Cachorro pode comer maracujá? Veja os motivos para não oferecer essa fruta

O maracujá não é uma fruta indicada para os cachorros comerem, pois pode ser tóxica. Entenda os motivos para evitá-la na dieta do cão
maracujás e polpa

O maracujá é provavelmente uma das frutas mais populares do Brasil, muito utilizada para o preparo de sucos, sorvetes, doces e até mesmo bolos. O maracujá também é conhecido pelos seus efeitos calmantes e além de ser muito saboroso e pobre em calorias, é conhecido por ser uma importante fonte de vitaminas A, C e do complexo B, também é rico em ferro, sódio, cálcio e fósforo.

E sendo uma excelente opção de fruta para refrescar o pet, muitos tutores também pensam em acrescentar o maracujá na dieta dos cães. Mas será que os cachorros realmente podem saborear essa fruta? Se você ainda está na dúvida, continue lendo este artigo pois vamos te ajudar. Acompanhe!

Os cães podem comer maracujá?

Infelizmente os cães não podem comer maracujá. Apesar da polpa da fruta não ser considerada tóxica ou perigosa para os animais, as sementes, casca e folhas são extremamente perigosas para os pets, podendo intoxicar o peludo. Logo, apesar dos inúmeros efeitos calmantes que podem ajudar o animal, como calmante e ansiolítico, o cachorro não pode comer maracujá na sua forma in natura.

Como é muito difícil separar todas as partes da fruta e oferecer somente a polpa para os cachorros, a recomendação é não dar maracujá para o pet. Assim como a semente da ameixa, as sementes do maracujá possuem uma substância chamada cianeto, que funciona como um tipo de veneno para os cães.

O cianeto pode intoxicar o animal fazendo com que ele apresente vômitos, dores de cabeça, diarreia, gases e em situações mais graves, ele pode até ir a óbito dependendo da quantidade que ingerir. São nas folhas que a maior parte do cianeto está presente, logo, se você tiver um pé de maracujá em casa, certifique-se que o seu cachorro não chegará perto. Se por algum acaso, o animal acabar comendo as folhas, sementes ou até mesmo a fruta inteira, leve-o ao médico veterinário. Não espere o cachorro começar a apresentar sintomas de intoxicação para buscar ajuda!

Os cães podem comer alimentos preparados com maracujá?

A resposta é não! Se a sua ideia era oferecer um suco ou até mesmo um picolé de maracujá para os cães, é melhor que você procure outra coisa para oferecer ao seu cãozinho. No geral, os doces, sucos e vários outros alimentos feitos à base de maracujá, levam a semente da fruta no seu preparo, logo, tentar oferecer uma dessas delícias para o peludo pode ser extremamente arriscado e perigoso.

Além disso, geralmente os sucos e doces contém açúcar e até mesmo leite, dois alimentos perigosos e tóxicos para a saúde dos cães. Por isso, se sua intenção é oferecer alguma fruta para o cachorro, opte para as que são seguras, como morango ou banana.

Comentários