Lealdade a toda prova: veja as 10 raças de cachorros mais fieis ao dono

Lealdade a toda prova: veja as 10 raças de cachorros mais fieis ao dono

Procura um cachorro que irá ser fiel a você e a sua família? Confira a lista de raças de cachorro mais fieis aos seus donos.

Cães normalmente são conhecidos como os melhores amigos dos seres humanos. E uma característica que é com certeza essencial em qualquer amizade verdadeira é a lealdade. Qualquer dono de pet com certeza se lembra de muitos momentos especiais ao lado do seu amigo de quatro patas, e é isso o que torna os cães tão especiais: uma vez que damos carinho e atenção a eles, eles vão querer estar ao nosso lado, seja nos momentos bons ou nos momentos ruins.

Entretanto, como você poderá ver neste artigo, algumas raças têm uma tendência maior a serem fieis ao seu dono. São aquelas raças que desenvolvem um apego tão grande por seus donos, que estão dispostas a acompanhá-los por toda parte e a protegê-los sempre, não importa o tamanho do perigo. Como você verá, algumas raças são mais descontraídas e adoram demonstrar todo o seu afeto, enquanto outras costumam ser mais reservadas e mostram a sua fidelidade de forma mais sutil.

  • 01 de 10

    Akita Inu

    Preço Akita Inu folhas

    Os cães da raça Akita Inu são famosos pela sua lealdade. Você talvez até já tenha ouvido falar da história do cãozinho Hachiko, que conquistou o coração do povo japonês, virou livro e até filme. Pois é, ele era da raça Akita Inu.

    O Akita Inu é um cão bem discreto. Não é de ficar brincando muito com as pessoas, mas é extremamente leal e está sempre disposto a protegê-las quando enxerga um perigo.

  • 02 de 10

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão deitado na grama

    O Pastor Alemão é uma raça muito usada como cão de guarda e em operações policiais como cachorros policiais, e isso se deve ao seu formidável desempenho físico e ao seu forte instinto de proteção. Apesar de todo o seu porte imponente, o Pastor Alemão é normalmente um cão muito tranquilo. Costuma se dar bem com toda a família, inclusive com crianças, mas eles também gostam de eleger uma pessoa preferida entre aquelas que cuidam dele, e é a esta pessoa que ele será mais leal.

  • 03 de 10

    Golden Retriever

    Golden Retriever com criança

    O Golden Retriever é aquele tipo de cão que está sempre disposto a acompanhar seu tutor. Não é à toa que eles são uma das raças mais usadas como cão-guia e uma das mais indicadas para conviver entre a família e crianças.

    Especialmente desenvolvida para a caça, a raça se tornou naturalmente obediente e apegada aos seus tutores. E eles adoram acompanhá-los por todos os lugares.

    O Golden Retriever é o tipo de cão ideal para atividades ao ar livre. Apesar de toda a sua lealdade, eles não são indicados para serem usados como cão de guarda, justamente por seu temperamento mais tranquilo e amigável.

  • 04 de 10

    Beagle

    Beagle

    Beagles podem parecer um pouco teimosos às vezes, mas não se engane, eles são cães muito leais. Também usados para caça no passado, a raça é conhecida pelo seu instinto aventureiro e olfato apurado. Talvez por terem sido usados para caça em grupos, os Beagles se tornaram cães muito sociáveis, tanto com humanos como com outros cães. Eles adoram estar juntos com a família e têm um temperamento bem tranquilo.

  • 05 de 10

    Labrador

    Labrador deitado na grama

    O Labrador Retriever tem uma origem e um temperamento semelhantes aos do Golden Retriever. Também são muito usados como cães guia e em terapias e adoram fazer atividades ao ar livre. São muito amigáveis e sociáveis. Dão-se bem com todas as pessoas em geral, inclusive com estranhos, e até por isso não são muito indicados como cães de guarda. Mas não se engane, os Labradores são extremamente leais aos seus tutores e gostam de acompanhá-los por todos dos lugares.

  • 06 de 10

    Dachshund

    Dachshund arlequim

    Conhecidos como salsicha, devido ao seu corpinho alongado, os Dachshund são animais realmente adoráveis. Seu passado como caçadores fez com que eles se tornassem animais muito leais aos seus tutores. Com forte espírito aventureiro, os Dachshund não são de ficar parados. Estão sempre a procurar aventuras, a farejar, cavar ou perseguir bichinhos no jardim. Mas, claro, não dispensam um bom colo nem uma brincadeira com a família.

  • 07 de 10

    Border Collie

    Border collie deitado

    Muito usado no pastoreio antigamente, o Border Collie desenvolveu um natural sentimento de lealdade com os seres humanos. A raça é tida por muitos como a mais inteligente de todas.

    Eles adoram aprender novos truques e mostrar suas habilidades aos tutores. Por outro lado, o Border Collie não costuma ser exatamente amigável com qualquer um. Eles podem desconfiar bastante de pessoas estranhas, pois seu instinto é proteger os tutores e a casa onde vive.

  • 08 de 10

    Cavalier King Charles Spaniel

    O Cavalier King Charles Spaniel é o perfeito cão de companhia. Eles eram inclusive os queridinhos da realeza britânica antigamente. Adoram ficar no colo de seus tutores, e reagem bem com qualquer pessoa, desde crianças a idosos. Até por isso, são muito usados como cães de terapia.

  • 09 de 10

    Kuvasz

    Kuvasz deitado na grama

    De origem asiática, o Kuvasz era muito querido pelos nobres da Hungria, país onde a raça é até hoje muito criada. Eles eram muito usados cães de pastoreio e caça. Isso os tornou obedientes e ao mesmo tempo independentes, já que gostam de viver ao ar livre e pôr em prática os seus instintos. O Kuvasz tem um jeito meio quieto e reservado, mas é um grandalhão muito fiel aos seus tutores.

  • 10 de 10

    Boxer

    Boxer correndo com bolinha na boca

    O Boxer faz bem o tipo de cachorro grande e brincalhão. Eles não costumam dar muita bola para o próprio tamanho e adoram fazer bagunça em qualquer lugar.

    Devido ao seu grande apego aos seres humanos, a raça inclusive tem tendência a desenvolver problemas emocionais se ficar sozinha ou inativa por muito tempo. Portanto, você deseja adotar um Boxer, é bom estar disposto a se exercitar bastante com ele, inclusive em locais abertos, onde ele possa correr à vontade.

    Como você pôde ver, as raças mais fieis ao dono podem apresentar diferenças significativas de comportamento. Umas são mais discretas ou mais corajosas que outras. Mas o certo é que todo cão que recebe carinho e atenção vai desenvolver um forte laço com seus tutores, que pode ser demonstrando através de lambidas carinhosas ou através de potentes latidos para afastar um invasor.