Ensine seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Há muitos motivos para você ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades num determinado local. Veja o guia de como ensiná-lo a fazer isso.
Homem limpando cocô de cachorro com sacola plástica

Cachorro fazendo as necessidades em lugares inadequados pode ser uma grande dor de cabeça, não é mesmo? O xixi dos cães pode danificar objetos e deixar manchas difíceis de limpar. E em relação às fezes, é muito comum e desagradável que pessoas desavisadas pisem nelas.

Além disso, os dejetos dos cães tornam o ambiente desagradável e aumentam o risco do próprio cachorro contrair doenças. Portanto, há muitos motivos para você ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades num determinado local. Abaixo você encontra um guia completo de como ensiná-lo a fazer isso.

Ensinando seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo: passo a passo

O treinamento para cães fazerem as necessidades em locais certos exige paciência e determinação por parte dos donos. Os resultados podem demorar a chegar, mas se os passos forem seguidos corretamente, os benefícios para a higiene da sua casa são enormes. Leia com atenção e tente aplicar com seu pet.

Escolha um lugar adequado

O primeiro passo é a escolha de um local adequado para seu cachorro fazer as necessidades. Se você notar que ele já tem certa preferência por um local, então escolha este.

No entanto, há aspectos sobre o local a ser escolhido que são importantes. O local das necessidades deve ter um tamanho adequado para o porte do seu cachorro e deve estar longe de onde ele se alimenta, bebe água ou dorme.

O mais indicado é forrar o local com jornal ou tapete higiênico, pois isso facilitará bastante a limpeza depois.

Faça o cão se acostumar ao lugar

Se o seu cachorro já possui uma rotina para fazer xixi e cocô, leve-o ao local adequado quando a hora de fazer as necessidades estiver chegando. Lembre-se de que a maioria dos cães urina e evacua pouco tempo após as refeições.

Se o seu cão não possui uma rotina, o mais indicado é deixá-lo preso ao local escolhido por algum tempo e só retirá-lo de lá depois que ele fizer as necessidades. Você pode deixá-lo preso por uma coleira ou isolar a área para que ele não saia de lá.

Outro método, um pouco mais trabalhoso, é observar os sinais de que seu cachorro está prestes a fazer as necessidades num local errado. Quando notar que o seu cachorro está inquieto, cheirando o chão ou se posicionando para urinar ou defecar, pegue-o e leve-o ao local correto.

Tente usar comandos

Os comandos podem ser úteis neste processo de aprendizagem. Quando estiver na hora de o seu cachorro fazer as necessidades, você pode levá-lo ao local adequado e dar um comando para que o cachorro permaneça ali. Apenas depois que ele fizer as necessidades é que você dará o comando para que o cachorro se retire do local.

Crie uma rotina

Outra medida eficiente para ensinar o seu cachorro a fazer xixi e cocô no local correto é criar uma rotina para ele. Como já mencionamos, é comum que os cães façam as necessidades após as refeições, então se o seu cachorro tiver horários definidos para as refeições, você conseguirá prever o momento da evacuação, para então levá-lo ao local correto.

Mantenha a área limpa

Mantenha limpa a área que em que o cachorro faz as necessidades. Se ela estiver muito suja, o animal se sentirá desconfortável para usá-la e procurará outros lugares.

Limpe o lugar inadequado também

Se o seu cachorro faz cocô num lugar errado, você também deve limpá-lo. Isso porque o cheiro das fezes e do xixi pode estimular o cachorro a fazer as necessidades ali novamente. Utilize produtos de limpeza que retirem completamente o odor das fezes e do xixi.

Recompense o seu cachorro

A eficácia do treinamento por reforço positivo é inegável. Durante o treinamento para o cachorro fazer as necessidades no local certo, você pode recompensar o pet sempre que ele fizer o que é esperado.

Além de petiscos de que ele goste, você pode dar um brinquedo, fazer bastante carinho nele e demonstrar que ficou feliz por ele ter feito as necessidades no local adequado.

Seja gentil e paciente

Se ele não fizer o que é esperado, você não deve perder a paciência. Mostrar-se agressivo, brigar ou mesmo bater pode inclusive retardar o aprendizado.

Se você briga com seu cachorro depois que ele faz cocô num local inadequado, ele pode procurar um lugar bem escondido da casa para fazer as necessidades.

Outra consequência ruim e frequente, é o cachorro começar a comer as próprias fezes, com medo de ser repreendido. Seu cachorro pode, ainda, insistir em aliviar no loca errado, apenas para receber atenção ou por teimosia.

Ou seja, manter a paciência e ser gentil com seu cachorro é a postura mais eficiente durante o treinamento. Os resultados podem demorar a aparecer, mas você deve persistir e acreditar na inteligência do seu cachorro.

É possível ensinar cães mais velhos?

É recomendável começar o treinamento para fazer as necessidades no local correto desde que o cachorro seja apenas um filhote. É neste estágio que os nossos pets aprendem a maioria dos hábitos que levarão para toda a vida.

Por outro lado, se o seu cachorro já for adulto, ele também pode aprender a fazer cocô e xixi num determinado local. Os cães possuem grande capacidade de aprendizado e, ainda que o treinamento dos adultos seja demorado, os benefícios são grandes.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *