Spaniel bretão: descubra como é esse cão de origem francesa

Fique por dentro e conheça todas as informações sobre o spaniel bretão. Veja as principais características, cuidados e preço da raça
spaniel bretao ceu azul

O spaniel bretão teve origem na França, na região de Bretanha. É um dos spaniel mais antigos, resultado de cruzamentos entre setter inglês e spaniel francês, que começaram ainda no século XX. O primeiro exemplar como o conhecemos hoje, surgiu em 1907, e foi levado para os Estados Unidos em 1931, onde a raça se popularizou como cão de caça. Além do trabalho em fazendas e como caçador, o spaniel bretão também se destacou em competições caninas.

Em francês, a raça é chamada de epagneul bretón, e o nome era seguido por “de cauda curta”, mas a referência à cauda se perdeu ao longo dos anos. Atualmente o peludo também é conhecido como brittany spaniel.

Características do spaniel bretão

O spaniel bretão é um cão de porte médio, chegando até aos 50 centímetros de altura, e pesando até 18 quilos. É um cão compacto e robusto, suas patas são compridas e as orelhas triangulares naturalmente caídas. A cauda é reta ou caída, mas existem exemplares que nascem sem essa parte do corpo. Na região da barriga, patas e cauda, a pelagem é mais vasta, como uma franja.

A pelagem do spaniel bretão é fina e sedosa, podendo ser lisa ou levemente ondulada. A cor branca é predominante, mas todos os exemplares apresentam machas por todo o corpo, como nas orelhas, dorso, cabeça e região dos olhos. As cores podem ser branco e laranja, branco e preto, branco e fígado e salpicados.

Personalidade do spaniel bretão

spaniel bretao estudio

O spaniel bretão é alegre e inteligente, e gosta agradar a família. Como a maioria das raças, a socialização deve ser feita desde filhote. Pode se dar bem com crianças de todas as idades, pois não é um cão muito sensível e sabe lidar com brincadeiras mais brutas. Contudo, ele não deixa de ter um lado gentil e carinhoso, apreciando momentos ao lado do tutor e um bom cafuné. Convive bem com outros animais, sendo protetor não só com seus amigos humanos, mas também com seus amigos pets.

É um cão muito adaptável, pode viver tanto no campo, quanto na cidade. A personalidade do spaniel bretão é equilibrada e ele está sempre atento, seu instinto de caça o faz ser muito curioso, além de um pouco independente. Porém, a raça também tem um lado muito sociável, sendo amigável com estranhos, o que não contribui para ser um bom cão de guarda.

Nível de atividade do spaniel bretão

O spaniel bretão é inteligente e atento, o que facilita seu treinamento. Ele pode se sair muito bem em esportes caninos e demonstração de habilidades, além de tornar a convivência mais fácil. O tutor deve se atentar a corrigir as mordidas, pois apesar da raça não ter tendência à agressividade, a mordida desse peludo pode ser bastante forte.

Ele aprende rapidamente as regras da casa, mas tende a latir em excesso quando se sente abandonado. Já na hora de gastar energia, o tutor deve ter muita disposição para acompanhar o spaniel bretão. Ele é ativo e tem energia de sobra, gosta de correr e adoram brincar na água. Apesar de em alguns casos ser teimoso, gosta de aprender truques para agradar aos tutores. Isso faz com que ele demande passeios e brincadeiras na rua e no quintal diariamente, para se sentir estimulado mental e fisicamente.

Como é a saúde do spaniel bretão?

A expectativa de vida do spaniel bretão é de 10 a13 anos. Alguns cuidados são importantes para melhorar a saúde bem-estar do peludo, como manter olhos e orelhas limpos, para evitar infecções, além dos dentes sempre escovados. Geralmente, esses cães desgastam as unhas naturalmente, em brincadeiras e passeios, mas quando isso não acontece, o tutor deve se certificar de que estejam aparadas, para não causar arranhões.

A raça não exige muitos cuidados de estética ou higiene, sendo necessária a escovação dos pelos uma vez por semana, para que não se formem nós, e banhos regulares para evitar acumulo de sujeira. A raça também é muito saudável, apresentando predisposição para poucas doenças, como: displasia de anca, epilespsia, hipotireodismo e otite.

Curiosidades sobre o spaniel bretão

brittany estudio

Inspiração de artistas

O spaniel bretão foi uma raça muito popular em todo o mundo, o que garantiu diversas pinturas inspiradas nesse cãozinho durante o século XVII.

Ranking de inteligência

O spaniel bretão ocupa a 19ª posição no ranking de inteligência canina desenvolvido por Stanley Cohen. Isso significa que a raça só precisa de 5 a 15 repetições para aprender um novo comando.

Spaniel bretão: preço

O spaniel bretão custa, em média, de R$1.500,00 a R$3.000,00. Tudo depende da linhagem e canil de origem do filhote. Lembre-se de procurar um local seguro e legalizado para adquirir o seu pet e garantir um cachorro saudável. Você também pode considerar a adoção como uma opção, afinal, existem diversos cães esperando por um novo lar!

Comentários