10 benefícios de adotar um cachorro

Baseado em estudos ciêntificos, listamos 10 benefícios que você terá ao adotar um cachorro para a família. Veja!
Homem abraçando um cachorro marrom triste

Ter um cãozinho em casa é tudo de bom, se ele for adotado é melhor ainda. Hoje no Brasil existem cerca de 20 milhões de cães em abrigos ou nas ruas a espera de um lar. Infelizmente, grande parte desse número se tratam de animais que foram abandonados. Por isso, mesmo que ter um cãozinho em casa seja incrível, repense muito antes de adotar. Um pet requer responsabilidade, cuidado, atenção, amor e carinho. 

Mas se você já pensou bem sobre o assunto, conversou com a família e decidiu adotar um cãozinho, ficamos muito felizes! Um animal em casa só traz benefícios, tanto para a saúde mental, quanto física dos tutores.

E pensando nisso, nós trouxemos neste artigo 10 benefícios de adotar um cachorro e todos eles são comprovados cientificamente . Acompanhe! 

1 – Eles ajudam os adultos a enfrentarem problemas psicológicos 

A ansiedade e a depressão estão entre as doenças mais comuns no século 21. E alguns estudos apontam que os cães conseguem ajudar as pessoas a melhorarem o quadro dessas duas doenças consideravelmente. Cheios de amor, alegria e carinho para oferecer, os cãezinhos muitas vezes são até considerados como um auxílio nos tratamentos para a depressão e a ansiedade. Mas lembre-se, mesmo adotando um pet, busque ajuda profissional.

Um estudo realizado nos Estados Unidos com ex soldados de guerra com Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), comprovou que os cães trazem benefícios fundamentais para essas pessoas. Todos os soldados que conviveram com os cães durante o tratamento, apresentaram uma melhora significativa e ficaram mais felizes. Um dos veteranos de guerra afirmou que o cachorro ajudou ele a lembrar do “sentimento de amor”. 

2 – Ajudam os humanos a terem mais empatia

Um estudo realizado com crianças entre 7 e 12 anos que tiveram um pet, conseguiu comprovar que elas eram mais respeitosas e cuidadosas com todos os animais. A pesquisa mostrou que os pequenos conseguiram desenvolver mais compaixão, empatia e sensibilidade com todos os pets, indo além do cãozinho que elas têm em casa.

Além disso, o cachorro promove para as crianças um bem-estar físico e mental, ajudando elas a equilibrar melhor as emoções e os sentimentos. O estudo foi realizado em 2017, mas muitas pessoas já desconfiavam dos diversos benefícios que os cães trazem para as crianças. Pensando nisso, separamos um guia para te ajudar a adaptar crianças ao novo cachorro!

3 – Eles ajudam a melhorar a saúde dos idosos

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2017 pelo Journal Of Personality and Social Psychology, apontou que os idosos também se beneficiam muito ao adotar um cãozinho. O estudo comprovou que os idosos que tinham pets iam muito menos ao médico em comparação aos idosos que não tinham um bichinho de estimação. O estudo também comprovou a mesma eficácia dessa relação com os gatos. Legal, né? Inclusive há raças que são mais indicadas para idosos.

4 – Os cães ajudam você a perder peso

Cachorro e duas pessoas correndo

Adotar um cãozinho vai muito além de apenas amor e carinho. Os cães podem trazer muitos benefícios para a sua saúde, incluindo a perda de peso. Uma pesquisa americana realizada pelo National Center for Biotechnology Information decidiu estudar as atividades físicas dos tutores após eles adotarem um cachorro. 

Através do estudo, foi possível comprovar que os tutores tinham que passear com os cães pelo menos 5x na semana, logo, eles conseguiram eliminar cerca de 6,5 kg após um ano da adoção. Ter um pet te torna muito mais ativo, pois ele exige passeios, brincadeiras e vários outros tipos de atividade física. Se você já é adepto ao esporte, confira essas raças atletas ideais para seu estilo de vida

5 – Adotar um pet reduz sua pressão sanguínea 

Os benefícios trazidos pelos cães para a saúde humana são muitos, eles podem inclusive ajudar você a reduzir sua pressão sanguínea. A pressão sanguínea alta pode causar nos humanos diversos problemas sérios como o infarto, AVC e o derrame.

Essa valiosa  informação foi comprovada também pelo National Center for Biotechnology Information. Logo, donos de cães têm menos chances de terem problemas cardíacos.

6 – Ajuda as crianças a desenvolverem mais responsabilidade

Ensinar aos pequenos a terem responsabilidade desde cedo é de extrema importância. Logo, adotar um cãozinho pode ser uma excelente opção para ajudar as crianças nessa parte. Ao colocar a criança para cuidar de algumas tarefas relacionadas ao animal, como dar banho, levar para passear e alimentá-lo, pode ajudar elas a desenvolverem o cuidado e a responsabilidade logo cedo.

E o cuidado por parte das crianças com o animal pode ir além. Ter um pet vai ajudar os pequenos a entenderem melhor as necessidades e responsabilidades que eles devem ter com eles mesmos, como escovar os dentes, tomar banho e até mesmo arrumar a cama.

7  – O pet ajuda reduzir a solidão social 

Um estudo realizado em 2015 por um grupo de psicólogos apontou que ter um cachorro ao lado pode fazer com que as pessoas aumentem o seu nível de interação social consideravelmente. Essa interação acaba levando ao desenvolvimento de amizades fisicamente e até mesmo nas redes sociais. Logo, dificilmente o tutor irá sofrer com a solidão.

8 – Os tutores de cães são mais felizes

Se a felicidade é um ponto importante na sua vida, talvez ter um cãozinho possa te ajudar muito. O estudo também realizado pela National Center for Biotechnology Information  em 2003 confirmou que os humanos tendem a liberar o hormônio da dopamina após interagirem com os cães. A dopamina é um neurotransmissor que ajuda no sentimento de felicidade, pessoas com baixo nível de dopamina podem ter tendência a depressão.

9 – Donos de cães sentem menos dor 

A mesma pesquisa citada no item anterior foi mais além, o estudo também conseguiu mostrar que quem tem um peludo do lado tende a sentir menos dores físicas. O estudo descobriu que a interação entre cães e humanos, com pelo menos 10 minutos de duração, resulta no aumento de beta-endorfina e ocitocina. Esses hormônios desempenham papel importante em nossa capacidade de controlar a dor e também para nossos limites individuais de suportar dor.

10 – Donos de cães vivem mais 

E lógico que com todos esses benefícios que os cães trazem para a saúde fazem com que os tutores possam viver mais. Um estudo americano conseguiu comprovar que pessoas que adotam cães têm cerca de 35% menos chances de morrer de ataque cardíaco ou derrame cerebral, em comparação a quem não tem um cãozinho. 

Com isso, é importante ver que além de um amigo, você ganha diversos benefícios para a saúde. Hoje no país existem milhares de cães em abrigos esperando uma segunda chance e prontos para encherem sua vida de amor e muita saúde. Procure hoje mesmo um abrigo ou faça uma adoção online.  Neste artigo nós contamos tudo o que você precisa saber para adotar um cãozinho. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *