As 7 melhores raças de cachorros para apartamento

Mora em apartamento e quer adotar um cachorro, mas não sabe qual raça escolher? Preparamos uma lista com as 7 melhores raças de cachorros que se adaptam muito bem em espaços limitados.
Cachorro preto e branco em um sofá branco

Muitas pessoas, antes de adotar um cãozinho, sempre se perguntam: qual é a melhor raça de cachorro para viver em um apartamento?

Se você começou a ler esse artigo procurando uma resposta para essa questão, a boa notícia é que existem diversos tipos que se adaptam perfeitamente ao tipo de vida que se costuma levar em um apartamento.

O tamanho do lar pode ser um empecilho para quem deseja adotar um cãozinho, principalmente levando em consideração que a convivência em espaços menores está cada vez mais comum.

Mas, apesar de se tratar de uma preocupação válida, existe uma infinidade de raças de cachorros e cada uma delas pode se adequar às necessidades de pessoas com rotinas diferentes.

Por isso, é importante que o futuro dono do cão tenha ciência sobre as características do animal e leve em consideração se o tipo de ambiente que receberá o novo morador se adequa às necessidades dele.

Listamos abaixo as raças mais populares com uma pequena explicação sobre como cada uma delas se comporta nesse tipo de ambiente:

1. Pinscher

Pinscher Miniatura
De pequeno porte e com um temperamento bastante agitado, o Pinscher se destaca por sua inteligência e rápido aprendizado, o que facilita na hora de seu adestramento. Porém, é preciso que esse animal seja acostumado desde filhote com a rotina do ambiente, uma vez que ele tende a latir muito em situações de perigo. Por essa razão, ele não é indicado para apartamentos pequenos.

2. Poodle Toy

Poodle pequeno em pé com a língua para fora
Assim como os Pinscher, os cãezinhos da raça Poodle Toy também latem com facilidade, mas são cães muito inteligentes e aprendem rápido quando são repreendidos. Eles são adaptáveis a diversos tipos de brincadeiras e, por isso, se adequam bem a espaços menores. Trata-se uma boa opção para quem procura cachorrinhos amáveis e carinhosos.

3. Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia, também conhecido como Spitz Alemão Anão, também possui um temperamento forte, mas é totalmente apegado aos donos e não costuma dar problemas quando são adestrados desde cedo. Como são mais peludinhos, costumam soltar um pouco mais de pelos pelo ambiente e precisam de caminhadas leves e diárias. Como são animais com alta necessidade social, o ideal é que sempre fique alguém perto deles e que o ambiente não seja tão pequeno.

4. Pug

Pug deitado no sofá
Também com um temperamento carinhoso e dócil, o Pug pode ser uma boa companhia para quem procura um cachorrinho fiel e obediente. Os cães desse tipo se adaptam facilmente a ambientes menores, mas precisam de bastante atenção, por possuírem uma saúde mais frágil e também por serem mais suscetíveis a problemas de pele.

5. Dachshund (Teckel)

Tudo sobre a raça Dachshund
Dóceis e brincalhões, os cachorrinhos da raça Dachshund são ótimas companhias para quem deseja deixar o clima do apartamento mais alegre e agitado. Porém, esses animaizinhos precisam de passeios diários e uma atenção especial à saúde, já que podem sofrer com problemas de coluna.

6. Bulldog

Rosto Bulldog
Tanto o Bulldog Francês quanto o Bulldog Inglês são cachorrinhos que se adaptam facilmente a apartamentos e lidam bem com espaços menores, uma vez que não crescem tanto. Os cães dessa raça são muito quietos e fazem pouco barulho. Além disso, são amáveis, lidam bem com as pessoas e acatam bem às ordens do dono.

7. Maltês

Perfil Maltês
Com temperamento amoroso e alegre, cães da raça Maltês são leais e devotos aos seus donos e se adaptam facilmente a ambientes menores. Outro ponto positivo é que eles não costumam agir de forma agressiva na presença de estranhos, aspecto importante para quem procura cães mais silenciosos e que não latem conta facilidade. O desafio para quem opta por esses cãezinhos está no número de pelos que eles soltam, por isso, é necessária bastante paciência na hora de limpar o apê.