Adestramento de cães: veja as raças de cachorro mais fáceis de adestrar

O adestramento de cães é super importante e há raças que possuem maior facilidade em aprender. Descubra quais são elas!

O adestramento de cães se baseia na técnica de ensinar truques e comandos para obter um bom comportamentos dos pets. Além de melhorar a relação do cão com o tutor, também evita atitudes agressivas e inconvenientes na fase adulta.

Cada cachorro lida de uma forma com o adestramento, algumas raças se saem melhor e aprendem mais rápido, enquanto outras podem ser mais teimosas e desobedientes, portanto, é preciso respeitar o ritmo do peludo.

Nesse artigo, selecionamos as 10 primeiras raças do ranking de inteligência canina desenvolvida por Stanley Coren. Isso significa que esses cães precisam de apenas cinco repetições para começarem a assimilar um comando básico, facilitando o adestramento. Confira!

  • 01 de 10

    Border collie

    border collie dando a pata

    Considerado o cão mais inteligente do mundo, o border collie pode ser facilmente adestrado. Ele precisa ser constantemente estimulado com atividades para seu corpo e sua mente, pois tem muita energia e fica entediado com facilidade. Ele é focado e disciplinado por conta de sua origem como cão pastor, e sua inteligência faz com que não enfrente muita dificuldade com os treinos.

  • 02 de 10

    Poodle

    Poodle pequeno em pé com a língua para fora

    Além de sua inteligência e boa memória, o poodle é muito brincalhão e sociável, ou seja, vai se divertir muito aprendendo truques. A raça é tão fácil de treinar, que é recomendada para quem ainda não tem experiência em adestramento.

  • 03 de 10

    Pastor alemão

    pastor alemao

    Não é à toa que o pastor alemão está entre os cães utilizados para operações policiais, resgate de bombeiros e para a função de cão de guarda. Ele aprende rápido, é disciplinado e seu tutor não encontra muitas dificuldades na hora de seu adestramento. Assim como o border collie, foi criado para o pastoreio, sendo muito inteligente e obediente.

  • 04 de 10

    Golden retriever

    golden pulando obstáculo

    Além do seu charme e beleza, o golden retriever também é popular por sua inteligência. Ele tem boa memória e faz de tudo para agradar o dono, tendo muita energia e facilidade na hora de aprender novos truques em seu treinamento.

  • 05 de 10

    Doberman

    doberman pulando obstáculo

    O doberman carrega injustamente a fama de perigoso, já que é um cão inteligente e obediente. Sua boa memória faz com que aprenda rapidamente novos comandos, mas, por ser um cão muito ativo, precisa ser muito estimulado em seu treinamento.

  • 06 de 10

    Pastor de shetland

    Shetland shepherd

    Com o instinto de pastoreio muito aguçado, é preciso um adestramento adequado para que o pastor de shetland saiba socializar devidamente. Por ocupar a sexta posição entre os cães mais inteligentes, ele mostra interesse e facilidade na hora de aprender, só precisa de um tutor paciente e dedicado.

  • 07 de 10

    Labrador

    labrador dando a pata

    Assim como o golden, o labrador adora agradar o dono. Seu jeito amigável e sua inteligência, fazem com que o adestramento da raça seja simples. Ele tem muita energia pra gastar, mas com o treinamento correto, pode atuar em resgates e como cão guia, pois também é muito gentil.

  • 08 de 10

    Papillon

    Papillon

    O papillon é muito adaptável, o que é um ponto forte em sua educação. Ele é um ótimo companheiro e seu adestramento é fácil, pois ele não é teimoso ou temperamental, e mostra muita habilidade em exercícios que demandam agilidade.

  • 09 de 10

    Rottweiler

    rotweiller pulando obstáculo

    O rottweiler tem muita segurança e disposição na hora de aprender, ele é calmo e atento e não se distrai nos treinamentos. Seu comportamento dócil ou agressivo vai depender da educação que receber, ou seja, com o devido adestramento, o cão da raça pode ser muito carinhoso e obediente.

  • 10 de 10

    Boiadeiro australiano

    boiadeiro australiano pulando obstáculo

    O boiadeiro australiano precisa gastar muita energia, o que pode dar um pouco de trabalho na hora do adestramento. Entretanto, sua inteligência e excelente memória fazem com que obtenha sucesso na hora de aprender novos truques.

É importante ressaltar que estar entre as posições mais baixas do ranking de inteligência, não torna o cão menos capaz de ser adestrado. Isso significa apenas que serão necessárias mais repetições e um pouco mais de tempo, mas todo cachorro pode ser adestrado, em qualquer fase da vida.

Comentários