Goldendoodle: conheça essa raça que é a união entre o Poodle e o Golden Retriever

Muito dócil e amigável, assim é o goldendoodle. Conheça tudo sobre a raça e se surpreenda com esse cachorro
goldendoodle passeando

O goldendoodle é uma das raças híbridas mais populares na Europa e também nos Estados Unidos. Aos poucos a raça tem chegado ao Brasil e tudo indica que ela irá fazer bastante sucesso. Esse cãozinho é uma mistura entre o golden retriever e o poodle, logo, ele acabou herdando a inteligência, fofura e simpatia dessa duas raças tão famosas e queridas.

Neste texto, nós vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essa raça incrível, como a origem, saúde, características e também a personalidade desse peludo. Que tal acompanhar o artigo até o final para descobrir tudo sobre o goldendoodle? Vamos lá!

Origem do goldendoodle

Os primeiros cachorros goldendoodle nasceram em 1992, raça originária da Austrália e dos Estados Unidos na mesma época. Atualmente é uma raça considerada híbrida, portanto não possui um padrão cinológico oficial, ou seja, não é uma raça oficializada. Os goldendoodles são cães mestiços nascidos do cruzamento entre o golden retriever e o poodle, por isso, geralmente essa raça possui um tamanho médio.

Esse cãozinho começou a se tornar popular por serem considerados uma raça hipoalérgica, característica que o poodle possui. Por sua vez, ele também é elogiado por suas habilidades como cão-guia e cão de terapia, algo que herdou do golden retriever, famoso por tradicionalmente realizar tais tarefas.

Características físicas do goldendoodle

goldendoodle femea

Um goldendoodle pode ter três tamanhos diferentes: grande, entre 20 e 30 quilos, médio, com peso que varia entre 14 e 20 quilos, ou mini, sendo 6 quilos o peso máximo dessa variação. Além disso, uma das curiosidades sobre a raça é em relação ao próprio tamanho, tendo em vista que as fêmeas medem em média cerca de 5 centímetros a menos de altura do que os machos.

A expectativa de vida dessa raça é de cerca de 12 a 15 anos, tudo vai depender como o tutor vai cuidar dele. São cães estilizados, de corpo comprido, membros também alongados e leves, que contrastam com uma cauda proporcionalmente curta. A cabeça é fina e longa, com focinho proeminente e escuro. Eles têm olhos escuros e orelhas grandes e caídas nas laterais da cabeça. Uma aparência tão fofa que é impossível não querer ter um em casa!

Algo indiscutível é que os pequenos goldendoodles são extremamente adoráveis e conseguem encantar todo mundo por conta do pelo encaracolado. Mas, uma curiosidade sobre a raça é que os pelos deles quando são filhotes é muito diferente do que eles apresentam quando adultos. Ao nascer, o goldendoodle tem uma pelagem lisa e muito abundante, mas a partir das 6 semanas de idade, esse cabelo começa a enrolar aos poucos e aos 6 meses já está completamente cacheado.

Cores

Como não existe um padrão oficial da raça, não é possível falar em cores permitidas ou não permitidas. Porém, existem as cores típicas que a raça costuma apresentar, como cores claras como o dourado, brancos, marrom, caramelo, preto e cinza. O mais frequente é encontrar os goldendoodles nas cores dourado e caramelo. Em geral, é uma pelagem espessa, longa e crespa, formando assim uma pelagem densa. O seu pelo costuma ainda ser mais grosso e longo na região da face, pernas e cauda.

Personalidade do goldendoodle

O goldendoodle é um cãozinho que pode se orgulhar bastante da sua própria personalidade, pois geralmente são incrivelmente sociáveis, afetuosos e muito, muito doces e delicados. Eles se dão muito bem com cães, gatos, crianças, idosos e todos os outros membros da família.

No entanto, o goldendoodle pode não ser o pet ideal para quem costuma passar muito tempo fora de casa, pois não suporta a solidão. Quando deixado sozinho, pode desenvolver ansiedade de separação e um quadro de tristeza profunda. Sendo assim, ele precisa estar sempre ao lado de humanos, brincando, passeando ou apenas fazendo companhia.

Devido à sua bondade e caráter bastante extrovertido, os goldendoodles não são adequados para serem cães de guarda dos tutores ou da casa, pois não rejeitam estranhos. Além disso, esse é outro motivo para ficar atento em locais muito abertos, o goldendoodle pode querer fazer amizade com qualquer um.

Saiba também que eles são muito ativos, então você deve garantir que eles façam atividade física diariamente. Caso isso não aconteça, pode haver casos de goldendoodles travessos que acabam usando a energia acumulada para destruir objetos e latir com frequência. Esteja atento!

Adestramento

goldendoodle correndo com a bolinha na boca

Um goldendoodle tem uma natureza dócil e colaborativa no treinamento. Isso o torna uma das raças de cães híbridos mais fáceis de treinar. É importante começar com os treinos de sociabilização quando ainda é um filhote, apresentando-o a todos os tipos de pessoas, animais, ambientes e o ensinando a fazer as necessidades no local correto. Isso ajudará a garantir uma personalidade obediente, estável e alegre na vida adulta, bem como a ausência de medo ou agressividade.

Os comandos básicos de obediência, são essenciais para um bom controle e comunicação com o dono. Também deve ser notado que esses cães têm um olfato marcante, então eles podem ser facilmente ensinados a rastrear odores. Para isso, podemos desenvolver jogos de rastreamento ou até esconder brinquedos com ração dentro. Por fim, lembre-se de que será fundamental o uso de reforço positivo em todos os momentos, evitando punições e gritos, apostando em recompensas saborosas, carícias ou palavras gentis.

Cuidados com o goldendoodle

O goldendoodle requer uma série de cuidados diários, como receber uma dieta adequada às suas necessidades nutricionais e energéticas. É importante ter cuidado, pois ele gostam de comer mais que o necessário, o que pode facilmente levá-los ao sobrepeso e obesidade. Junto com a alimentação, devemos cuidar também da hidratação desse peludo, deixando sempre água potável e fresca à disposição.

Quanto à pelagem, precisa ser escovada com frequência, recomendando-se pelo menos uma vez por dia, pois evita a formação de nós e a sujeira que porventura tenha se acumulado, pode ser facilmente removida com uso da escova apropriada. O banho pode ser feito a cada 1 ou 2 meses, dependendo do nível de sujeira. O pelo pode ser aparado a cada trinta dias, mas esse tipo de pet não deve ser tosado. A tosa pode alterar o formato dos cachos.

Saúde do goldendoodle

goldendoodle

Os goldendoodles podem sofrer de doenças hematológicas, como a doença de von Willebrand, que afeta a conformação das plaquetas sanguíneas. Também podem sofrer de distúrbios visuais, como catarata, cegueira, retiniana progressiva ou glaucoma. Essas doenças tendem a aparecer quando o animal já tem mais de 8 anos de idade.

Por isso, é importante que esse pet seja avaliado periodicamente por um médico veterinário para saber o estado de seus olhos e se certificar de que tudo está em ordem. Vacinas e vermífugos são indispensáveis para que o goldendoodle leve uma vida saudável.

Qual o preço do goldendoodle?

O goldendoodle pode custar entre R$ 3.000 a R$ 6.000. O preço vai variar muito conforme o canil ou os criadores. Como não se trata de uma raça oficializada, você deve redobrar a atenção, buscando um canil sério e responsável.

Comentários