Cachorro pode comer banana? Banana faz mal para cachorros?

Cachorro pode comer banana? Banana faz mal para cachorros?

Cachorros podem comer banana? A resposta para essa pergunta é sim, mas alguns cuidados devem ser tomados ao dar banana para o seu cachorro.
Cachorro comendo banana

Banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Elas são de fácil acesso e têm um sabor que dificilmente desagrada qualquer paladar. Além disso, os seus benefícios para a saúde humana já são bastante conhecidos. No entanto, fica a dúvida para praticamente todos os donos de cachorro: meu cachorro pode comer banana?

Como você verá neste artigo, sim, é possível incluir banana na dieta canina. No entanto, é necessário tomar certos cuidados na hora de fazer isso. A banana pode trazer benefícios consideráveis para a saúde do seu cão, mas ela também tem o seu lado negativo.

Pode dar banana para cachorro?

Bananas têm um sabor adocicado que, normalmente, não chega a ser enjoativo. Nossos amigos peludos, aparentemente, acham a mesma coisa e adoram comer banana. Você talvez até já tenha percebido isso, pois é muito comum que os cães fiquem “pedindo” um pedaço da fruta quando veem os seus donos comendo dela.

Por outro lado, em raras ocasiões, é possível que um cachorro rejeite a banana, especialmente se ele não tem o costume de comer frutas. Até aí, tudo normal, já que, assim com entre os humanos, o gosto alimentar dos cães pode variar bastante de indivíduo para indivíduo.

Bananas possuem nutrientes que são benéficos para a saúde dos cães. Muitos desses nutrientes, inclusive, não podem ser obtidos na quantidade ideal se eles se alimentarem apenas de ração. E, ao contrário do que muitos donos de cães pensam, frutas podem, sim, ser excelentes opções para tornar a alimentação canina mais completa e diversificada.

A banana é rica em potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento dos músculos, da circulação sanguínea, dos rins e do sistema nervoso, além de ajudar a fortalecer os ossos. Outro nutriente bastante encontrado na banana é a fibra alimentar, que ajuda no funcionamento dos intestinos e no controle do colesterol.

Bananas também são ricas em minerais, como magnésio (contribui para absorção de vitaminas, a produção de proteínas e a saúde dos ossos), cálcio (essencial para os ossos) e ferro (previne a anemia). Entre as vitaminas, as mais encontradas na banana são a vitamina C, que é importante para o funcionamento do sistema imunológico dos cães, e algumas vitaminas do complexo B, que são importantes para os sistemas nervoso e digestivo.

Banana pode fazer mal para o cachorro?

Sim, como quase tudo relacionado à alimentação, a diferença entre fazer bem ou mal está na intensidade do consumo. Por ser rica em carboidratos, a banana, se consumida em excesso, pode contribuir para o ganho de peso dos cães, sobretudo naquelas raças mais dispostas a ter obesidade.

Além disso, bananas contêm muita fibra, que, como dito acima, ajuda no funcionamento do intestino. No entanto, essa mesma fibra, quando consumida em excesso, pode desregular a atividade intestinal, causando diarreia ou flatulência.

Considerando que esses efeitos indesejáveis podem ser evitados por meio da moderação no consumo de banana, não resta muita dúvida se ela é ou não uma boa opção para a dieta canina. No entanto, há que se considerar ainda a possibilidade de o seu pet ter algum tipo de condição física que torne arriscado oferecer banana a ele. É o caso, por exemplo, de cães que possuem certos problemas intestinais, como tendência a excesso de gases.

De todo modo, antes de oferecer qualquer alimento ao seu cão, é recomendável testar a reação do organismo dele, oferecendo, primeiramente, pequenas porções. Caso ele não reaja bem, não volte a fornecer-lhe o alimento e, se os sintomas forem graves, leve-o imediatamente a um veterinário.

Cachorro pode comer casca de banana?

Não, mesmo não sendo exatamente tóxica, a casca da banana não é facilmente digerida pelo organismo canino. Além disso, procure servir a banana em pequenas porções, e sempre na sua forma natural, fresca. Alimentos industrializados em geral podem ser muito maléficos para a saúde canina, dada a sua grande quantidade de componentes artificiais.

Um modo interessante de fornecer banana aos cães é na forma de petiscos durante o treinamento. Desse modo, quando o seu amiguinho acertar um comando, você pode dar a ele deliciosas rodelas de banana. Outra sugestão é, naqueles dias mais quentes, oferecer a banana congelada, isso pode ser uma excelente forma de refrescar o seu cachorro.

Por fim, é possível também usar a banana em conjunto com outros alimentos, especialmente com outras frutas frescas, como maçã, melancia, morango, etc. Lembre-se apenas de se certificar que os outros alimentos utilizados na mistura também não fazem mal ao seu cão.