua potente mandíbula, um nariz não muito pronunciado, e um par de orelhas triangulares que caem paralelamente a seu crânio e estão sempre orientadas para frente.

O corpo de um Rottweiler adulto deve ser atlético, denotando grande força e robustez, mas sem apresentar sintomas de sobrepeso. Isso permite que o cão seja poderoso e, ao mesmo tempo, mantenha uma ótima agilidade. De sua estrutura física, destacam-se o tórax amplo e profundo, com musculatura bem desenvolvida, e o dorso reto e bem marcado.

A seguir, resumimos as principais características físicas de um cão Rottweiler:

  • Altura: entre 56 cm e 63 cm para fêmeas, entre 61 cm e 69 cm para machos.
  • Peso corporal: 35 a 48 kg para fêmeas e 50 a 60 kg para machos.
  • Contextura física: forte, robusto, musculoso e atlético.
  • Pelagem: duplo, grosso e de mediana largura (ideal para climas temperados).
  • Cores da pelagem: preto e com algumas manchas marrons ou douradas.
  • Cabeça: grande e larga, mandíbulas poderosas, orelhas triangulares, olhos escuros de cor café, com expressões faciais seguras e confiáveis.
  • Extremidades: bem proporcionais.
  • Nariz: negra, de tamanho médio, proporcional à cabeça.

Antigamente, o padrão da raça exigia a amputação do rabo para supostas “finalidades estéticas”. Felizmente, hoje em dia, a Federação Cinológica Internacional (FCI) já alterou seus conceitos, exigindo o rabo completo e natural em seus concursos e exibições. Além disso, em alguns países, as mutilações estéticas estão sendo penalizadas legalmente, incluindo sanções econômicas aos criadores.

Personalidade e temperamento do Rottweiler

Segundo a AKC, o Rottweiler é um cão trabalhador, com excelente aptidão para funções de guarda e pastoreio. Seu caráter deve ser naturalmente alerta, valente, seguro e equilibrado. Porém, o comportamento de um Rottweiler, assim como de qualquer cão, depende fundamentalmente da educação e do ambiente que lhe são oferecidos.

Por sua enorme facilidade de aprender e sua estabilidade emocional, o Rottweiler se tornou um dos cães mais versáteis e queridos de todo o mundo. De fato, sua destacada capacidade cognitiva, memória e obediência lhe renderam a 9ª posição no ranking de raças mais inteligentes.

Quem já teve a sorte de conviver com um Rottweiler criado em um ambiente positivo e familiar, sabe que este cão é extremamente leal a seus seres queridos, e sempre está preparado para protegê-los. Além disso, se revela um companheiro dócil, brincalhão e paciente para as crianças em fase de crescimento.

Porém, não se surpreenda se seu animal tomar uma postura desconfiada frente a pessoas e animais desconhecidos. Como são incondicionais com a proteção de sua família e de seu território, os Rottweilers possuem um aprimorado instinto de guarda e são muito reativos. Por isso, sempre estarão atentos às novas presenças ou estímulos incomuns em seu território. Frente a uma boa socialização, seu peludo se mostrará amigável e até curioso frente a novas pessoas e animais.

Cuidados básicos para cães Rottweiler

A maioria das pessoas se surpreende ao observar que os Rottweiler são muito higiênicos e requerem cuidados simples. Com 2 ou 3 escovações semanais para eliminar os pelos mortos e soltos, seu cão exibirá um pelagem brilhoso e saudável. Em climas temperados, precisam de banhos apenas a cada 2 ou 3 meses. Porém, em climas quentes, podemos banhá-los 1 vez por mês. Para completar a higiene de seu Rottweiler, recomendamos limpar diariamente as remelas que podem se formar em seus olhos, além de escovar seus dentes de 2 a 3 vezes por semana. Um corte de unhas por mês também é recomendável.

Ao ser um cão robusto e enérgico, o Rottweiler necessita realizar diariamente atividade física de forma moderada, para manter seu peso ideal. Além disso, o treinamento é indispensável para que todo cão possa liberar energia e evitar os sintomas negativos relacionados ao stress e ao acúmulo de tensão.  Para manter seu Rottweiler ativo, atlético e equilibrado, recomendamos passeios diários de 30 a 50 minutos. O ideal é intercalar as caminhadas suaves com atividades mais potentes, como trotes, subidas e descidas ou corridas.

Assim como todo cão, o Rottweiler precisa receber uma alimentação equilibrada para se manter ativo, forte e saudável. Devemos escolher uma ração de boa qualidade e oferecer a quantidade adequada a nosso peludo, de acordo com seu tamanho, peso e idade. Além disso, recomendamos consultar seu veterinário sobre a possibilidade de complementar a dieta com suplementos naturais e vitaminas para fortalecer as articulações e melhorar sua resistência física.

Por último e não menos importante, um Rottweiler necessita especial atenção à sua educação e socialização. São cães potentes, com um grande sentido de guarda e instinto territorial, por isso, precisam aprender desde pequenos a conviver pacificamente e compartilhar seu ambiente com outras pessoas e outros animais.

Saúde de um cachorro Rottweiler

Como seu aspecto permite pressupor, o Rottweiler é um cão forte e resistente, cuja expectativa de vida ronda de 10 a 12 anos. Quando recebem uma boa alimentação e os devidos cuidados, raramente adoecem. Entretanto, são cães com grande predisposição genética a desenvolver doenças degenerativas que afetam ossos e músculos, como a displasia de quadril. E alguns exemplares se mostram sensíveis frente a um diagnóstico de câncer.

Assim como qualquer outro cão, o Rottweiler precisa receber uma adequada medicina preventiva para manter sua boa saúde e desfrutar de uma longevidade privilegiada. Para preservar a saúde de seu peludo, realize visitas periódicas ao veterinário (de 6 em 6 meses), respeite o calendário de vacinação  e não se esqueça dos tratamentos antiparasitários internos (vermífugos) e externos (pipetas, comprimidos mastigáveis, etc.).

Filhotes e preço

Se você está pensando em adquirir um lindo filhote de Rottweiler, saiba que seu preço dependerá fundamentalmente de sua linhagem e do canil de origem. Por exemplo: um filho de pais campeões em torneios internacionais terá um valor mais elevado que um pequeno cujos avôs foram ganhadores apenas a nível nacional.

Para lhe oferecer uma estimativa, hoje em dia, existe uma grande amplitude entre os valores investidos em um filhote de Rottweiler, que costumam variar desde R$2.000 até R$10.000.

Devemos recordar a importância de preferir canis confiáveis, que sejam devidamente registrados, e cumpram com as normas de segurança e higiene para garantir a saúde e o bem estar dos filhotes e seus pais. Não recomendamos comprar filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou na internet. Além do risco de ser enganado quanto à “autenticidade” da raça, você poderá terminar financiando inconscientemente a prática ilegal desses criadores.

Perguntas frequentes

  1. O rottweiller é um cão perigoso?

    Apesar de estar listado como um cão potencialmente perigoso, o Rottweiler registra níveis realmente baixos de agressividade. Como já mencionamos, o comportamento de qualquer cão depende da educação que lhe é oferecida. Aproveite que seu “rottie” é extremamente inteligente e pratique com ele os principais exercícios de obediência básica. Isso estimulará o corpo e a mente de seu melhor amigo, mantendo-os bem equilibrados.

    Qualquer animal criado em um ambiente negativo, que se sente ameaçado ou maltratado, poderá reagir de forma negativa para se defender. Por isso, é injusto rotular algumas raças como perigosas, quando, na verdade, o perigo reside na má educação proporcionada pelos seres humanos.

  2. O Rottweiler é um bom cão para as crianças?

    Naturalmente, o caráter equilibrado, seguro e enérgico faz desta raça um excelente companheiro para as crianças e adolescentes. Sem mencionar que sua capacidade de dar e receber afeto são importantes para o desenvolvimento social e emocional de qualquer pessoa. Porém, não devem ficar sozinhos, sem supervisão de um adulto, com crianças muito pequenas. Ao ser um cão tão grande e forte, pode ocasionar acidentes sem querer.

    Porém, novamente devemos ressaltar que o comportamento de cada cão depende da educação que lhe proporcionamos. Então, se você educar seu cachorro e oferecer um ambiente seguro e tranquilo, não tenha dúvidas que ele se tornará o protetor mais leal de seus pequenos.

  3. Um Rottweiler pode conviver com outros cães e gatos?

    Todo cão pode conviver com outros animais quando é bem socializado. Tenha sempre em conta que seu Rottweiler é um cão seguro, leal e alerta, que sempre estará preparado para defender sua família e seu território.

    Então, se você pretende fazê-lo dividir sua casa com outro cão ou gato, precisará investir em sua correta socialização. O ideal é começar a socializar um Rottweiler antes de suas 20 semanas de vida, pois é neste período que os cães estabelecem suas noções de convivência.

  4. O Rottweiler pode praticar qualquer exercício?

    Como te dissemos anteriormente, a atividade física é essencial para conservar a boa saúde e o temperamento equilibrado de todo cão. Porém, muitos tutores tem medo de praticar certos esportes ou atividades com seus cães graças à sua predisposição a doenças degenerativas, como a displasia de quadril.

    Um Rottweiler adulto e saudável pode praticar qualquer atividade física, mas sempre de forma gradual e moderada. Lembre-se que o excesso de exercícios de alto impacto, como trotar, saltar ou correr, pode acelerar o desgaste de suas articulações. Por isso, moderação é a palavra chave para a boa saúde de seu peludo.

Origem e história do Rottweiler

Atualmente, o Rottweiler é uma das raças alemãs mais populares do mundo, junto ao Pastor Alemão. Começou a ser oficialmente registrado durante as últimas décadas do século XVIII. Porém, a meados do século XIX, a raça quase desapareceu do continente europeu, o que ameaçava seriamente sua preservação. Felizmente, durante o século XX, o Rottweiler voltou a conquistar seu merecido espaço em todos os continentes, afirmando-se como um exímio cão trabalhador, e também como um excelente companheiro.

Desde seu nascimento como raça, o Rottweiler fez honra à sua boa fama de cão inteligente, obediente e versátil. Historicamente, foi treinado como cão de guarda, militar e de polícia, e também como cão pastor. De fato, até os dias de hoje, o Rottweiler é considerado o melhor cão para exercer funções de guarda, defesa e proteção.

Posteriormente, a raça foi utilizada também para operações de busca e resgate junto às forças armadas, à policia e aos bombeiros. Mais tarde, já a fines do século XX, o Rottweiler obteve enorme êxito como cão de terapia, atuando na recuperação física, cognitiva e emocional de crianças e adultos, inclusive para acompanhar aos idosos em casas de repouso.

Além de se afirmar como um trabalhador incansável, o Rottweiler também se destacou ao conquistar inúmeros prêmios em concursos de obediência e competições esportivas. Tudo isso explica por que o Rottweiler é, hoje em dia, um dos cães mais queridos e valorizados ao redor de todo o planeta.