Tudo sobre a raça Pug

Conheça tudo o que você precisa saber sobre a raça pug: preço, características, personalidade, história, cuidados e fotos. Confira!

O pug está entre os cachorros de companhia mais antigos do mundo, sendo uma das poucas raças que conservou sua função desde seu nascimento. Sua aparência única e inconfundível, somada ao comportamento dócil e brincalhão, fizeram do pug um sucesso internacional.

Se você está pensando em adotar um novo companheiro para levar a mais pura alegria à sua casa, te propomos descobrir tudo sobre as características, o comportamento e a saúde do pug.

Ficha técnica da raça Pug:

Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Características da raça:

Grupo: Grupo dos Toys
Altura média: 25 a 30 cm
Peso: 6 a 8,5 kg
Personalidade: Brincalhão, Dócil, Teimoso, Encantador, Sociável, Atento, Astuto
Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Personalidade e temperamento do pug

O pug é um cachorro de pequeno porte que tem um caráter amável, brincalhão e carinhoso. São cães ativos por natureza, mas que não suportam exercícios intensos ou prolongados, por causa de sua condição braquicefálica.

Por ter o focinho achatado, os pugs demonstram uma grande dificuldade respiratória. Portanto, sua atividade física deve ser sempre moderada e intercalada com pausas para descanso.

Os pugs são donos de um temperamento forte e gostam de chamar a atenção constantemente. Por isso, apesar de seu pequeno tamanho e docilidade, o pug também precisa ser devidamente educado para evitar certos comportamentos histéricos, como chorar ou latir para conseguir aquilo que desejam (a famosa chantagem emocional).

São cães bastante dependentes de seus tutores e requerem companhia constante, por isso se adaptam com muita facilidade à vida familiar. Um pug que fica muito tempo sozinho, provavelmente desenvolverá sintomas de estresse ou tédio.

Apesar de seu temperamento equilibrado, podem sofrer de ansiedade por separação com bastante frequência, podendo demonstrar alguns comportamentos destrutivos na ausência de seus tutores.

Por isso, se você não conta com o tempo adequado para mimar e educar estes cãezinhos, é melhor pensar em adotar outra raça mais independente.

Por outro lado, o pug apresenta um alto grau de sociabilidade. Como todo cão de colo, não é muito dominante e costuma aprender rapidamente a se relacionar bem com outros cães e gatos.

Personalidade do Pug
O pug se relaciona facilmente com outros cães ou gatos

Características físicas do pug

O pug é uma das raças de cachorros que nunca passa despercebida. É realmente fácil reconhecer estes cães em qualquer lugar, graças à sua peculiar e chamativa aparência. São cães pequenos e robustos, com olhos globulares e esbugalhados, focinho achatado e rabo enroscado.

Sua cabeça é grande em comparação ao seu pequeno corpo e possui um formato redondo. As orelhas são aceitas em duas variedades: orelhas rosadas, pequenas e dobradas para trás; e orelhas de tipo “botão”, pequenas e dobradas para frente, em direção ao olho.

Apesar de seu aspecto “gordinho”, o pug tem um corpo forte e musculoso, coberto por uma pelagem curta e lisa, onde se aceitam as cores prateado, preto, amarelada ou bege.

Todos os exemplares possuem uma grande mancha negra em seu focinho, dando um aspecto sombreado. Outra característica notável desta raça são as rugas que cobrem seu corpo e lhe brindam uma dose extra de fofura.

A seguir, resumimos as principais características físicas desta raça:

  • Altura: entre 25 cm a 31 cm para machos e fêmeas.
  • Peso corporal: 6 kg a 8 kg.
  • Contextura física: corpo pequeno e robusto, coberto por pelagem curta, com patas finas e musculosas.
  • Pelagem: curto, suave e liso, ideal para climas temperados.
  • Cores de pelagem: aceitos nas cores preta, prateado e fulvo.
  • Cabeça: proporcionalmente grande, orelhas caídas para frente ou para trás; focinho achatado (braquicefálico) de cor preto; expressões faciais preocupadas.
  • Olhos: escuros, globulares e esbugalhados.
  • Nariz: pequeno e preto.
  • Rabo: de inserção alta e enroscada.

Fotos de pug

Cuidados com um pug

Apesar de ter uma pelagem curta, esses cachorros costumam perder bastante pelos, principalmente na primavera e no outono, que é quando ocorre a troca dos pelos. Seu Pug necessitará de escovações diárias para eliminar os pelos mortos e as impurezas de sua pelagem.

Como sua pele é bem sensível, os banhos frequentes são muito prejudiciais, pois eliminam a oleosidade natural que reveste e protege seu corpo. Você pode dar um banho no seu pug a cada 2 ou 3 meses, porém precisará limpar de 3 a 4 vezes por semana as rugas de seu rosto e seu focinho com uma gaze umedecida e secar bem.

O acúmulo de impurezas nessas regiões favorece o desenvolvimento de infecções e prejudica gravemente a saúde de seu pug.

Seu pug precisará de muita companhia para manter seu caráter equilibrado e evitar os comportamentos destrutivos associados à ansiedade por separação. Será fundamental socializá-lo desde filhote para ensiná-lo a se relacionar com as pessoas, com outros animais e com seus brinquedos.

Além disso, seu melhor amigo precisará ser fisicamente e mentalmente estimulado para permanecer feliz e saudável. Porém, lembre-se que o Pug não deve ser exposto a exercícios intensos. O ideal é realizar 2 passeios diários, com 25 ou 30 minutos cada um, intercalando sempre a caminhada com intervalos para descanso.

Por sua estrutura braquicefálica e seu corpo robusto, os pugs têm pouca resistência às mudanças climáticas. De fato, um choque térmico pode fazer este cãozinho adoecer seriamente.

Por isso, é muito importante que seu pug não se exponha a ventos, chuvas, e outras adversidades climáticas. E se você vive em uma região com inverno mais marcante, lembre-se de proteger seu animal do frio.

Como todo cachorro, o pug precisa receber uma nutrição equilibrada para permanecer alegre, feliz e saudável. É importante escolher uma ração de ótima qualidade como base da dieta de seu cãozinho, além de respeitar as proporções e quantidades adequadas ao seu peso, tamanho e idade.

Cuidados com a saúde do pug

O pug, assim como todos os cães braquicefálicos, costuma ser vulnerável a transtornos relacionados ao aparelho respiratório. Estes cãezinhos apresentam certa tendência a sofrer alergias, dificuldade respiratória, resfriados, e até pneumonia. Por isso, é altamente perigoso expor um pug a choques de temperatura ou adversidades climáticas.

Apesar de sua condição braquicefálica, o pug se caracteriza como um cão saudável, cuja expectativa de vida gira em torno de 12 a 15 anos. Com menor frequência, a raça também pode apresentar as seguintes patologias:

  • Narinas estenotipas
  • Luxação de patela
  • Doença de Legg-Calve-Perthes
  • Entrópio
  • Epilepsia

Para preservar uma boa saúde e desfrutar de uma longevidade privilegiada, seu pug necessita receber uma adequada medicina preventiva. Por isso, não esqueça as visitas periódicas ao veterinário (de 6 em 6 meses), o calendário de vacinação e os tratamentos antiparasitários internos (vermífugos) e externos (pipetas, comprimidos mastigáveis, etc.).

Preço de um filhote de pug

Se você está pensando em adotar um belo filhote pug, deve saber que seu investimento dependerá fundamentalmente da linhagem de seu cãozinho e do seu canil de origem.

Para oferecer uma estimativa, um filhote de pug pode custar de 1 mil até 3 mil reais.

Lembre-se que não é recomendável comprar filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou pela internet.

Dúvidas frequentes sobre os pugs

O pug solta muito pelo?

O pug solta bastante pelo, principalmente durante a primavera e o outono, que é quando ocorre a troca de pelagem. A escovação diária pode ajudar a reduzir a quantidade de pelos pela casa e nas roupas.

O pug late muito?

O pug quase não late e é um cão geralmente silencioso. Quando emite algum barulho, parece mais com um grunhido do que com um latido.

O pug é bom para apartamento?

O pug é uma raça excelente para apartamentos e espaços reduzidos. Por ser um cão pequeno e sensível, o pug se adapta muito bem à vida familiar, com uma exposição controlada ao ar livre.

O pug é um bom cão para crianças?

O pug é um cão doméstico por excelência: seu temperamento é dócil, ativo e brincalhão. Uma característica fabulosa para acompanhar nossas crianças em suas aventuras. Porém, lembre-se que o pug é um cão braquicefálico e não deve ser exposto a atividades físicas intensas.

O pug pode conviver com outros cães e gatos?

O pug apresenta um alto índice de sociabilidade, mas também precisa ser socializado desde filhote para aprender a se relacionar pacificamente com pessoas desconhecidas e com outros animais, como cães e gatos.

História e origens do pug

Assim como a maioria das raças caninas, o pug guarda certa polêmica sobre seu nascimento. Atualmente, sabemos que são originários da antiga China, e que seus antepassados já eram retratados no ano 700 a.C.

Muitos especialistas também apontam para a estreita relação genética entre o pequinês e o pug. A história confirma que ambas raças eram as favoritas como cães de companhia nos monastérios tibetanos.

A introdução do pug na cultura ocidental aconteceu graças às relações comerciais entre a China e a Europa. A partir do século XVI, o país asiático começou a exportar uma enorme quantidade de mercadoria para Holanda, Inglaterra, Portugal e Espanha.

Supõe-se que os primeiros exemplares de pug chegaram à Holanda como presentes para agradar a nobreza e a realeza holandesa.

O sucesso do pug na sociedade europeia não poderia ter sido maior. Primeiro, esta raça se tornou a queridinha da família real holandesa. Rapidamente, se espalhou pelas cortes europeias, sendo escolhidos como os companheiros dos monarcas e seus herdeiros.

O pintor britânico William Hogarth era tão fanático por esses cãezinhos que nos presenteou com inúmeros retratos históricos desta raça. Sua pintura mais famosa, chamada “House of Cards”, retrata justamente os pugs pretos da família, brincando junto às crianças da corte.

Posteriormente, o famosíssimo pintor Goya também retratou a adoração por esta raça na Espanha.

Somente no início do século XIX, o pug foi reconhecido e padronizado como raça pelo AKC (American Kennel Club). A partir disso, ganhou grande popularidade e a quantidade de cachorros dessa raça aumentou notavelmente no continente americano.

Com o passar dos anos, o pug foi se reafirmando como uma das raças mais queridas e premiadas em todo o mundo.

Comentários