Melhores raças de cachorro para idosos

Melhores raças de cachorro para idosos

Separamos uma lista com as 7 melhores raças de cachorro para idosos e vamos também te ajudar como escolher o melhor amigo possível para essa fase da vida

A convivência com animais oferece inúmeros benefícios para os idosos. Os cachorros por serem muito carinhosos, cativantes e fieis são a principal opção na hora de escolher uma boa companhia para a terceira idade.

Neste artigo, vamos apresentar a você as 7 melhores raças de cachorro para idosos e vamos também te ensinar como escolher o melhor amigo possível para essa fase da vida.

Você verá, por exemplo, que, antes de tomar a decisão de adotar um cãozinho, é fundamental levar em consideração a sua personalidade e o seu estilo de vida, bem como a personalidade e os cuidados que o seu futuro cão vai requerer.

Como escolher os melhores cachorros para idosos?

Quando falamos sobre “o melhor”, estamos tocando num assunto bem subjetivo, que pode gerar opiniões bem divergentes. Porém, quando nos referimos a escolher um cachorro para uma pessoa idosa, é preciso considerar vários aspectos práticos envolvidos na adoção de um pet.

Geralmente, há uma concordância em dizer que as melhores raças para idosos são as de porte pequeno ou médio. E é verdade que, na maioria dos casos, um cão pequeno requer menos tempo e esforço dos seus tutores que um cachorro grande e robusto. Porém, como você deve imaginar, a questão não se resume apenas a isso.

Escolhendo o cãozinho ideal: não pense só no porte!

O tamanho não é a única variável que devemos considerar ao adotar um cachorro na terceira idade. Também é importante levar em consideração a necessidade de exercícios físicos, os cuidados diários (como a manutenção da pelagem), a expectativa de vida, a educação e os gastos envolvidos em proporcionar uma boa qualidade de vida ao animal.

Vamos a um exemplo prático. O Border Collie é uma raça fascinante, extremamente inteligente e versátil, que muita gente se interessa por adotar. Porém, ela possui muita energia, requer um elevado nível de atividade física diária e exercícios para manter a mente ativa. E, claro, você também teria que gastar um bom tempo escovando aqueles pelos, para que eles continuem brilhantes e sedosos.

Equilíbrio sempre

Esse compromisso diário requer bastante tempo, disposição, energia e paciência dos tutores. E, depois de certa idade, isso poderia nos parecer extremamente cansativo, certo? Por isso, as melhores raças de cachorro para idosos costumam ter um temperamento mais equilibrado e precisam de cuidados relativamente simples.

Mas
não devemos esquecer que o comportamento de um cachorro não depende
só da raça e da herança genética. A educação e o ambiente que o
tutor proporciona também influenciam na formação do caráter de um
cão. Por isso, mesmo se você decidir adotar um cachorro pequeno e
pacífico, recomendamos adestrá-lo e socializá-lo desde a chegada
ao novo lar.

Filhote ou cachorro adulto: o que é melhor para uma pessoa idosa?

Na hora de adotar um cãozinho, muita gente coloca como requisito que ele seja um filhote. Mas a verdade é que nem todo mundo está preparado para conviver, educar e cuidar de um cachorro com tão pouca idade e com tanta energia.

Se somos idosos, é muito mais provável que um cão adulto ou idoso se adapte melhor ao nosso ritmo. É claro que existem pessoas que, com seus 70 anos, são super ativas e bem dispostas. Mas lembre-se que um filhote pode ter uma energia enorme pelos próximos 6, 8, 10 ou até 12 anos, dependendo da raça. É necessário pensar se está preparado para assumir esse compromisso.

Muitas vezes, adotar um cachorro sênior (8 anos ou mais) é a alternativa ideal para quem procura um melhor amigo na terceira idade. E também pode ser a segunda chance que um cãozinho está esperando para ter um lar e conhecer o amor de um tutor.

As 7 melhores raças de cachorro para idosos

Agora que você já sabe quais são os pontos básicos para escolher o cãozinho ideal para acompanhá-lo nessa nova fase da sua vida, nós te apresentamos abaixo uma lista com as raças mais recomendadas para idosos.

Poodle

2 Poodles toy brancos

O Poodle é muito mais que um rostinho bonito e uma cabeleira cacheada. Esses cãezinhos são uma das 5 raças mais inteligentes do mundo e estão sempre dispostos a aprender novos truques. Além de serem super carinhosos e protetores com o tutor e a família.

Outra vantagem é que existem poodles de vários tamanhos, desde o Toy até o Poodle Gigante. Geralmente, o Poodle Toy e o Standard são os preferidos entre as raças de cachorro para idosos. Porém, é preciso educá-los adequadamente para não se tornem ciumentos ou latam excessivamente.

Pug

Pug fulvo

Eternizado pelo filme “MIB: Homens de Preto”, o Pug também é uma das melhores raças de cachorro para idosos. Além de chamar atenção pela sua aparência peculiar (e super fofa), são cãezinhos pequenos, dóceis e bastante sociáveis, podendo se adaptar facilmente a novos ambientes e a outros pets.

Outra vantagem é que os pugs não são tão enérgicos como os poodles e não precisam realizar tantos exercícios diariamente. Porém, os passeios diários são necessários para ajudá-lo a manter um peso saudável e um comportamento equilibrado. Uma “desvantagem” é que podem perder bastante pelo.

Yorkshire terrier

Preço Yorkshire Terrier

Sabe aqueles cachorros tão corajosos que parecem não ter noção do próprio tamanho? Assim são os cãezinhos da raça Yorkshire Terrier: valentes, protetores, alegres. Apesar de serem bastante ativos, podem gastar energia facilmente pelo tamanho compacto e se adaptam muito bem aos apartamentos.

Além disso, são cães ideais para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios, pois dificilmente soltam pelos. Já disse que um Yorkshire estará sempre preparado para te defender? Por tudo isso, ele não poderia faltar na lista de cachorros ideais para idosos.

Golden Retriever

Golden Retriever sentado no mato

Os cachorros pequenos não são os únicos que formam parte da nossa lista. O adorável Golden Retriever, com seu porte grande e sua pelagem encantadora, também é uma das melhores raças de cachorro para idosos. Além da beleza exuberante, o Golden mostra um temperamento estável, carinhoso e é um companheiro para todas as horas (e idades!).

Precisa de mais um incentivo para adotar um Golden Retriever? Pois saiba que ele também é um dos cães mais inteligentes e predispostos a aprender. Não é por acaso que é uma das principais raças usadas nas terapias com cachorro para idosos. O amor que transmitem tem efeito terapêutico para o corpo e, acima de tudo, para o espírito.

Maltês

Maltês virado de costas

Pequenos, amáveis e super sociáveis: assim são os cães malteses, cujos atributos merecem um lugar de destaque entre as melhores raças de cachorro para idosos.

O maltês é um “cão de colo” por excelência, criado para fazer companhia e dar amor aos seus tutores. Por isso, não gostam de ficar sozinhos e demandam bastante atenção. Mas vale a pena: com os cuidados apropriados, os malteses são companheiros maravilhosos e enchem nossa casa de alegria.

Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel cabeça observando

Embora não seja tão conhecido no Brasil, Cavalier King Charles Spaniel tem todas as qualidades necessárias para ser uma ótima companhia para as pessoas idosas. Além de serem pequenos, também são donos de um temperamento bem tranquilo e dócil.

Quando são bem educados, se mostram super gentis com as pessoas e com outros animais. Os avôs e avós que adoram estar rodeados pelos netos ficarão felizes ao saber que o Cavalier King Charles Spaniel costuma ter uma ótima relação com as crianças. E mesmo com uma pelagem relativamente longa e abundante, esses cãezinhos requerem cuidados simples no dia a dia.

Boston Terrier

Boston Terrier em pé feliz

Nas ruas, o Boston Terrier costuma ser confundido com o buldogue francês. E realmente, as raças são bastante parecidas fisicamente e até têm muitas coincidências no temperamento. O Boston Terrier, no entanto, se destaca por ser um animal mais fácil de adestrar e ter menos problemas de saúde que o buldogue.

Além disso, o Boston Terrier não precisa fazer muito exercício diário, pois é pequeno e gasta energia facilmente. Para completar a lista de razões que fazem o Boston Terrier figurar no ranking de melhores raças para idosos, não podemos esquecer o enorme carinho que ele está disposto a dar aos seus familiares, a qualquer momento do dia.

Extra: vira-latas, os mais versáteis cachorros para idosos

Sabe qual é uma das coisas mais encantadoras dos cachorros? É que eles são 100% livres de preconceitos! Nossos amigos de quatro patas estarão sempre prontos para nos amar e nos acompanhar nos melhores e nos piores momentos de nossas vidas. E poucos cães são capazes de expressar tanta gratidão e carinho como os vira-latas!

Por isso, se você está procurando um companheiro incondicional para o seu dia a dia, recomendamos adotar um cão SRD (Sem Raça Definida). O amor desses animais dispensa pedigree e, além disso, nenhuma raça tem a versatilidade de tamanhos e personalidades que um vira-lata oferece.

Outra grande qualidade dos vira-latas é a sua saúde vigorosa, já que eles costumam adoecer bem menos que os cães de raça. Se interessou? Então confira 10 fatos que vão fazer você se apaixonar pelos SRD.

Conclusão

Cachorros podem realmente ser excelentes companhias para pessoas idosas. Para escolher qual o melhor cãozinho para te fazer companhia nesta fase tão especial da vida, você deve levar em consideração diversos aspectos, como o nível de atividade da raça, os possíveis gastos que você ter com ela e o quão companheiro pode ser o animal.

Por fim, gostaríamos de lembrar a você que há uma série de instituições no Brasil dedicadas a resgatar e cuidar de animais que foram abandonados ou nasceram nas ruas. Nesses lugares, você com certeza poderá achar um cachorro que precisa muito de carinho e proteção e que também deseja ser o melhor amigo de alguém.