Matilha: veja o que é e conheça 4 raças que gostam de vivem em grupo

Mesmo com a domesticação, o instinto de viver em matilha permanece em alguns cachorros. Entenda mais sobre o assunto!

matilha de cachorro branco na neve

Não é segredo que os cães são descendentes dos lobos, mas você sabia que alguns deles ainda carregam os costumes de seus ancestrais? Um exemplo disso é o comportamento em grupo. Os lobos vivem em alcateias e os cães apresentam similaridade, com o grupo nomeado de matilha.

Com o passar dos anos, a domesticação contribuiu para que esse hábito fosse mudado, entretanto, muitos cães ainda carregam esse instinto dentro si. Nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre como a matilha funciona e quais raças se identificam com esse estilo de vida.

O que é matilha?

De acordo com o dicionário, matilha é um “conjunto de cães, geralmente empregados pela caça”. Essa definição parece antiga e em desuso, não é mesmo? Porém, mesmo o cão mais domesticado, ainda acredita pertencer a uma matilha, mesmo que ela seja formada por sua família humana.

Toda matilha tem um líder, geralmente o mais forte e ativo, que irá impor respeito e regras, além de manter os demais seguros e alimentados. Mesmo com a domesticação, alguns cães que vivem em grupo acreditam serem os líderes de sua matilha, enquanto outros depositam essa função totalmente no tutor.

No primeiro caso, o cão pode apresentar teimosia, territorialismo e independência, já que acredita estar no comando. Com esses cães, é necessário que o tutor seja firme e claro na hora de impor regras e limites.

Entretanto, é importante ressaltar que, para que o tutor seja visto como líder da matilha pelo cão, não se deve usar punições e castigos severos. Isso só fará com que o cachorro tenha medo, e não respeito. Seja firme, porém sempre gentil com seu pet e procure um especialista se necessário.

Cães que gostam de viver em matilha 

  • 01 de 4

    Husky siberiano

    husky siberiano na neve

    O husky é um cachorro de matilha, o que facilita a convivência com pessoas de todas as idades e até mesmo com outros cães. Ele adora brincar e se exercitar, e herdou duas características de seus ancestrais lobos: gosta de uivar e de estar acompanhado.

  • 02 de 4

    Akita inu

    Akita Inu

    O akita não consegue conviver muito bem com outro cão do mesmo sexo, independente da raça. Os que têm o instinto de alfa – de líder – tendem a querer dominar outros cães. Apesar disso, é muito amigável e leal, só precisa de tempo para adquirir confiança.

  • 03 de 4

    Malamute do Alasca

    malamute do alasca na neve

    O malamute do alasca adora brincar e é muito gentil, porém, é leal apenas a um líder, devido ao instinto de matilha. É ótimo com atividades físicas, mas precisa de um tutor paciente desde filhote, para evitar maus comportamentos. Além disso, é tão amigável que não serve para cão de guarda, pois se deixa conquistar por qualquer um.

  • 04 de 4

    Basset hound

    basset hound sentado

    Originalmente, era um cão de caça de matilha, o que torna o basset hound sociável com outros cães e pets em geral. É esperto, mas também é teimoso, o que pode dificultar um pouco o treinamento. Seu instinto de caça ainda é forte, e se tiver oportunidade de sair para caçar por conta própria, ele vai adorar a aventura, então fique atento!

Comentários