Cães hipoalérgicos: saiba o que são e as 8 principais raças

Cães hipoalérgicos podem ser grandes aliados aos tutores que adoram pets, mas possuem alergias. Enteda melhor e veja a lista que separamos

Querer ter um cãozinho em casa é o desejo de muitas famílias, afinal, um peludo traz muita alegria e momentos bons em casa. No entanto, nem todo mundo pode ter um pet, por conta das alergias desenvolvidas por conta da saliva ou pelo do animal. O número de lares com cães aumentou nas últimas décadas. Entretanto, a taxa de doenças alérgicas, incluindo alergia a cães, também aumentou, afetando até 20% da população nos países ocidentais.

Mas existe uma solução para essa questão, os cães hipoalérgicos. Com o alto número de pessoas alérgicas a cães, alguns pesquisadores decidiram iniciar algumas pesquisas para encontrar pets hipoalérgicos. Esses cães soltam menos poeira de pele morta e, portanto, as pessoas acabam tendo menos chances de apresentar reações alérgicas a esses animais. Se você ficou curioso para saber mais sobre o assunto, não se preocupe, nós vamos te mostrar 8 raças que são hipoalérgicas. Acompanhe até o final!

O que são cães hipoalérgicos?

As raças de cães hipoalérgicos são basicamente animais que têm uma menor concentração de canf 1, o principal responsável por sintomas na maioria das pessoas que são alérgicas aos cães. Portanto, essas raças causam menos sintomas – ou mesmo nenhum – em pessoas alérgicas. Essa suposição é baseada simplesmente no fato de que, como essas raças de cães não perdem seus pelos que contém o canf 1, elas devem ser hipoalérgicas.

Mas é importante destacar que o animal não ter uma alta concentração de canf 1, não significa que ele não vá causar problemas às pessoa alérgicas, pois não existem animais 100% hipoalérgicos. Logo, é melhor ter cuidado e fazer alguns testes de alergia antes de trazer o novo cãozinho para casa.

9 raças de cães hipoalergênicas 

1. Poodle 

Poodle branco

Por mais peludo que seja, o poodle apresenta uma baixa concentração de canf 1. Além de serem muito inteligentes, esses cães dificilmente soltam pelo. No entanto, é necessário escovar e sempre dar banho no animal para evitar problemas. 

2. Bichon Frisé

Bichon Frisé correndo

O bichon frisé tem um pelo macio e encaracolado que captura toda a poeira, tornando-os perfeitos para pessoas com alergias. Eles não perdem pelo, por isso são uma escolha popular. Mas para evitar ainda mais as alergias, procure cuidar ao máximo do pelo desses bichinhos.

3. Schnauzers

Schnauzer branco

Os schnauzers são leais e amigáveis, e perdem muito menos pelo do que outras raças. Eles são animais de estimação hipoalérgicos maravilhosos que dedicam todo o seu tempo para agradar seu dono. Tanto é, que eles não vão deixar você sair de casa e irão segui-lo aonde quer que você vá.

4. Cão d’água português

Cão de Água Português

Com os pelos semelhantes ao dos poodles, o cão de água português perde muito pouco pelo e por isso é considerado hipoalérgico. O ex- presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, até teve um cão de água português na época em que estava na Casa Branca, pois uma de suas filhas tinha alergias aos cães. No entanto, exigem cuidados regulares com os pelos.

5. Shih Tzu

Shih-tzu marrom e branco

O shih tzu é um ótimo cão e está entre um dos mais populares do Brasil. Extrovertido, brincalhão e gentil, o shih tzu está entre as melhores raças para famílias, mesmo aquelas que tem pessoas com alergia. Eles não perdem pelo e só caem quando escovados ou tosados, o que o torna uma excelente opção para pessoas alérgicas.

6. Yorkshire Terrier

Yorkshire preto

Esse cãozinho é um querido de grande parte dos brasileiros. Uma vez que os yorkshire terriers têm pelos mais parecidos com o cabelo humano, lisos e compridos, eles produzem menos canf 1, sendo uma boa opção. Mas a higiene ainda é importante, porque a saliva e a caspa desses bichinhos podem causar reações aos tutores alérgicos.

7. Maltês

Dois filhotes de maltês brancos na grama

De pequeno porte e com um temperamento muito doce, os cães da raça maltês, por mais peludos que sejam, produzem menos canf 1 e raramente soltem pelos. Entretanto requerem muita atenção e cuidado dos tutores, pois precisa de banhos e tosas frequentes.

8. Cão de crista chinês

Cão de Crista Chines

O cão de crista chinês parece uma escolha óbvia para alguém que precisa de uma raça hipoalérgica, porque eles quase não têm pelos! E a pouquíssima quantidade que têm, raramente perdem. Isso torna essa raça única bastante popular entre aqueles que sofrem de alergias.

Tenha certeza antes de adotar o cãozinho!

Para não ter nenhum problema ao adquirir o animal, procure um médico e faça alguns exames para conhecer melhor as suas alergias. Infelizmente, algumas pessoas ainda apresentam reações mesmo com animas hipoalérgicos. Sendo assim, para não comprar ou adotar um animal à toa, certifique-se que não terá problemas com ele. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *