Os cachorros chineses conquistam o mundo inteiro, mas o sucesso deles é bem marcante no Brasil. O motivo de tanta afeição pelas raças chinesas vem devido às expressões fofas, o nível de amizade com o tutor, personalidade única e também uma teimosia bem característica de todos os cães asiáticos. E você já conhece todos os cães chineses?
A plataforma Dog Hero realizou uma pesquisa para mostrar as 20 raças mais populares do país e nesse ranking, 40% dos cães presentes eram de raças chinesas, como o pug e o shih tzu, por exemplo.
Entretanto, poucos sabem quais raças são chinesas, logo, é muito bom você conhecer até mesmo para saber se você tem um em casa, podendo descobrir um pouco mais sobre ele. Neste artigo nós vamos te mostrar todas as raças chinesas. Acompanhe até o final!
Raças de cachorro chinês: você ja sabia quais são?
- 01 de 9
Pug
Por mais que esse cachorrinho “domine” a Europa, América do Norte e também a América do Sul, os pugs são chineses. Cães semelhantes a eles foram encontrados na China por volta de 1700 a.C. Acredita-se que a raça surgiu do cruzamento de lo-sze, lion dog e o pequinês. E o cãozinho ainda é bastante popular por lá, sendo umas das raças chinesas mais famosas e apreciadas.
- 02 de 9
Shih tzu
O shih tzu é tido como um cãozinho chinês, mas acredita-se que na verdade ele surgiu no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O cãozinho ainda foi o animal de estimação favorito da família real chinesa durante a dinastia Ming. O shih tzu era tido como um cão nobre e muito valioso para a nobreza oriental.
- 03 de 9
Chow chow
Conhecido por sua língua roxa ou azulada, esse grande peludo lembra muito um leão. Ao que tudo indica, o chow chow surgiu na China durante a Dinastia Han, que governou o país entre 206 a.C e 22 a.C. Apesar de ser considerado atualmente como um cachorro chinês, alguns historiadores acreditam que esse cãozinho surgiu na Sibéria e foi levado para a China anos depois.
- 04 de 9
Pequinês
Sendo um dos menores cãezinhos do mundo, o pequinês é uma raça chinesa. Esse cãozinho também pode ser considerado um dos mais antigos do mundo. Sua história começou por volta de 800 d.C. e acredita-se que ele tenha vivido na corte da dinastia T’ang. Os pequineses eram os animais de estimação oficiais do Palácio Imperial Chinês, centro cerimonial e político da China, local hoje conhecido por Cidade Proibida.
- 05 de 9
Lhasa apso
O lhasa apso surgiu em uma das aldeias do Tibet, região autônoma, em 800 a.C., onde por muitos anos esse cãozinho foi companheiro dos monges e budistas. Eles possuíam crenças sagradas sobre o animal, devido ao seu porte nobre e inteligência. Além disso, esses cães também protegiam os templos pela capacidade de identificarem quem era amigo ou inimigo.
- 06 de 9
Mastim tibetano
A raça mastim tibetano, além de cara é extremamente rara até mesmo na China, seu país de origem. Geralmente, quem cria cachorros dessa raça são pessoas muito ricas na China, pois ele custa cerca de U$ 750 mil dólares, ou seja, R$ 1,5 milhão. Eles possuem um porte gigante e a pelagem é bem semelhante a do Chow Chow.
- 07 de 9
Chongquing Dog
Chongqing é um cãozinho pouco conhecido de uma região da China com o mesmo nome. Do tipo molosso, guarda certas semelhanças com o bulldog e o ridgeback tailandês. Os machos têm até 50 centímetros de altura, enquanto as fêmeas atingem apenas 40 centímetros. É um cão de guarda e, acredita-se que existe por mais de 2000 anos, tornando-se um símbolo da cultura chinesa.
- 08 de 9
Cão de crista chinês
O seu próprio nome já diz de onde ele vem. Esta raça tem duas variedades, sem e com pelagem. A variedade sem pelo deve a sua origem a uma mutação genética. No entanto, o cão de crista chinês não é completamente “careca”. Ele possui pelo na parte inferior das pernas, na cauda e na cabeça em forma de crista, deixando o tronco exposto. É um cachorro pequeno, pesa apenas 7 quilos.