Como refrescar o cachorro? Siga 7 dicas para os dias quentes

Em épocas quentes, nada melhor do que buscar alternativas para refrescar o cachorro. Confira 7 dicas que ajudarão seu pet amenizar o calor
Kuvasz brincando na água

Assim como os humanos, os cães também sentem calor nos dias quentes e para eles, lidar com as altas temperaturas, pode ser ainda mais difícil. Os peludos possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas, que são responsáveis pela produção do suor e na regulação da temperatura corpórea.

Por isso, é muito importante que os tutores busquem formas de refrescar os cães nos dias quentes e mantê-los mais confortáveis. Neste artigo vamos te dar algumas dicas para você cuidar do cãozinho durante o calor. Acompanhe!

Dicas para refrescar o pet em dias quentes

poodle-toy-cachoeira

1. Gelo

Sim, os cães não só podem, como devem comer gelo nos dias mais quentes e você pode oferecer os cubos como petisco ou colocá-los na vasilha de água. Além de refrescar bastante o cachorro, o gelo vai fazer com que ele aumente o consumo de água, evitando que ele desidrate nos dias mais quentes. Você também pode bater o gelo com alguma fruta que o pet goste e oferecer para ele como um picolé, além de se hidratar e refrescar, ele ficará muito feliz com o petisco.

2. Mantenha o pet hidratado

É muito importante que o cãozinho consiga consumir bastante água durante os dias quentes para que ele não desidrate. Esteja atento no dia a dia e durante os passeios leve sempre uma garrafa de água para o pet. Além disso, os cães também podem consumir água de coco uma vez ao dia. A bebida pode ser uma boa aliada na hora de potencializar a hidratação do animal.

3. Reduza a quantidade de passeios

Em dias quentes, os cães têm dificuldade para regular a temperatura corporal e logo acabam tendo dificuldades para respirar. Por isso, é muito importante que você evite passear e brincar com ele muitas vezes ao dia. Sendo assim, opte apenas por uma leve caminhada e em um horário onde o sol esteja mais brando e ameno. Nos dias quentes, procure atividades mais leves para fazer ao lado do seu pet.

4. Toalhas molhadas

Se o cachorro estiver dando sinais de superaquecimento ou desidratação, uma toalha molhada ou um borrifador de água podem ajudar. Se ele aparenta estar ofegante demais, arquejando ou salivando em excesso, passe a toalha úmida ao redor do pescoço do pet, entre os membros traseiros e também nas “axilas” do animal. Deixe a toalha molhada por cerca de 20 minutos. Se ele aparentar não melhorar, busque a ajuda de um veterinário com urgência.

5. Tapete gelado

O tapete gelado para cães também pode ser um excelente aliado para os dias quentes. Você pode adquirir um em diversos pet shops ou lojas online. O tapete consegue manter o pet fresquinho de 3 a 4 horas seguidas. Apesar de não necessitar de refrigeração, ele pode ser resfriado na geladeira para melhorar sua eficácia e pode ser usado em qualquer ambiente.

6. Tosa

A tosa é muito importante durante o verão, mas é importante tomar cuidado com as tosas completas, pois o pelo também ajuda a proteger o cãozinho das queimaduras solares. A melhor solução é aparar os pelos, sem tira-los completamente. Converse com um profissional em um pet shop, ele poderá avaliar o melhor tipo de tosa para o seu peludo.

7. Piscina!

Nem todos os cães podem nadar, no entanto, se o seu cãozinho não é do grupo braquicefálico e cumpre os requisitos para pular na água em segurança, nada melhor do que usar a piscina como uma ajuda extra para refrescar o pet nos dias quentes. Caso não tenha uma piscina em casa, compre um pequena de plástico, coloque um pouco de água gelada e deixe o seu cachorro se divertir! Além de refrescado, ele ficará muito feliz. Boa sorte!

Comentários