Criança com cachorro: 6 atividades para fazer com os pequenos e o pet

As crianças e os cães podem se divertir muito juntos. Confira as dicas que separamos para que eles brinquem e fortaleçam os laços!
Golden Retriever recebendo beijo de uma criança

Não há dúvidas de que cães e crianças, na maioria das vezes, são uma combinação perfeita. A maioria dos lares brasileiros são compostos por crianças e os nossos queridos amigos de quatro patas. Os pets podem ajudar no desenvolvimento físico e mental dos pequenos de diversas maneiras, logo, a companhia deles se faz extremamente benéfica.

No entanto, para que a relação entre o pet e a criança se desenvolva de maneira saudável, é muito importante ter um adulto perto para acompanhar toda essa amizade. Além disso, se o cãozinho for adestrado, as coisas fluíram de maneira mais fácil e divertida para ambas as partes. E o tutor pode ainda desenvolver atividades com os pequenos e o peludo. 

Mas nem sempre criar brincadeiras para esses pequenos junto ao pet é fácil. A atividade precisa ser segura e divertida para ambos. E se você ainda não teve nenhuma ideia, não se preocupe. Neste artigo, nós vamos te ensinar 6 atividades para fazer com crianças e o cãozinho. Acompanhe até o final!

6 atividades incríveis para crianças e cães fazerem juntos

1. Esconder o petisco 

A atividade para entreter ambas as partes precisa ser intrigante e interessante. Logo, pedir para a criança esconder o petisco favorito do cãozinho pode ser bem divertido para os pequenos e gerar benefícios para o animal. O cachorro vai ter o seu olfato estimulado e as crianças vão adorar acompanhar a procura do pet pelo petisco. A atividade ainda faz com que os pequenos tenham uma noção e percepção do espaço e ambiente em que vivem.

Mas lembre-se de observar todo o desenvolvimento da atividade para que eles se divirtam de maneira segura. Além disso, garanta que o cãozinho é devidamente adestrado e não terá nenhuma reação estranha ao ver a criança segurando o petisco. 

2. Leitura 

Esse  tipo de atividade vai fortalecer muito os laços entre o pet e a criança, pois o animal vai aos poucos se familiarizar e gostar de ouvir a voz do pequeno. A leitura é ideal para as crianças que estão sendo alfabetizadas, pois ler para o animal pode servir como um estímulo para que ela leia ainda mais e melhore a habilidade. Além disso, essa atividade pode ainda ajudar a criança a desenvolver a imaginação. A diversão é garantida!

3. Ensinar um truque para o cãozinho

Essa atividade pode ajudar as crianças a desenvolverem uma habilidade que será útil para eles durante toda a vida, a paciência. Pois nem sempre o cãozinho vai obedecer ou conseguir seguir o truque de maneira correta logo nas primeiras vezes. Por isso, peça para que a criança ensine o animal a sentar ou rolar, por exemplo. Mas é importante que um adulto esteja sempre por perto monitorando toda a atividade. 

4. Música e dança!

Incentivar as crianças e os animais a movimentar é muito importante. Mas é preciso fazer isso de maneira divertida e interessante para ambos. Logo, você pode colocar uma música e deixar que os pequenos se divirtam junto ao pet. Os dois vão gastar energia e ficarem felizes durante toda a brincadeira. Você pode pedir ainda para que as crianças criem alguns passos de dança em que o cachorro possa acompanhar!

5. Bolinhas 

Alguns cães adoram correr atrás de bolinhas e se divertem muito fazendo essa brincadeira. Logo, nada mais justo do que deixar com que as crianças joguem as bolinhas para que o pet possa ir atrás. Essa atividade vai gerar muita diversão para ambas as partes. E para que o momento seja ainda melhor, faça a brincadeira em algum parque ou praça perto da sua casa, assim o cãozinho poderá correr mais e ainda gastar energia!

6. Cabo de guerra

Brinquedo de puxar

Essa brincadeira deve ser feita com crianças mais velhas, ou seja, a partir dos 8 anos de idade. Além disso, se o cachorro for de porte grande e muito maior que a criança, é melhor evitar a brincadeira, pois o pequeno pode se machucar. No entanto, se for um cachorro de porte médio, vale a brincadeira. Pegue uma corda e comece a brincar. Mas ensine o pequeno a não puxar a corda muito forte, para não machucar a boca do animal. Boa diversão!

Conhece alguma brincadeira diferente que as crianças e os pets adoram? Compartilhe nos comentários!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *