6 raças de cães de pelo longo e liso: veja quais são essas adoráveis raças

Separamos 6 raças de cães que possuem pelo longo e liso. Saiba quais são eles e as principais características de cada um
bearded collie

Um dos fatores que mais chama atenção em relação aos cães é a pelagem. Logo, mesmo levando em consideração a personalidade e os cuidados que devemos ter com algumas raças, grande parte dos tutores escolhem os cães por conta da aparência fofa e irresistível. E se você está pensando em ter em casa um cãozinho com a pelagem longa e lisa, nada mais justo do que você conhecer algumas raças que apresentam esse tipo de pelo.

Por isso, vamos listar os cães que possuem essa característica, além de contarmos um pouco como é a personalidade de cada um. Ao final do artigo, você com certeza não terá dúvidas qual desses cães é o melhor para você. Acompanhe até o final.

6 raças de cães com pelo longo e liso

  • 01 de 6

    Bearded Collie

    bearded collie

    Esse cãozinho tem uma personalidade muito amigável, o que o torna o companheiro perfeito. De porte grande, essa raça pode chegar aos 55 centímetros e pesar cerca de até 30 quilos. No entanto, não podemos negar que o que mais chama atenção no Bearded Collie é a sua pelagem lisa e bem longa.

    Mas ter um cão com uma pelagem dessa em casa não é simples, com isso, os gastos com banho, tosa e manutenção do pelo serão mais altos. Além disso, esteja preparado para escovar o pelo dele pelo menos três vezes na semana. E mesmo com sua pelagem grande e pesada, ele se adapta bem a qualquer clima.

    Bearded Collies possuem um temperamento alegre, leve, muito afetuoso, brincalhão e dinâmico. No entanto, eles não podem viver em apartamentos, pois são muito ativos e precisam de bastante espaço para viverem bem. Como um bom cão de pastoreio, o bearded está sempre em alerta, por isso, ele pode gostar de latir.

  • 02 de 6

    Lhasa apso

    Lhasa Apso cuidados

    Essa talvez seja a raça mais popular da lista. De porte pequeno, o lhasa apso pode medir até 28 centímetros e pesar cerca de 12 quilos. A sua pelagem longa e lisa, também exige uma série de cuidados, logo, esteja pronto para fazer a manutenções constantemente. Apesar do tamanho, o lhasa apso tem um alto nível de energia, por isso precisa de passeios e brincadeiras diárias. A vantagem da raça é que podem viver feliz e tranquilo em apartamentos.

    É necessário lembrar que o lhasa apso foi criado como cão de guarda antes de se tornar um cão de companhia. Por esse motivo, esses cães podem ser distantes com estranhos, embora sejam afetuosos com pessoas que conhecem e em quem confiam. O alto latido de alarme pode ser irritante se o cão não for adestrado e treinando ainda filhote. O melhor para o lhasa apsos é muita socialização e muito companheirismo humano.

  • 03 de 6

    Yorkshire terrier

    Yorkshire marrom e preto

    Considerado por muitos brasileiros um dos cãezinhos mais populares e queridos do país, o Yorkshire Terrier se destaca pelo seu pequeno tamanho, aparência fofa, e claro, sua pelagem longa e lisa. E assim como todas as raças citadas nessa lista, os cuidados com os pelos desse bichinho devem ser diários. A falta de cuidado, como escovação e banho, podem fazer com que os pelos formem nós muito difíceis de serem desfeitos. O yorkshire ainda possui uma pelagem oleosa, logo, banhos a cada 15 dias são muito importantes.

    A sua personalidade é muito doce, carinhosa e amigável, logo, ele vai fazer amizades com todos, até mesmo com estranhos, por isso é importante ter muito cuidado em locais abertos. De porte pequeno, ele pode medir até 23 centímetros e pesar apenas até 4 quilos, uma ótima raça para apartamentos.

  • 04 de 6

    Afghan hound

    Afghan Hound

    A raça não é muito popular no Brasil, mas quando o assunto é uma pelagem longa e lisa, o afghan hound com certeza se destaca e chama muita atenção. De origem asiática, esse pet é considerado um animal de grande porte, chegando aos 74 centímetros e pesando cerca de 30 quilos. Por ter um porte magro e esguio, a raça era muito utilizada para caça e corridas, devido à sua facilidade para alcançar altas velocidades.

    Afghan Hounds adultos não costumam se interessar pelas pessoas e muitas vezes nem gostam de ser abraçados. Mas isso não significa que ele não goste da família, ele apenas tem uma personalidade mas independente. Este cãozinho tomará suas próprias decisões, e se for a raça da sua escolha, lembre-se que manutenção de sua pelagem é simplesmente vital.

  • 05 de 6

    Shih tzu

    Shih-tzu marrom e branco

    De origem chinesa, os cães da raça shih-tzu podem ser teimosos e cheios de vontade. Logo, o adestramento nessa raça pode se fazer bem necessário quando ele ainda é filhote. Por outro lado, esse pet também se destaca por ser muito amigável com todos, até mesmo com estranhos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados.

    Ele é de porte pequeno e pode medir até 33 centímetros e chegar até os 10 quilos. O seu pelo requer muita atenção e cuidado, portanto, escovações, banho e tosa se fazem necessários mensalmente. Essa raça também é ideal para viver em apartamentos.

  • 06 de 6

    Maltês

    maltes branco

    O cãozinho maltês conquista a todos com a sua fofura, companheirismo e inteligência, sendo um bom amigo para todas as horas. De pequeno porte e com um pelo branco irresistível, esse cãozinho pode medir até 35 centímetros e pesar até 12 quilos. Seu nível de energia é um pouco alto, mas passeios e brincadeiras em casa são suficientes para mantê-lo feliz. É uma das raças mais populares e queridas do Brasil, assim como o lhasa apso e o shih tzu. Esse pet é perfeito para viver em apartamentos e ideal para crianças e também para os idosos.

Comentários