Como limpar os brinquedos dos cães de maneira correta

Veja a maneira correta de higienizar os brinquedos dos cães, a frequência indicada e a importância da limpeza
Bichon Frisé brincando com bolinha no apartamento

O cuidado com os cães são vários, desde a escolha de qual comedouro e bebedouro é o ideal, até a limpeza de todos os acessórios dos bichinhos. Para manter a saúde e o bem-estar do pet, é muito importante que o tutor procure higienizar diariamente, ou pelo menos três vezes na semana, todos os itens de uso contínuo do animal, como os potes, a caminha e até mesmo os brinquedos. 

Os brinquedos do pet podem muitas vezes acumular baba do animal, bactérias e outros tipos de sujeira. Por isso, é muito importante higienizar da forma correta. Ao limpar os acessórios do pet com frequência, você estará evitando uma série de doenças, como a gripe canina, que pode ser bastante grave. 

E existe uma forma ideal e correta para higienizar os brinquedos dos cães. E nós, é claro, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto neste artigo. Acompanhe até o final. Vamos lá!

Por que limpar o brinquedo dos cães?

Brinquedos de morder

Os brinquedos são muito importantes para os cães em qualquer fase da vida deles. Os acessórios que auxiliam nas brincadeiras ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e podem ainda, auxiliar no desenvolvimento das habilidades físicas e psíquicas. Logo, se o seu pet ainda não tem um brinquedo, providencie um para o seu amigo peludo.

Os brinquedos, assim como os potes de ração e água, estão em contato com a boca do pet o tempo inteiro, logo, além da saliva e baba do animal que fica no objeto, ali se acumulam diversos tipos de vírus, germes e bactérias. Esses microrganismos são extremamente perigosos e podem causar no animal infecções gastrointestinais e outros tipos de doença.

A frequência da limpeza deve ser no mínimo de três vezes na semana. O tutor deve se lembrar que ao limpar o brinquedo do animal, ele está protegendo o bichinho e garantindo o bem-estar dele. E cada tipo de objeto requer uma limpeza diferente, acompanhe. 

Como limpar o brinquedo do meu cãozinho?

Pelúcias 

Os brinquedos de pelúcia podem ser higienizados de duas maneiras diferentes, você pode lavá-los na mão ou colocá-los diretamente na máquina de lavar. Porém, na máquina é necessário ter cuidado para não estragar o brinquedo, logo, opte por uma lavagem suave e confira se a pelúcia não tem nenhum rasgo ou furo, caso tenha, costure antes de colocar para lavar. 

Além disso, você deve colocar sabão neutro, e de preferência um com a capacidade de matar bactérias. Outro cuidado importante é na hora da secagem, a pelúcia deve estar bem sequinha antes de ser devolvida para o seu amigo peludo. Por isso, deixe no sol após a lavagem para que seque bem. 

Cordas 

Brinquedo de puxar

As cordas podem acumular muitas bactérias, restos de saliva e sujeira do ambiente, portanto, devem ser muito bem higienizadas. As cordas não podem ser colocadas na máquina de lavar roupas, logo, o tutor pode colocar a corda de molho no sabão e depois esfregá-las com as mãos.

A corda também pode ser um objeto mais difícil de secar, por isso, deixe no sol por algumas horas e só entregue de novo ao cãozinho quando ela estiver completamente seca.

Outro cuidado importante é checar se a corda não tem nenhum fiapo ou pedaço soltando, os fiapos costumam soltar após a lavagem. Se tiver, apare-os completamente, pois se o animal engolir, pode ser perigoso. Fique atento!

Brinquedos de plástico, borracha ou nylon

Os brinquedos de plástico também não podem ser colocados na máquina de lavar. No entanto, para higienizá-los de maneira adequada o tutor pode utilizar uma bucha ou escova. Para isso, coloque os brinquedos de molho em um recipiente com água, sabão neutro e duas colheres de vinagre. O vinagre vai proporcionar uma higienização maior e mais profunda do brinquedo. 

Após deixar os brinquedos de molho, esfregue bem com o auxílio da bucha e enxágue em água corrente. O vinagre tem um cheiro forte para os pets e a maioria dos cães não suportam, por isso, certifique-se que o cheiro do produto não ficou no brinquedo. 

Brinquedos inteligentes 

Esses tipos de brinquedo são aqueles que o tutor pode colocar algum tipo de petisco ou snack dentro, logo, devem ser higienizados diariamente, pois tendem a acumular mais sujeira do que os outros. Além disso, caso o cãozinho não consiga tirar toda a comida de dentro do brinquedo, pode atrair formigas e outros tipos de insetos. Esteja atento.

Logo após a brincadeira do pet, esvazie o brinquedo e lave com bucha e detergente neutro. Espere secar bem antes de colocar mais petiscos ali, pois caso o objeto esteja molhado, pode fazer com que o petisco fique mole. Além disso, certifique-se que montou o brinquedo corretamente e não deixou nenhuma peça solta que o cãozinho possa engolir.

O brinquedo está velho, e agora?

Caso o brinquedo esteja muito velho e já tenha passado por uma série de lavagens, talvez seja hora de comprar um novo, por mais que o seu cãozinho seja muito apegado ao objeto.

Os brinquedos de pelúcia ainda podem ser reformados e não tem problema ficar longos anos com o pet. Mas com o plástico é diferente, pois ao decorrer do tempo começa a soltar algumas substâncias perigosas, por isso, o tutor deve ficar atento.

A vida útil de um brinquedo pode ser de no mínimo um ano ou de no máximo três anos, tudo vai depender da frequência das brincadeiras do peludo. Além disso, sempre fique atento caso solte alguma peça para o cãozinho não engolir. Lembre-se também de escolher um brinquedo adequado para o porte do seu cachorro, principalmente os grandalhões. Cuide do seu amigo e boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *