9 raças de cachorro que adoram brincar com água

Listamos 9 raças de cachorros que adoram estar e brincar com a água. Saiba quais são eles e suas principais características.

Os cães são excelentes companhias para vários momentos do nosso dia a dia. Praticamente todas as raças não dispensam uma boa brincadeira com seus tutores, embora algumas possam ser consideradas mais brincalhonas. Porém, é importante saber que tipo de brincadeira pode ou não ser feita com o seu pet.

Nesse artigo, nós separamos para você uma lista com 9 raças que adoram brincar com água. Os cães dessa lista costumam ser excelentes nadadores e veem a hora do banho muito mais como diversão do que como obrigação.

Entretanto, mesmo que o seu pet tenha grande afinidade com água, é sempre bom estar por perto e controlar as aventuras aquáticas dele. De preferência, brinque com ele apenas em áreas rasas e nunca por muito tempo.

Se for brincar em piscinas, por exemplo, não deixe o seu cão beber a água, pois o cloro nela pode fazer mal a ele. E sempre dê um banho antes e depois de o seu pet entrar na piscina ou no mar, pois a água salgada pode fazer mal ao pelo dos cães também.

  • 01 de 9

    Labrador

    Labrador brincando na água

    Labradores parecem grandes crianças, que nunca se cansam de brincar com seus tutores. A raça é uma das que mais gostam de se divertir com água e são inclusive indicadas caso você queira uma companhia para fazer esportes aquáticos, como a natação. O Labrador é resultado da união do Terra Nova e de uma raça conhecida como cão d’água. Portanto, é fácil perceber que essa característica está no DNA deles.

  • 02 de 9

    Poodle

    poodle-toy-cachoeira

    Muitas pessoas podem achar que o Poodle é um cãozinho delicado, que só gosta de viver trancado em casa. Mas a verdade é que eles são uma raça muita ativa e inteligente. E uma das coisas que os Poodles mais gostam de fazer é brincar com água. A raça inclusive foi muito usada antigamente em atividades aquáticas e isso está até na origem do seu nome, que vem do alemão pudel (“espirrar sobre”). Pelo visto, já faz bastante tempo que os Poodles adoram dar um bom mergulho.

  • 03 de 9

    Golden Retriever

    Golden brincando com água

    Assim como o outro retriever famoso (o Labrador), o Golden Retriever também adora brincar com água. Inclusive, uma das razões para a raça ter sido criada era obter um cachorro ideal para mergulhar e capturar peixes! Golden Retrievers gostam tanto de brincar com água, que não resistem a uma poça de lama. Por isso, você provavelmente terá que lavá-lo com frequência, mas atenção, mesmo o banho será uma brincadeira para ele!

  • 04 de 9

    Setter Irlandês

    O Setter Irlandês é com certeza uma das raças mais elegantes que existem. Porém, ele definitivamente não é apenas um gigante decorativo. O Setter Irlandês é muito ativo e adora fazer atividades ao ar livre com seus tutores. Isso com certeza inclui pular numa piscina ou numa lagoa. São animais muito protetores, que sempre avisam quando enxergam um perigo, apesar de não serem muito recomendados como cães de guarda.

  • 05 de 9

    Cão de Água Português

    Cão de Água Português

    O gosto pela água já está no nome da raça. O Cão de Água Português é originário da região de Algarve, em Portugal. Era muito usado pelos pescadores locais em suas incursões ao mar, por ser um excelente nadador. Hoje em dia o Cão de Água Português é mais usado como cão de guarda e de companhia. O ex-presidente americano Barack Obama tem um cadela dessa raça, chamada Sunny.

  • 06 de 9

    Labradoodle

    Resultado da união entre Labrador e Poodle, o Labradoodle une muitas qualidades de um de outro, inclusive o gosto pela água. A raça é muito indicada para pessoas alérgicas, devido às características únicas do seu pelo. É também um excelente cão de companhia.

  • 07 de 9

    Pastor Alemão

    Pastor alemão brincando com mangueira.

    O Pastor Alemão não é originariamente uma raça de nadadores, mas ele tem tantos atributos físicos que não decepciona na hora de nadar. Muito ativos e inteligentes, os Pastores Alemães adoram se intrometer quando seus tutores estão usando uma mangueira para molhar o jardim.

  • 08 de 9

    Chesapeake Bay Retriever

    Outro representante da linhagem retriever, o Chesapeake Bay Retriever provavelmente descende do Terra Nova e do Labrador. Assim como seus parentes, ele é um exímio nadador, e costumava ser imbatível nas caças a patos antigamente. Como os outros animais da linhagem, o Chesapeake Bay Retriever possui uma oleosidade natural nos seus pelos, que os tornam impermeáveis à água.

  • 09 de 9

    Lagotto Romagnolo

    Lagotto Romagnolo castanho perto da água

    Natural da região da Romagna, na Itália, o Lagotto Romagnolo é usado em atividades aquáticas há muito tempo. Supõe-se até que a raça tenha sido popular entre os antigos romanos. Com o tempo, eles se especializaram numa atividade nada comum: a caça de trufas, um tipo de fungo subterrâneo. Para achá-las, o Lagotto Romagnolo tinha que penetrar em florestas e atravessar pântanos, o que exigia muita determinação e grande habilidade para nadar.

Nadar é um excelente exercício

As 9 raças que listamos aqui adoram nadar ou pelo menos brincar com água. E eles estão certíssimos em gostar dessas atividades. Nadar é um excelente exercício físico, que ajuda a condicionar várias partes do corpo, além de ser bem refrescante em dias mais quentes.

Porém, mesmo raças que não são conhecidas como “aquáticas”, a exemplo de Pugs e Dachshunds, podem aprender a nadar. Para isso, você precisa tomar cuidados semelhantes àqueles que uma criança necessita quando está aprendendo a nadar. Ou seja, precisa usar equipamentos de segurança, como boias e coletes salva-vidas, precisa estar sempre por perto, indicando o que o seu cão deve fazer e, o mais importante, precisa ter bastante paciência com ele.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *