Legumes e verduras que os cães podem comer

Enriquecer a alimentação dos cães é muito benéfico. Por isso, separamos verduras e legumes que podem ser oferecidos aos pets. Confira!
filhote de cachorro em um jardim dentro de um cesto cercado por abóboras

A alimentação natural a base de proteína, legumes e verduras não é muito popular entre todos os tutores. Esse novo estilo de dieta não é muito conhecida e aceita, pois muitos donos de cães não sabem que os peludos podem comer diversos tipos de legumes e verduras. E ao contrário do que se imagina, esse tipo de alimentação pode ser mais benéfico do que a ração. 

As rações muitas vezes são ricas em carboidratos e feitas a base de alguns grãos que os cães não conseguem processar, como o milho e a soja. Além disso, muitos cães que se alimentam apenas de ração acabam tendo diversos problemas nos rins, fígado e bexiga por conta da ração. Por isso, converse com um médico veterinário para conhecer alternativas para o seu amigo peludo. 

Para montar uma dieta a base de legumes e verduras para os seus cães, você vai precisar seguir dois passos: conhecer quais são os vegetais que ele pode comer – tendo conhecimento dos benefícios – e conversar com um médico veterinário sobre quais são as quantidades certas que ele pode ingerir. Além disso, o profissional poderá montar um cardápio para auxiliar o tutor. 

E nós vamos te ajudar no primeiro passo para você começar a oferecer legumes e verduras para os seus cães. Confira! Neste artigo mostraremos quais vegetais os cachorros podem comer e quais são os benefícios de cada um.

Além disso, vamos te explicar da importância do cãozinho ter uma alimentação com verduras e legumes, indo além da ração. Acompanhe até o final. 

Qual a importância de oferecer legumes e verduras para os cães? 

Como a maioria dos tutores sabe, os legumes e as verduras são ricos em vitaminas, minerais, ferro e vários outros nutrientes importantes para a nossa saúde. E todos esses nutrientes também pode ser extremamente benéficos para a saúde dos cães. Além disso, todas essas vitaminas e minerais presentes nos vegetais podem evitar diversos tipos de doenças e problemas de saúde. 

Esses legumes e verduras podem ser tão importantes para os cães, que muitos médicos veterinários costumam passar a alimentação natural como uma alternativa para tratar diversas doenças comuns nos cães, como a obesidade, anemia, câncer, gripe e várias outras. Por isso, adotar esse estilo de dieta para o seu amigo de quatro patas pode ser muito positivo. 

Mas como mencionamos, é muito importante que você não mude a dieta ou comece a oferecer legumes e verduras para os cães por conta própria. Por mais que sejam benéficos para os peludos, se não for oferecido de maneira correta e na quantidade certa, pode causar obesidade ou até mesmo anorexia no animal. Por isso, converse com um médico veterinário para que ele monte uma dieta com base no porte, raça, gasto energético e peso do animal.

Legumes e verduras que podem ser oferecidos aos cães 

Cenoura 

Rica em vitamina A, C e K, a cenoura é uma excelente opção para oferecer aos cães, pois é rica em potássio, fibra, ácido fólico e cobre. A cenoura pode ajudar ainda no funcionamento do organismo do animal.

Brócolis 

O brócolis é um legume rico em proteínas,  zinco, ferro e cálcio. Além disso, ele pode conter algumas vitaminas muito importantes para a saúde do pet como a vitamina C, A, B1, B2 e B6. Logo, o brócolis pode prevenir doenças ligadas aos ossos, doenças cardíacas e até mesmo fortalecer o sistema imunológico. O sabor do brócolis é agradável para a maioria do paladar dos cães.

Folhagens escuras

A couve, o agrião e o espinafre são usados em diversos tipos de dieta para os cães. As folhagens escuras possuem muitas vitaminas, como a K, C e A e são ricas em ferro, fósforo e cálcio.

Beterraba 

A beterraba é uma excelente fonte de nutrientes, além de ser rica em vitamina A e vitaminas do complexo B. Ela pode ser oferecida cozida e sem casca. No entanto, ela não é recomendada para cães com diabetes. Por esse motivo, é muito importante conversar com o médico veterinário antes de oferecê-la para o pet.

Batata e inhame

A batata e o inhame costumam agradar bastante o paladar dos pets, além de serem excelentes fonte de carboidratos, dando mais energia para o cãozinho. Além disso, o inhame e a batata são ricos em vitamina B e C. Mas é importante tomar cuidado com a quantidade, carboidratos em excesso podem causar obesidade e diabetes nos cães.

Vagem e ervilha

Ricas nas  vitaminas A, C, B1, B2, B3 e B6, a vagem e a ervilha são opções saborosas para os cães. Os dois legumes ainda são ricos em ferro e podem fortalecer o sistema imunológico do pet.

Tomate

Por ter um gosto adocicado e com bastante líquido, o tomate é uma excelente opção para fornecer ao cão. É rico em vitaminas A, B e C. O tomate também tem um grande valor nutricional, pois contém Potássio, Cálcio e Ácido Fólico.

Abóbora

Além de saborosa, a abóbora é rica em vitaminas A, C e E e possui proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, sódio, ferro, magnésio e fósforo, sendo um alimento completo e delicioso.

Chuchu

O chuchu é uma ótima fonte de fibras, além de ter uma excelente digestibilidade. É indicado para cães que estão fazendo dieta para emagrecimento. Além disso, é rico em vitamina A e vitamina C.

Palmito

Pobre em calorias, o palmito pode ser uma boa escolha para botar no cardápio do cãozinho. O palmito é um alimento rico em potássio, cálcio e ferro. Ele é muito importante para a manutenção dos ossos e tecidos do corpo dos cães.

Salsinha

É rica em vitamina A, vitaminas B1 e B2, vitamina C e vitamina D. Um ponto positivo é que a salsinha contém poucas calorias. Pode ser fornecida ao animal tanto cozida quanto ao natural.

Qual a melhor maneira de oferecer legumes e verduras para os cães?

Antes de tudo é muito importante entender qual é a melhor maneira de oferecer os legumes e verduras para os cães. O primeiro passo é sempre higienizar muito bem os vegetais com água e sabão, ou vinagre, ou algum outro tipo de produto específico para limpar o alimento. 

Mesmo que você vá retirar a casca, a limpeza é de extrema importância para evitar que o animal acabe ingerindo algum tipo de bactéria ou vírus. O alimento até chegar na sua casa, passa por diversos locais, como o mercado, que podem ser sujos e conter diversos micro organismos. Logo, esteja atento à limpeza. 

Além disso, é muito importante estar atento ao preparo. Os legumes e verduras para serem oferecidos para os cães devem estar cozidos, sem sal e também sem nenhum tipo de gordura, como o azeite. Estar atento ao tamanho do alimento também é importante. Para oferecer os vegetais para o cãozinho, sempre lembre de cortá-los em pedaços pequenos. Isso é importante para evitar que o animal fique engasgado.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *