Border Collie: 13 curiosidades incríveis sobre esses cães inteligentes

Os cães da raça border collie são considerados um dos mais inteligentes do mundo e são repletos de curiosidades. Surpreenda-se!
Border collie deitado

Os cães da raça border collie são considerados um dos mais inteligentes e leais do mundo. Com um porte médio e robusto, populares por sua aparência simpática, eles têm muita disposição no dia a dia e estão sempre aptos para praticar alguma atividade física. Por isso mesmo, são os cachorros mais indicados para tutores com rotinas agitadas.

Apesar do jeitinho fofo e carinha amigável, os collies são potenciais cães de guarda, sempre atentos à chegada de estranhos – sejam eles humanos ou outros cachorros. Caso você queira adotar um, saiba que seu companheiro precisará de uma rotina de exercícios regulares e necessidade de estímulos físicos e mentais, de modo a garantir qualidade de vida para o cachorrinho.

E não para por aí! A raça é repleta de fatos curiosos. Abaixo, separamos 13 curiosidades sobre o border collie. Confira!

1. Os border collies modernos descendem de um cão do século XIX

Nascido em 1893 – 127 anos atrás – o cão Old Hemp é considerado o progenitor dos collies modernos. Ao contrário de outros cachorros de sua espécie, o método de pastoreio dele era mais silencioso e menos agressivo. Com essa técnica mais suave, Old Hemp obteve resultados muito promissores e impressionou os criadores de gado. Assim, sua linhagem foi levada adiante: ele teve mais de 200 filhotes!

2. Toque romano

O Império Romano foi a primeira civilização a dominar a arte de criar e pastorear ovelhas com cães. Sua primeira experiência bem-sucedida com os chamados cães pastores ocorreu na Grã-Bretanha. À medida que novas gerações de cachorros surgiam na ilha que abriga o atual Reino Unido, eles eram cada vez mais ágeis e menores. Nos séculos seguintes, passaram a ser chamados de “collies”, uma antiga palavra celta que significa “útil” ou “fiel”.

3. Eles são pequenos gênios

Como espécie, os cães são em geral muito inteligentes, mas nenhuma raça pode superar o border collie em inteligência. Esses cães brilhantes foram criados para serem solucionadores independentes de problemas, capazes de resolver tarefas complexas por conta própria.

4. Entretanto, adestrá-los pode ser um desafio

Como esses cães são muito espertos, isso significa que eles aprendem com relativa facilidade, inclusive hábitos ruins. Em outras palavras, você precisa treiná-los antes que desenvolvam manias indesejáveis, como latir, beliscar ou choramingar à noite, comportamentos que muitos border collies adotam quando estão entediados. É vital adestrá-los enquanto são jovens, certificando de que estejam focados na tarefa em questão, pois sua atenção tende a vagar.

5. Collies são os melhores cães de pastoreio

Os cães pastores, como os border collies, foram especialmente criados para perseguir e organizar animais de rebanho. Esse comportamento predatório modificado incorpora o início da caça (perseguir, agachar, beliscar), mas sem matar. Os border collies são pastores particularmente sagazes, graças à sua independência e inteligência. A necessidade de um rebanho está tão arraigada nesses cães, que alguns proprietários modernos até alugam ovelhas para seus animais de estimação encurralarem.

6. São multitarefas

Os collies possuem um grande ímpeto e vontade de agradar os seres humanos, de modo que frequentemente são empregados em uma ampla ganha de funções, como cães de terapia, cães de busca e resgate e até de alerta em hospitais durante emergências médicas.

7. A técnica do agachamento

Uma interessante técnica dessa raça é sua capacidade de mover-se rapidamente enquanto está agachado (de maneira semelhante a um gato), graças a um espaço na parte superior das omoplatas, que permite que esses doguinhos ‘deslizem’ até onde desejam com extrema precisão.

8. Poderoso olhar

Batizado popularmente de “o olhar”, essa habilidade instintiva consiste no olhar intenso que intimida o gado e ajuda os cães a manejar e controlar os outros animais. Você pode pegar seu cachorro dando esse olhar quando estiver segurando algo delicioso na mão.

9. A cadela mais inteligente do planeta

Chaser era frequentemente chamada de a “cadela mais inteligente do mundo”. Ela viveu entre 2004 e 2019, onde passava boa parte do tempo ao lado do professor de psicologia John Pilley, que a ensinava um número impressionante de palavras em inglês desde que ela tinha dois meses de idade.

A cachorrinha aprendeu pela primeira vez que brinquedos específicos tinham nomes diferentes quando tinha apenas cinco meses. Desde então, Chaser lentamente acumulou um verdadeiro arsenal de palavras, tendo a cognição e o desenvolvimento intelectual semelhante à de uma criança.

Até a data de sua morte, a border collie havia conseguido decorar mais de 1000 nomes de brinquedos diferentes, um marco que está longe de ser superado.

10. Recorde mundial incomum

Um talentoso collie chamado Striker detém o recorde mundial de “janela de carro mais rápida aberta por um cachorro”. Sim, esse recorde existe mesmo! O cão abaixou a janela de um carro manualmente em 11,34 segundos.

11. Ficar ativo é uma obrigação para eles

Não espere ficar deitado pela casa com este cachorro. Quanto mais inteligente for a raça, mais fácil será para ela ficar entediada quando não for estimulada.

Border collies são cães de trabalho e gostam de acumular tarefas para mantê-los ocupados ao longo do dia. Um cão com bastante energia precisa redirecioná-la em algo positivo ou então se comportará mal.

12. Podem ser excelentes atores

Os border collies foram escalados para muitos longa-metragens e programas de TV. Um exemplo é o filme “Babe” – sobre um porquinho que desafia as adversidades e se torna um pastor de ovelhas. Collies integram o elenco animalesco. Eles também foram escalados para os filmes “Animal Farm” e “Snow Dogs”, e na série de televisão de sucesso dos anos 90, “Mad About You”.

13. Reconhecidos internacionalmente desde 1995

O tradicional American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo, reconheceu os border collies em 1995. Na defesa do registro, seus criadores exaltaram as habilidades físicas e intelectuais únicas desses cãezinhos, bem como sua personalidade única, perfeita tanto para os tutores que vivem no campo, quanto para aqueles que vivem nas grandes cidades.

Já sabia sobre essas curiosidades da raça? Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *