Por que é importante ensinar comandos básicos aos cães?

Comandos para os cães não são apenas em casos extremos. Confira os principais comandos que trarão qualidade de vida para os pets
Cavalier Kiing deitado e olhando pra cima

Ter um cãozinho em casa não serve apenas para os momentos de alegria e diversão. Ao adotar um pet é necessário estar ciente de uma lista de afazeres e responsabilidades com ele. Entre as responsabilidades, está ensinar regras e comandos básicos de socialização e educação. É de extrema importância adestrar de maneira básica o cachorro.

Não basta ficar reclamando que o seu cãozinho morde sua mão durante as brincadeiras, destrói objetos, late para qualquer coisa diferente ou até mesmo cava diversos buracos no jardim. Para lidar com todos esses comportamentos, é preciso ensinar comandos básicos de adestramento para conseguir controlar e lidar melhor com o animal. 

Mas antes disso, é importante estar ciente que estamos falando de um cachorro, logo, existem certos tipos de comportamento que sempre estarão com ele, pois faz parte de quem ele é. Os comandos não irão tirar a natureza dele, eles irão apenas ajudar em algumas questões comportamentais. 

Para te ajudar melhor a entender tudo sobre os comandos básicos que devemos ensinar aos cães, neste artigo vamos te explicar os principais pontos que você deve levar em consideração antes de começar a educar o seu amigo peludo. Vamos lá, acompanhe até o final! 

Situações que os comandos devem ser ensinados 

Durante muito tempo existiu a crença de que os cães só precisavam ser adestrados em situações muito específicas, como é o caso dos treinamentos voltados para cães de guarda ou cães farejadores.

Muitas pessoas acreditavam ainda que só deveriam começar a adestrar o cãozinho caso ele começasse a apresentar um comportamento rebelde ou agressivo. No entanto, não é apenas nessas situações que o adestramento é indicado.

O adestramento juntamente aos comandos básicos devem ser ensinados para todos os os tipos de cães, independente da raça, porte ou idade. Para você entender melhor, é importante que você saiba que os comandos básicos são uma maneira de aprimoramento da sua comunicação com o seu amigo peludo. Logo, eles só vão trazer benefícios.

Além disso, na maioria das vezes os cachorros desenvolvem alguns hábitos e comportamentos ruins em uma tentativa de conversar e passar uma mensagem ao dono. E infelizmente, na maioria das vezes nós não conseguimos compreender os desejos e vontades do animal. Com isso, o pet pode ficar ansioso e até mesmo estressado com a situação. Por isso, os comandos são tão importantes para o cão e para o tutor.

Aprofundar os conhecimentos sobre os comandos básicos também ajuda o tutor a entender mais a fundo sobre comportamento animal e a natureza dele. Aqui, é importante pensar no adestramento não somente como forma de comandar o cachorro, mas como uma troca e uma comunicação ampla entre ambas as parte.

Encare o adestramento como uma oportunidade de conhecer melhor os cães e o que eles querem comunicar em suas interações, por meio da linguagem canina.

Comandos básicos para os cães

Como dito anteriormente, ensinar comandos básicos é importante para todos os cães. Além disso, o adestramento pode trazer benefícios para os peludos, principalmente em alguns casos específicos. O adestramento pode ser muito produtivo para sanar algumas situações comportamentais em cães, como:

Tipos de comandos básicos para cães

Existem diversos tipos de comandos para se ensinar aos cães, mas os básicos são simples e você já pode começar a tentar em casa. Mas lembre-se que em alguns casos, quando o animal já é adulto, por exemplo, ensinar os comandos pode ser um pouco mais difícil, mas não é impossível.

É importante utilizar o reforço positivo, ou seja, sempre que o pet obedecer ao comando, ofereça a ele um petisco. Dessa maneira ele associará a situação a algo divertido. 

O comando para o cachorro sentar 

O comando para o bichinho sentar é o mais comum e mais conhecido. Esse comando pode ser pedido quando o cão quer passear, para facilitar a colocação da coleira, quando ele quer subir no sofá, para atravessar a rua em segurança, para ele esperar com calma a ração ser servida, etc.

O comando para o cachorro deitar 

Esse também é um comando popular e divertido, não é difícil ver um vídeo na internet com os cães deitando a pedido do tutor. Esse comando ele pode ser usado, por exemplo, quando o cão fica muito agitado, quando ele muito ansioso, para brincar com ele, etc.

O comando para o cachorro ficar

O comando do fica pode ser bastante útil em diversas situações, principalmente aquelas onde você precisa ter o controle do animal. Esse comando, por exemplo, pode ser usado antes de atravessar a rua, ao entrar em algum lugar que não sabemos o que tem neste local, quando ele está cheirando ou fazendo perigoso, etc.

O comando para o cachorro vir

Esse comando pode ser utilizado para quando o cãozinho fugir ou se soltar da coleira, quando queremos fazer algum carinho, queremos nos comunicar com ele ou chamá-lo para alguma situação específica. Esse é um dos mais simples e fáceis de ensinar ao pet.

Principais benefícios 

Além de ampliar a possibilidade de comunicação entre o pet e o tutor, os comandos básicos também podem trazer outros benefícios. O adestramento inteligente é uma forma de educar o cão de um modo positivo.

Alguns dos benefícios são o estímulo cognitivo do animal, a realização de atividades físicas de treinamento que são divertidas e que deixam o cão ativo, facilidade na socialização do animal e o alívio do estresse e da ansiedade. 

Com isso, o adestramento também facilita as idas ao médico veterinário, que frequentemente simbolizam um momento de desconforto e ansiedade para o cachorro.

De um modo geral, não se trata apenas de uma forma de ensinar comandos ao cão. O adestramento é uma forma de dar a ele uma rotina mais feliz.

Se tiver dificuldade para ensinar o cãozinho em casa, pense em contratar a ajuda de um profissional. Hoje em dia existem diversos adestradores capacitados por todo o Brasil que podem te ajudar.

E lembre-se sempre de todos os benefícios que os comandos básicos podem trazer para o seu bichinho. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *