Cachorros dóceis: conheça 10 raças amigáveis

Deseja um pet para estar junto da família? Separamos uma lista com 10 raças de cachorros amigáveis e dóceis que farão companhia para seu dono

Já faz bastante tempo que os cães vivem entre nós, nos presenteando com sua companhia, nos protegendo e nos auxiliando em tarefas diárias. A diversão que eles podem nos proporcionar com certeza torna nossas vidas muito melhores. Entretanto, algumas raças de cachorro são menos dispostas a interagir com pessoas, sobretudo se forem pessoas estranhas, enquanto outras são super dóceis, sociáveis e até bastante carentes.

Pensando nisso, vamos tratar neste artigo de 10 raças de cachorros muito amigáveis. Os animais desta lista são ideais para quem deseja um pet para estar junto da família, inclusive se houver crianças em casa. A maioria das raças eram usadas, no passado, como cães pastores e cães de companhia, funções que fortaleciam o laço entre animal e tutor. Para nossa felicidade, esse desejo de estar ao nosso lado permanece neles até hoje.

  • 01 de 10

    Golden Retriever

    Golden Retriever recebendo beijo de uma criança

    Nem é preciso dizer muita coisa sobre o Golden Retriever, né? Essa raça é uma das que mais representam a amizade entre cães e humanos. O Golden Retriever reúne uma grande afinidade com os seus tutores e uma disposição incrível para se exercitar e se divertir. É a mistura perfeita. Por isso, eles são super dóceis e estão sempre por perto em busca de carinho e emoção.

    Por todas essas qualidades, o Golden Retriever é ideal para quem busca um “cachorro atleta”, que gosta de fazer atividades ao ar livre. Também são muito aproveitados como cães-guia e cães de terapia, por terem paciência e disposição para seguir seus donos. Por outro lado, mesmo tendo um considerável instinto de proteção, não são indicados como cães de guarda. Não seria improvável que eles fizessem amizade com um ladrão que invadisse a sua casa…

  • 02 de 10

    Labrador

    Labrador Retriever

    Os Labradores não são muito diferentes dos Golden, já que também pertencem à categoria dos Retrievers. A raça é conhecida como o “cão sorridente”, porque parecem estar sempre de bom humor. Como cães sociáveis que são, os Labradores gostam de estar sempre no meio da família, recebendo carinho e atenção. Também não desprezam uma atividade ao ar livre e são excelentes nadadores.

  • 03 de 10

    Border Collie

    Tudo sobre a raça Border Collie

    O Border Collie é um cachorro com qualidades incríveis e dóceis. A raça é considerada a mais inteligente do mundo e parece ter disposição infinita. Quase nunca estão parados no seu cantinho e procuram sempre alguma emoção para gastar toda a sua energia.

    O Border Collie construiu sua história como um cão-pastor, um dos melhores nessa função. E isso graças à sua obediência, capacidade de aprender comandos e vontade de agradar aos seus tutores. Eles não se adaptam bem à vida em espaços pequenos e precisam de muitos estímulos para se sentirem bem.

  • 04 de 10

    Poodle

    2 Poodles toy brancos

    O Poodle é uma das raças mais populares do mundo. E isso não se deve apenas ao seu visual fofo e elegante ou à sua inteligência bem acima da média. O Poodle é uma das raças mais dóceis que existem e isso os consagrou como excelentes cães de companhia.

    No entanto, o Poodle não é um mero bibelô, pelo contrário. A raça se destaca pela capacidade de obedecer comandos e a disposição para tarefas ao ar livre. Eles são, inclusive, excelentes nadadores.

  • 05 de 10

    Pug

    Pug com chapéu de aniversário

    Os pequenos Pugs também se destacam pela sua afeição às pessoas e a outros animais. Muito dóceis, eles adoram lamber o rosto de quem o pega no colo e até de outros animais. O seu grande apego, no entanto, faz com que eles não reajam bem a longos períodos de separação dos seus tutores.

    Como todos os cães braquicefálicos, os Pugs passam por apuro nos dias mais quentes e têm tendência a desenvolver problemas respiratórios. São excelentes opções para quem vive em apartamento, desde que, claro, possam dar um pequeno passeio de vez em quando, já que tendem a desenvolver obesidade.

  • 06 de 10

    Beagle

    beagle correndo ao ar livre

    Os Beagles são alegres e desbravadores por natureza. A raça era usada na caça de pequenas presas antigamente, graças a seu faro super eficiente e à sua determinação. Até hoje, eles adoram perambular por toda parte, seguindo sempre algum odor. O seu temperamento dócil, ativo e o seu companheirismo o tornam uma excelente opção de cachorro para a família.

  • 07 de 10

    Maltês

    Cachorro da raça Maltês

    O Maltês é um cãozinho realmente adorável. A raça tem uma história milenar, que remonta à Roma e à Grécia Antigas. O Maltês é um admirável cão de companhia: é brincalhão, atencioso e adora um colo. Se dão bem com praticamente todos à sua volta, inclusive com pessoas desconhecidas e outros animais. Por outro lado, a raça tende a ser um pouco teimosa, o que pode dificultar na hora de adestrá-la.

  • 08 de 10

    Boxer

    Boxer latindo com a língua para fora

    O tamanho e a força do Boxer podem até deixar você com medo. Mas essa raça é um ótimo exemplo de cachorro grande e amigável. Os Boxers são muito brincalhões, dóceis e próximos dos seus tutores. Eles, possuem, ainda, um forte instinto protetor e podem ser usados como cães de guarda.

  • 09 de 10

    Cavalier King Charles Spaniel

    Cavalier King Charles Spaniel cabeça observando

    O Cavalier King Charles Spaniel não gosta apenas de fazer novos amigos, ele é também um companheiro extremamente paciente e afetuoso. Mas o que esperar de uma raça criada especialmente para viver no colo de princesas e rainhas? Hoje em dia, o Cavalier King Charles Spaniel é muito usado como cão de terapia, graças ao seu temperamento tranquilo e carinhoso.

  • 10 de 10

    Welsh Corgi

    Welsh corgi na floresta.

    Você talvez nunca tenha ouvido falar do Welsh Corgi, mas, se o seu interesse é por raças muito amigáveis, você com certeza deveria conhecê-lo. Esse baixinho com orelhas de raposa é o queridinho da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, que chegou a criar 7 animais da raça.

    Natural do País de Gales, o Welsh Corgi vem em duas categorias: o Pembroke e o Cardigan. São animais muito ativos e apegados aos seus tutores. Adestrar um Welsh Corgi, no entanto, costuma dar um pouco de dor de cabeça, já que a raça também tem o seu lado temperamental.

Eles detestam a solidão

Você conferiu neste artigo as 10 raças de cachorro mais sociáveis e dóceis. São cães que adoram estar com a família e compartilhar com ela momentos especiais do dia e da vida. Muitas, inclusive, se dão bem até com os estranhos, tamanha a sua vontade de interagir com os seres humanos.

Por outro lado, todo esse apego também tem o seu custo. Cães muito sociáveis tendem a sofrer bastante quando ficam sozinhos e a desenvolver ansiedade por separação. Por isso, se você pensa em criar uma dessas raças, reflita bem se você será capaz de proporcionar toda a companhia que ela necessita para se sentir feliz.

Nesse artigo te contamos sobre raças dóceis, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *