Cachorros brincalhões: confira 12 raças de cachorro que gostam de brincar

Cachorros brincalhões: confira 12 raças de cachorro que gostam de brincar

Cachorros são ótimos companheiros para os seus donos quando o assunto é diversão. Confira nessa lista as 12 raças de cachorro que mais gostam de brincar.

Um dos grandes motivos para adotar um pet é a diversão que eles podem trazer para nossas vidas. Mesmo sendo conhecidos em geral como ótimas companhias para os momentos de lazer, os cães podem variar bastante quanto ao seu nível de atividade.

Neste artigo, apresentaremos a você uma lista com 12 raças de cachorro que adoram brincar. Os animais dessa lista são ideais para quem tem disposição para se divertir com seu amigo de quatro patas, especialmente no caso de crianças. No entanto, como você verá, as raças apresentadas aqui podem variar bastante quanto à obediência, comportamento com estranhos e o tipo de atividades que gostam de realizar.

  • 01 de 12

    Labrador

    Labrador brincando na água

    Quando o assunto é diversão, os cães da raça Labrador Retriever sempre devem ser lembrados. Eles adoram brincar com seus tutores e são uma ótima companhia para práticas esportivas. Muito sociável, o Labrador costuma se dar bem com outros animais e com crianças, o que o torna um cão ideal para a família.

  • 02 de 12

    Schnauzer

    Schnauzer preto e branco

    Os Schnauzer são outra raça bem agitada e que gostam de se aventurar. Isso se deve a um extinto caçador que se preservou com o passar do tempo. Especula-se que a raça seja resultado do cruzamento de affenpinschers com poodles, raças também muito inteligentes e agitadas. Se você adotar um Schnauzer, é bom estar preparado para se exercitar bastante com ele.

  • 03 de 12

    Dálmata

    Dálmata marrom deitado

    Os Dálmatas têm um aspecto realmente cativante e não é à toa que ganharam até um desenho animado. A raça é conhecida por ser bastante companheira e brincalhona. O seu nível de energia é alto, apesar de eles não serem considerados uma raça esportiva. Se não se exercitarem o bastante, podem inclusive apresentar um comportamento desobediente.

  • 04 de 12

    Beagle

    Beagle deitado na grama

    Os Beagles são aventureiros por natureza. A raça é conhecida por ter um olfato potente e gostam de perambular por aí seguindo os odores que encontram. São extremamente sociáveis, tanto com outros animais como com pessoas desconhecidas. São cães ideais para a família, até por se darem muito bem com crianças.

  • 05 de 12

    Golden Retriever

    Golden Retreiver brincando

    O Golden Retriever também é muito lembrado como uma raça brincalhona, ou mesmo esportiva. No passado, eram muito usados para caça, o que os tornou obedientes, inteligentes e cheios de energia. O Golden Retriever é um companheiro para todas as horas. São muito usados como cão-guia e em terapias, justamente por seu companheirismo e disposição para se exercitar com seus tutores.

  • 06 de 12

    Pastor Australiano

    pastor-australiano-ao-ar-livre

    Como o próprio nome diz, o Pastor Australiano era muito usado no passado para o pastoreio. A raça é muito ativa, dócil e companheira. Apesar de lidar muito bem com a família, sendo inclusive ideal para quem tem crianças em casa, o Pastor Australiano não se dá muito bem com estranhos. Devido ao seu grande territorialismo, eles também podem ser usados como cães de guarda.

  • 07 de 12

    West Highland White Terrier

    O West Highland White Terrier, ou simplesmente Westie, como gostam de chamá-lo seus tutores, é um cão muito esperto e brincalhão. A raça foi desenvolvida especialmente para caça, e isso explica toda a sua inteligência e hiperatividade. Apesar de facilmente adestráveis, podem eventualmente apresentar um comportamento teimoso.

  • 08 de 12

    Poodle

    2 Poodles toy brancos

    Poodles costumam ser considerados uma raça muito inteligente ou mesmo a mais inteligente do mundo. São cães muito agitados, que adoram aprender novos truques. Apesar da facilidade em adestrá-los, os Poodles podem ser teimosos de vez em quando.

  • 09 de 12

    Boxer

    Saiba tudo sobre a raça boxer

    Os Boxers são uma raça muito ativa, que adoram acompanhar seus tutores em atividades ao ar livre. Muito inteligentes, são facilmente adestráveis e obedientes. Apesar de se dar muito bem com a família, seu forte instinto protetor pode torná-los agressivos com estranhos.

  • 10 de 12

    Papillon

    Papillon

    O Papillon, ou Spaniel Anão Continental, é um pequeno cãozinho muito agitado. Definitivamente não é do tipo que fica quietinho no colo do seu tutor. Os animais dessa raça estão sempre à procura de alguma aventura e adoram exercitar seu instinto caçador. Extremamente protetores, quando percebem um perigo se esquecem completamente do seu pequeno tamanho e enfrentam o que estiver pela frente.

  • 11 de 12

    Bichon Frisé

    Bichon Frisé sentado na grama

    O Bichon Frisé é outra raça fofinha e bastante agitada. São companheiros para todos os momentos e adoram brincar com seus donos. São também muito inteligentes e sociáveis. Entretanto, o intenso apego que o Bichon Frisé tem por seus amigos humanos requer que ele receba constante atenção, caso contrário, pode desenvolver problemas emocionais com certa facilidade.

  • 12 de 12

    Vira-lata

    Rosto de um vira-lata

    Os cães vira-latas são resultado da mistura de várias raças e, até por isso, é difícil definir com precisão que tipo de comportamento eles poderão ter. Entretanto, na maioria dos casos eles costumam ser cãezinhos muito espertos e brincalhões. Especialmente se for adotado adulto, o cachorro SRD (Sem Raça Definida) trará consigo toda a experiência de viver nas ruas, o que faz com que ele seja naturalmente obediente e companheiro.

Segurança em primeiro lugar na hora de brincar com o cachorro

Os cães podem ser excelentes companhias para praticamente todos os momentos da vida. Eles enchem de carinho e diversão as nossas vidas e facilmente se tornam parte de nossas famílias. Mas como você pôde ver aqui, algumas raças tendem a ser especialmente agitadas e são essas as mais adequadas para quem tem um estilo de vida mais ativo ou tempo e disposição para se exercitar com seu pet.

O que é importante sempre lembrar, no entanto, é que os cães domésticos, por mais que possam parecer fortes e destemidos, não são muito diferentes de crianças. Ou seja, eles precisam de carinho e atenção constantes para se manterem saudáveis e seguros.

Por isso, quando for se divertir com o seu pet, lembre-se de se certificar se ele estará protegido de possíveis perigos. Numa atividade ao ar livre, por exemplo, é recomendável usar sempre a coleira ou, se for num espaço mais aberto, estar próximo e de olho no seu cão.