Cachorro pode comer tomate? Saiba a maneira correta para oferecer

O tomate é uma fruta que os cachorros podem comer, desde que oferecido de forma correta. Saiba as orientações e os benefícios para o pet
cachorro pode comer tomate

O tomate é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo. Fonte de vitamina A e C, esse alimento também serve como um grande aliado na cozinha e marca presença na mesa dos brasileiros, pois a maioria das pessoas – e cães – amam essa deliciosa fruta.

Por ser um alimento saudável e baixo em calorias, muitos tutores se questionam se os cães podem comer tomate, tendo em vista que parece ser uma ótima opção. E sim, os cães podem comer!

Entretanto, existem algumas restrições muito importantes na qual o tutor deve estar ciente antes de oferecer o alimento para o pet. Para saber um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o texto até o final. 

Afinal, cachorro pode comer tomate? Como oferecer?

Os cães podem sim comer tomate, contando que não seja em uma grande quantidade. O ideal é que o cãozinho coma apenas um tomate por dia, tendo intervalo a cada dois dias.

Vale reforçar que se o seu cãozinho segue uma alimentação natural, é importante que você sempre varie nas frutas, verduras e legumes permitidos, para que assim você evite fornecer o tomate para ele todos os dias. 

É preciso estar atento, pois infelizmente o tomate quando oferecido em excesso para o animal, pode causar sérios problemas no coração e no sistema nervoso do peludo, devido aos produtos químicos presentes em seu cultivo.

A maioria dos locais que fazem o cultivo do tomate usam altos níveis de agrotóxico para evitar pragas e outros tipos de problema. Assim como para os humanos, esses produtos são extremamente nocivos e perigosos para os cães. Por isso, sempre lave bem a fruta antes de comer e oferecer para o seu amigo de quarto patas. 

E se o problema está nos agrotóxicos, a quantidade de tomate oferecida ao cãozinho pode ser maior se ele for orgânico? Sim! O alimento orgânico, na grande parte das vezes, é livre de agrotóxicos, pesticidas e vários outros produtos químicos perigosos. Com isso, se o tomate for orgânico, você pode oferecer até 3 tomates médios para o seu cachorro. 

Tomate verde faz mal para cachorro?

Sim! O tomate verde não pode ser consumido por cães. Isso porque ele tem um composto químico chamado glicoalcalóide, que é altamente tóxico para os peludos, podendo causar algumas complicações, como gases, vômitos e diarreia – em casos de ingestão de grandes quantidades, poderão aparecer alguns sintomas de intoxicação. Lembre-se de que o tomate verde ainda não está pronto para ser consumido. 

Além disso, as partes verdes do tomateiro – videira, folhas, caules e frutos verdes – não podem ser ingeridas pelos cães. A solanina é um produto químico presente em altas concentrações nessas partes, que também é encontrada em toda a família da erva-moura, incluindo a batata. Essa substância pode fazer muito mal para o cãozinho, portanto, caso tenha uma plantação da fruta em seu jardim, é melhor manter o animal longe do tomateiro. 

Quais são os benefícios do tomate para os cães? 

O tomate é rico em vitamina A, B e C. Além disso, ele é rico em lipocarotenos, que são responsáveis na luta contra a ação dos radicais livres no organismo dos cães. E o tomate também pode auxiliar no desenvolvimento do sistema imunológico, auxiliando para que os cães não desenvolvam algumas doenças sérias. Ele pode, ainda, melhorar a visão, sendo benéfico para os cães mais idosos. 

E não para por aí! A fruta também é uma ótima aliada na prevenção de infecções urinárias, já que ela é basicamente composta por água. Logo, ela pode contribuir contra casos de desidratação, além de possuir um efeito diurético e depurativo, ajudando a eliminar toxinas e manter uma excelente atividade renal.

No entanto, é muito importante que você converse com um médico veterinário antes de incluir a fruta na alimentação do seu pet, pois alguns animais podem apresentar alergia alimentar. Além disso, com a orientação de um profissional você poderá oferecer a quantidade exata e ideal para o seu amigo de quatro patas. Boa sorte!

Comentários