Cinofilia: entenda do que se trata e qual a missão desse estudo

A cinofilia é um estudo dedicado ao universo canino e às diversas raças de cães existentes. Entenda a missão e o papel do cinófilo

Você por um acaso já se perguntou quem define as raças caninas e como elas são oficializadas? Bem, por aí existem diversos estudiosos, conhecidos como cinofilos, que dedicam todo o tempo que têm no estudo sobre as raças de cães e todos os assuntos que envolvem os peludos. Interessante, não é? E se você deseja saber mais sobre o que é a cinofilia, sua missão e atuação, acompanhe até o final!

Conceito e missão da cinofilia

cinofilia

A cinofilia é o estudo das raças caninas, logo, para esta prática existem diversas associações de criadores de cães que investem no estudo e desenvolvimento de raças puras. Afinal, hoje existem cerca de mais de 341 raças oficiais por todo o mundo e por isso é necessário tanto trabalho para estudá-las.

A cinofilia tem como objetivo explorar todos os assuntos referentes ao universo canino, como: comportamento dos cães, psicologia canina, saúde do cão e são sempre direcionados a uma raça específica, pedigree, história e todas as misturas que foram realizadas para chegar até aquela raça.

O que é um cinófilo?

Padrão Dogo Argentino

O cinófilo é que tem conhecimentos na criação de raças caninas, de forma seletiva, e que geralmente participam de exposições e realizam a criação de raças de cães. Seu conhecimento sobre o assunto é muito amplo e eles tendem a se especializar em certas raças. Podemos dizer assim, que são as pessoas que mantêm uma raça para que ela não entre em extinção.

Existem inúmeros registros ao longo da história mostrando que muitas raças teriam sido perdidas se não fosse pelos cinófilos que as resgataram e as reproduziram. O Dogo Argentino é um exemplo muito recente, e como ele existem centenas no mundo.

Além disso, o cinófilo é responsável por manter o pedigree de todas essas raças. Muitas vezes é confundida com a Cinologia, que embora seja semelhante e também se refira aos cães, não é a mesma coisa.

Associações de cinofilia

E os cinofilos precisam de um lugar para trabalhar e atuar, logo, existem as associações de cinofilia. No site dessas organizações, qualquer pessoa consegue ter acesso às informações sobre todas as raças de cães existentes. Além disso, o tutor consegue ter acesso a uma lista de canis registrados e oficializados, onde ele pode adquirir a raça que deseja. Confira algumas das principais associações de cinofilia:

  • Associação Cinologica do Brasil
  • Kennel Club Brasil
  • American Kennel Club
  • Confederação Brasileira de Cinofilia
  • America Latina Kennel Club
  • Sociedade Brasileira de Cinofilia
  • Cinofilia Brasileira (CINOBRAS)
  • Associação Confederativa de Criadores do Brasil (ACCB)

Essas associações de cinofilia são responsáveis por darem aos criadores de cães o registro pedigree, ou seja, uma certificação da origem do animal como uma raça pura. Isto acontece com base na avaliação de certos padrões estabelecidos pelas associações.

Tal padronização é feita com base nas determinações de associações internacionais e, por isso, a classificação das raças é reconhecida em qualquer lugar do mundo. Atualmente, no Brasil, existem mais de cinco associações de cinofilia por todo o país.

Comentários