6 dicas para tirar nó de pelo de cachorro: veja o passo a passo e como evitá-los

Tirar o nó do pelo do cachorro nem sempre é uma missão simples. Separamos um passo a passo com dicas que irão te ajudar no processo. Veja!
yorkshire escovando o pelo

Alguns cães têm os pelos longos, muito finos e macios e, portanto, esses pets acabam apresentando uma tendência maior a criar nós. Os nós podem aparecer em várias partes do corpo, principalmente na parte das orelhas, pois ali é mais difícil de escovar e cuidar.

No entanto, por mais que tenhamos muitos cuidados diários, alguns pelos têm a tendência de embolar com frequência. E muitas vezes, a tarefa de desmanchar esses nós acaba sendo dolorosa para o animal e também trabalhosa para o tutor.

Para muitos, a solução mais viável é cortar o pelo, mas você também pode recorrer a outras alternativas. Se você deseja aprender como tirar nó do pelo do seu cãozinho, confira essas dicas. Vamos lá!

6 dicas para tirar o nó do pelo do cachorro

bichon frise escovando a pata

1. Coloque o pet em um local e posição confortáveis

Tirar os nós do pelo do bichinho pode ser doloroso e causar alguns incômodos no animal, logo, é muito importante que ele esteja em uma posição confortável. Além disso, o processo pode durar bastante tempo, então é muito importante que você também esteja confortável durante todo o trabalho.

O ideal é que o cãozinho esteja na mesma altura que você, assim você poderá realizar o processo em pé. Procure colocar o cachorro em cima de algum banco ou cadeira para que ele fique pelo menos na altura do seu quadril. Vale colocar uma almofada embaixo do pet.

2. Comece pelos nós menores

A melhor maneira é começar desfazendo os nós menores. Além de serem mais fáceis de desmanchar, causam menos incômodo ao pet. Faça cada um individualmente, com delicadeza para que assim o peludo possa ficar relaxado e tranquilo durante todo o processo. Geralmente os nós menores se concentram em grande parte por trás das orelhas, então que tal começar por lá?

3. Você pode usar os dedos ou um pente

Para pentear e remover emaranhados, é melhor usar um pente de metal, pois ele tem menos chances de ficar preso no pelo do cachorro. Segurando o nó pela raiz, comece a pentear pelas pontas e em seguida, com cuidado e devagar, vá para o resto do cabelo. Uma ótima dica é separar as maiores partes embaraçadas com os dedos, como se estivesse desfazendo uma trança.

4. Ofereça alguns petiscos durante o processo

Se você sentir que o cãozinho está se mexendo demais e emitindo alguns sons, é sinal de que ele está incomodado. Pare um pouco, dê um petisco a ele e comece novamente. É muito importante que você não brigue com ele, pois pode fazer com que ele entenda que remover os nós é algo ruim. Se esforce ao máximo para que o processo seja tranquilo.

5. Use condicionador

Às vezes um pouco de condicionador pode ajudar a remover o nó de maneira mais fácil, tornando o processo menos doloroso para o seu amigo de quarto patas. Com um condicionador próprio para pets, coloque um pouco nos dedos e passe por todo o nó. Use o pente ou os dedos para começar a removê-los.

6. Cortar também é uma opção

Você poderá se deparar com nós debaixo das orelhas do cachorro que são impossíveis de remover por vários motivos: são muito pequenos, muito próximos da pele do cão e numa zona onde a pele é extremamente sensível. Por estes motivos, é melhor ir direto ao ponto com a ajuda da tesoura, tomando muito cuidado para não machucar a pele do animal. Se não se sente seguro para realizar a tarefa, vá até um pet shop.

Outro ponto é se você já tentou de tudo e o seu pet está sofrendo muito durante o processo, talvez cortar os nós e também aparar o pelo do animal seja a melhor solução.

A gente sabe que cortar um pelo tão bonito é difícil, mas não se preocupe, eles vão crescer de novo! O mais importante aqui é tirar os nós. Se estiver muito embaraçado, para que o pelo não fique desigual, é importante que você faça a tosa com um profissional especializado

Como evitar os aparecimento dos nós?

maltes escovando o pelo

A melhor maneira de fazer com que a pelagem dos cães não formem nós, é escovando por pelo menos duas vezes na semana. Além disso, os banhos e tosas também são muito importante para que os nós não se formem.

Se você não tiver tempo para ter esses cuidados com frequência, leve o cãozinho até um pet shop. É muito importante lembrar que além de não ser nada bonito, os nós causam dores e incomodo no animal, além de favorecer um ambiente para pulgas e carrapatos. Todo cuidado é preciso!

Comentários