8 curiosidades incríveis sobre o Cavalier King Charles Spaniel

Além de ser famoso na realeza, o cavalier king charles spaniel é uma raça repleta de curiosidades. Confira 8 fatos sobre essa amável raça
Cavalier King Charles Spaniel cabeça observando

Com orelhas compridas e de pequeno porte, o Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho que chama atenção pela sua beleza e fofura, além disso costuma ser muito apegado à família e muito carinhoso. Esse pet ainda tem um temperamento muito calmo, amigável e com um nível de tolerância e paciência alto, logo, ele pode ser um excelente amigo das crianças.

No entanto, por ser tão amigo da família, ele acaba sendo muito apegado aos tutores e com todos aqueles que convive, por isso, deixá-lo sozinho por muitas horas pode não ser a melhor decisão a ser tomada, tendo em vista que ele pode desenvolver um comportamento depressivo e destrutivo. Logo, alguns cuidados são essenciais para com esse lindo peludo.

E se você pensa em ter um cãozinho dessa raça e tem curiosidade para saber mais sobre o Cavalier King Charles Spaniel, este artigo é para você. Neste texto nós separamos as principais curiosidades e características sobre a raça. Acompanhe até o final! 

Características e curiosidades sobre o Cavalier King Charles Spaniel

1. Conhecido como spaniel consolador 

Como mencionamos, esse cãozinho é um ótimo amigo e companheiro, sendo assim desde a sua origem. Antigamente o cavalier king charles spaniel ficou conhecido como “spaniel consolador”, pois eles eram utilizados para aquecer o colo e os pés dos tutores. Muitas pessoas preferiam se aquecer com o bichinho ao invés de utilizar bolsas de água quente. Curioso, não é? 

2. Os ancestrais dele são chineses e tibetanos 

O cavalier king charles spaniel surgiu na Europa durante o século 18. No entanto, os seus criadores fizeram cruzamentos de pequenos Spaniels com raças orientais, como o Chin Japonês e talvez o Spaniel Tibetano. É por isso que esse cãozinho apresenta uma personalidade parecida com o dos pets chineses, como o shih tzu.

3. O queridinho da realeza 

Os cavalier foram popularizados pela rainha Maria I, da Escócia, e pelos reis Charles I e II, da Inglaterra – daí seu nome “king charles spaniel”. O rei Charles II, aliás, era tão encantado com a raça que emitiu um decreto permitindo a presença de spaniels em qualquer lugar público, incluindo o parlamento. A raça fez muito sucesso entre a população da alta sociedade da época, tendo uma vida completamente privilegiada em relação aos demais.

4. Ele se adapta ao estilo de vida do tutor 

O cavalier king charles spaniel tende a se adaptar muito bem ao estilo de vida de cada tutor, logo, podem viver tanto em uma casa com um alto número de pessoas como com apenas uma. Eles ficam alegres por conviver com donos cheios de energia, que os levam diariamente para longas caminhadas, mas também podem ter uma vida cômoda, sendo completamente sedentários. No entanto, ele precisa de atividades e brincadeiras. 

5. O cavalier ama brincar

Esse cãozinho tem um temperamento muito alegre, por isso, ele pode passar horas se divertindo ao lado do tutor. O dono do cavalier king pode inventar diversas brincadeiras, mas a preferida desses pets é correr e pegar bolinhas. Esse tipo de atividade estimula muito esse peludo e pode ser uma excelente opção. 

6. Famoso nas pinturas

Em muitas pinturas do século XVII, é possível ver alguns cavaliers sentados nos colo de príncipes e princesas. Esse cachorrinho era um dos favoritos de retratistas renomados, como Van Dyck, Titian, Stubbs, Landseer e Gainsborough. 

7. Não possuem muitas cores

Diferente do cocker spaniel, o cavalier king não possui uma grande variedade de cores. Sendo assim, eles podem apresentar uma cor única na pelagem, assim como podem ter variações tricolor e bicolor, podendo apresentar pelo malhado ou não. Em geral, as cores mais comuns do cavalier king charles spaniel são as variações em branco e castanho. 

8. Um cão usado na terapia

Conhecido por ser gentil, curioso e brincalhão, a raça cavalier é muito usada como cão de terapia. Isso porque essa função exige que o cachorro faça companhia, distraia, interaja de maneira amável e amigável com as pessoas, e o cavalier king é perfeito nessas tarefas. Além disso, ele se adapta com pessoas de todas as idades.

Como é a saúde do cavalier king?

Esse cãozinho pode ser muito saudável e viver por até 12 anos se for bem cuidado pelo tutor. Logo, os principais cuidados com esse bichinho são em relação ao seu pelo e também aos seus dentes, ambos necessitam de escovação diária. Além disso, os banhos precisam ser realizados mensalmente, e não semanalmente. Tenha sempre cuidado com as orelhas dele durante os banhos!

Esse cãozinho ainda pode apresentar alguns outros problemas de saúde à medida que vai envelhecendo, como sopro no coração e displasia no quadril. Por isso é muito importante que você leve o cavalier king com frequência ao médico veterinário para garantir todos os cuidados necessários com ele.

Qual é o preço do cavalier king no Brasil? 

Antes de comprar um cãozinho, lembre-se que existem diversas ONGs em sua cidade com vários peludos à espera de um lar de forma gratuita. Mas se você já decidiu levar um cavalier king para casa, esteja pronto para desembolsar cerca de R$ 1.500 a R$ 5.000. 

Comentários