Raças de cachorro alemão: confira as 12 mais populares

Raças de cachorro alemão: confira as 12 mais populares

Separamos 12 raças de cachorro alemão para você saber um pouco mais sobre a história, comportamento e características física deles

Os alemães são um dos povos mais apaixonados por cachorros em todo o mundo. Inclusive, muitas das raças de cachorro que costumamos ver por aí hoje em dia, surgiram na Alemanha. Você poderá encontrá-las neste artigo e saber um pouco mais sobre a sua história, seu comportamento e suas características físicas.

Além disso, também encontrará algumas raças alemães menos conhecidas aqui no Brasil, mas que também são igualmente incríveis. Boa leitura!

  • 01 de 12

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão deitado na grama

    O Pastor Alemão abre a nossa lista em grande estilo. Quem nunca ouviu falar desta raça cheia de qualidades? O Pastor Alemão não é incrível apenas protegendo rebanhos de animais, sua função original, mas também protegendo casas, servindo como cão-guia, cão de resgate e até como cão-policial, o famoso K-9.

    Além disso, claro, o Pastor Alemão é um grande companheiro para a família. Na verdade, a raça se tornou tão apegada aos seus donos que hoje em dia está entre as que mais sofre com ansiedade de separação.

  • 02 de 12

    Poodle

    Poodle de pelo liso

    O Poodle tem um nome inglês e uma aparência muito elegante, parecida com a de um nobre francês. Os franceses, inclusive, gostam de reivindicar a raça, mas ela na verdade surgiu foi na Alemanha. O nome atual deriva inclusive de uma palavras alemã pudel, e estaria relacionado ao fato de a raça ser muito usada na caça de aves aquáticas antigamente.

    O Poodle já se consagrou como um cachorro de companhia muito calmo e sociável, mas a verdade é que a raça está entre as mais inteligentes do mundo, além de possuir grande vigor físico. Poodles são excelentes nadadores, gostam de atividades ao ar livre e também podem ser muito protetores.

  • 03 de 12

    Doberman

    Doberman na água

    O Doberman está entre as raças mais usadas como cão de guarda. Ele foi inclusive desenvolvido para essa função, através do cruzamento do Pinscher Alemão com raças maiores. Seu porte físico impressiona pela força e imponência, mas também é bastante atlético. A capacidade de correr grandes distâncias está entre as principais qualidades do Doberman, que também é muito tranquilo, atento e inteligente.

  • 04 de 12

    Dachshund

    Dachshund preto deitado

    O Dachshund possui uma aparência marcante. Seu corpo alongado lembra uma salsicha, suas pernas são pequenas e muito ligeiras e suas orelhas quase se arrastam pelo chão.

    Os Dachshunds eram muito usados na caça de pequenos animais, sobretudo texugos (Dachshund significa “cachorro de texugo”), mas se tornaram grandes cães de companhia. São conhecidos por serem muito calmos e por adorarem o colo dos seus donos.

  • 05 de 12

    Schnauzer

    Schnauzer deitado

    O Schnauzer se destaca pelo bigode característico da raça, e seu nome inclusive faz referência a isso. Eles são parentes dos Pinschers e talvez até dos Poodles. Vêm em três tamanhos diferentes: miniatura, que é o mais popular, Standard e Gigante. São muitos corajosos e cheios de energia. Atualmente são cães ideais para a família, mas foram usados até na Segunda Guerra Mundial.

  • 06 de 12

    Rottweiler

    Rottweiler pulando de lado

    Outa raça muito usada para proteção, o Rottweiler é conhecido por ser uma das raças mais bravas do mundo. Isso, claro, só faz sentido se o Rottweiler for provocado ou se ele não for educado da melhor forma. Um Rottweiler que é socializado desde filhote torna-se naturalmente um companheiro leal e afetuoso da família. Mesmo assim, a raça continua sendo apresentando grande instinto protetor e força física.

  • 07 de 12

    Lulu da Pomerânia

    Lulu da Pomerânia deitado

    O Lulu da Pomerânia certamente está entre as raças de cachorro mais fofas do mundo. Seu porte minúsculo e sua tendência a tornar-se apegado aos donos fazem com que ele seja uma companhia ideal para a vida doméstica. O Lulu da Pomerânia, no entanto, descende de cães muito parecidos com lobos, e mantém boa parte dessa herança até hoje. Podem se tornar bastante temperamentais se não forem corretamente educados.

  • 08 de 12

    Boxer

    Boxer tigrado olhando para trás

    Outra raça bastante famosa, o Boxer é conhecido por ser grande, protetor e muito brincalhão. Trata-se de uma companhia perfeita para a família, inclusive para aquelas com crianças pequenas. Com elas, o Boxer se mostrará muito calmo e procurará proteger a todo custo. São excelentes cães de guarda.

  • 09 de 12

    Pinscher

    Pinscher Miniatura

    Pode até não parecer, mas o pequeno Pinscher é um parente próximo do gigante Doberman. Além da pelagem e do formato do corpo, talvez também haja alguma semelhança no comportamento das duas raças. Pinschers, a despeito de serem muito pequenos, podem se mostrar muito protetores e corajosos.

  • 10 de 12

    Dogue Alemão

    Dogue Alemão preto deitado

    O Dogue Alemão é considerado por muitos como o maior cachorro do mundo. Em pé, ele pode facilmente ficar mais alto que o seu dono. Felizmente, o Dogue Alemão costuma ser muito tranquilo e só usa a sua enorme força física na hora de proteger os donos. O personagem Scooby-Doo teria sido inspirado nesta raça, embora ele não seja tão corajoso quanto o verdadeiro Dogue Alemão.

  • 11 de 12

    Braco Alemão de Pelo Curto

    O Braco Alemão de Pelo Curto talvez seja a raça menos conhecida em nossa lista. Ele, no entanto, é um velho companheiro dos alemães, que sempre gostaram de levá-lo em suas caçadas. Na verdade, o Braco Alemão de Pelo Curto é um dos melhores na função de farejar a presa e apontar onde ela está. Como cães de companhia, mostram-se inteligentes, afetuosos e tranquilos.

  • 12 de 12

    Spitz Alemão

    Spitz Alemão médio na grama

    O Spitz Alemão pode ser considerado uma única raça ou um conjunto de raças. O Spitz Alemão apresenta quatro variedades, que se diferenciam sobretudo pelo tamanho, sendo a menor delas o Lulu da Pomerânia. Em comum, todas elas possuem a aparência de lobo, um temperamento ativo e um pouco independente, mas muito leal aos seus donos.

Amigos leais e eficientes

Os alemães têm uma longa história de amor e cooperação com seus cães. Eles procuraram criar raças para diferentes funções, pensando em como elas poderiam ser úteis, mas, claro, nunca deixaram de lado a ligação emocional com os seus pets.

As raças de cachorro alemão até hoje se destacam pela lealdade e amizade que desenvolvem com seus donos, estando entre os melhores exemplos de como os cães podem ser indispensáveis em nossa vidas.