Fofinhos e orelhudos: conheça 12 raças de cachorro com orelha grande

Fizemos umas lista com 12 raças de cachorro com orelha grande, suas principais características e os cuidados necessários com eles

Há cachorros de todos os tipos: pequenos, grandes, gordos, magros, brancos, pretos, vermelhos… A variedade é tanta que às vezes é até difícil acreditar que se trata de uma única espécie. Hoje nós vamos tratar de raças de cães com uma característica bem interessante: orelhas grandes.

Vamos conferir quais são as raças de cachorro mais orelhudas?

  • 01 de 12

    Beagle

    Rosto Beagle

    Começamos nossa lista com o Beagle, um dos mais famosos cães de orelha grande. E não são apenas as orelhas que são grandes nessa raça. A energia do Beagle também é imensa. A raça já foi muito usada em caças no passado, e, graças ao seu potente faro, era muito eficiente em encontrar as presas.

    Até hoje o Beagle conserva um grande espírito aventureiro e está sempre disposto a encher um lar com alegria.

  • 02 de 12

    Basset Hound

    Tudo sobre a raça Basset Hound

    As orelhas enormes e caídas do Basset Hound contribuem para dar um aspecto de cachorro preguiçoso, e até melancólico, para os cães da raça. E embora o Basset Hound normalmente prefira estar no conforto do lar, eles também são capazes de viver grandes aventuras. Seu faro também muito potente pode levá-lo a explorar os mais diversos lugares.

  • 03 de 12

    Bloodhound

    bloodhound-deitado-na-grama

    Nosso terceiro orelhudo, o Bloodhound talvez não seja muito conhecido no Brasil. Aqui ele também é chamado de Cão de Santo Humberto. A raça já foi usada para caça na Inglaterra, país de onde ela se origina. O cachorro do famoso detetive Sherlock Holmes, inclusive, era um Bloodhound. De fato, graças ao seu focinho super eficiente, esse orelhudo pode ser de grande ajuda.

  • 04 de 12

    Dachshund

    Dachshund arlequim

    O Dachshund, também chamado de “salsicha”, não é fofo apenas devido ao seu corpo alongado, com patas curtas. As suas orelhas, quase tão grandes quanto a cabeça, também contribuem para dar um aspecto único para a raça.

    Bastante inteligentes, os Dachshunds são cães de fácil adaptação e que não costumam criar problemas, embora às vezes esses pequeninos orelhudos também possam ser teimosos.

  • 05 de 12

    Chihuahua

    Rosto do Chihuahua

    O Chihuahua é conhecido como a menor raça do mundo, mas nem tudo nele é tão pequeno assim. O fato de a cabeça do Chihuahua ser bem pequena contribui para que as orelhas pareçam enormes.

    Originária do México, a raça é usada como cachorro de companhia há muitos séculos, sendo uma das mais populares em todo o mundo nessa função.

  • 06 de 12

    Welsh Corgi

    welsh corgi pembroke pelo claro

    O Welsh Corgi pode não ser muito conhecido no Brasil, mas ele se tornou o queridinho da rainha da Inglaterra. E há muitos motivos para isso. O Welsh Corgi é um cãozinho cheio de energia, com orelhas que estão sempre levantadas, como se ele estivesse sempre à espera de viver uma aventura.

  • 07 de 12

    Papillon

    papillon sentado nas folhas

    Papillons são cães de origem francesa que fazem bem o tipo “cachorro de madame”. Eles são pequenos, fofos e brincalhões, e também possuem orelhas bem engraçadas. Embora as orelhas do Papillon não sejam realmente muito grandes, a pelagem longa contribui para que elas pareçam maiores.

    Isso inclusive está na origem do nome da raça. Papillon significa borboleta em francês e é uma alusão às orelhas enormes, semelhantes às asas de uma borboleta.

  • 08 de 12

    Weimaraner

    Weimaraner escuro parado, observando, ao ar livre.

    O Weimaraner é um cachorro de grande porte de origem alemã e orelhas caídas. Apesar do porte avantajado, ele é cheio de energia, podendo servir muito bem como cão de caça e cão de guarda. Seu pelo curto pode assumir um tom mais preto, mas costuma ser cinza ou prateado, o que deu origem ao apelido “fantasma cinza” para a raça.

  • 09 de 12

    Cavalier King Charles Spaniel

    cavalier king charles spaniel correndo

    O Cavalier King Charles Spaniel é um perfeito cavalheiro. Dócil, paciente e leal, a raça é famosa como cão de companhia, tendo sido muito apreciada pela nobreza europeia de antigamente.

    Os pelos longos e a cabeça pequena realçam o tamanho das orelhas, que se destacam na aparência do Cavalier King Charles Spaniel. Embora quase sempre sempre tranquilo, pode se ficar bastante excitado no meio de pessoas conhecidas.

  • 10 de 12

    Poodle

    Poodle grande

    O Poodle talvez não seja muito lembrado pelas suas orelhas, mas elas são tão grandes quanto outras orelhas nesta lista. A raça ainda possui muitos outros atributos, que explicam a sua imensa popularidade em todo o mundo.

    Poodles são cachorros extremamente inteligentes, e podem também ser muito ativos e protetores. A pelagem fofa e ondulada é também hipoalergênica, ideal para aqueles que sofrem de alergia a cães.

  • 11 de 12

    Cocker Spaniel

    Cocker Spaniel Inglês marrom

    Os Cocker Spaniels se dividem em Cocker Spaniel Inglês e Cocker Spaniel Americano, sendo que esse último costuma ter orelhas ainda maiores que o seu primo inglês. As duas raças são conhecidas pela grande inteligência, o que faz com que sejam muito usados em eventos de exibição.

    Por outro lado, Cocker Spaniels costumam ser bastante sensíveis e apegados aos seus donos, podendo facilmente desenvolver ansiedade por separação.

  • 12 de 12

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão língua fundo verde

    Você talvez nem imaginasse que o Pastor Alemão pudesse estar nesta lista, mas a verdade é que a raça possui orelhas muito grandes também. Isso talvez esteja ligado ao parentesco mais próximo que os Pastores Alemães têm com os lobos.

    Muitos também argumentam que isso explicaria as incríveis habilidade físicas e mentais da raça. O Pastor Alemão é inteligente, leal, veloz, forte e ágil, além de ter um bom faro e, claro, uma excelente audição.

Orelhas grandes requerem cuidados

Neste artigo você pode conferir 12 raças com orelhas bem grandes. Você deve concordar que essa característica só contribui para que os cães sejam ainda mais fofos e fascinantes. As orelhas grandes, no entanto, podem ser muito úteis para os nossos amiguinhos, que podem utilizá-las para ouvir melhor ou para deixar ainda mais claras as suas emoções.

Por outro lado, orelhas grandes também podem dar um pouco de dor de cabeça. Cães com orelhas maiores estão mais propensos a desenvolverem otite, uma inflamação no aparelho auditivo que, em casos graves, pode levar à perda de audição.

Nesse artigo te contamos sobre cachorros com orelhão, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *