Cachorro pode comer morango? Morango faz mal ou é bom para cachorros?

Cachorro pode comer morango? Morango faz mal ou é bom para cachorros?

Cachorro pode comer morango? Veja o que você precisa saber para dar morango para o seu cachorro e conheça os benefícios dessa fruta para o seu peludo.
Cachorro cheirando morango na mesa

O morango é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, seja em sua forma natural, seja processada ou como ingrediente de outros alimentos. E se você é daqueles que pensa em variar a dieta do seu cachorro com produtos naturais, é bem provável que já tenha pensado em adicionar a ela essa saborosa fruta.

Entretanto, mesmo sendo o morango muito apreciado e seguro para a alimentação humana, será que isso também vale para os nossos queridos amigos de quatro patas?

Basicamente, a resposta é sim. O sabor do morango também agrada muito aos cães, ou pelo menos à maioria deles. E quanto à saúde canina, ela tende mais a ser beneficiada pelo consumo de morango do que ser prejudicada. Por outro lado, como você verá a seguir, introduzir o morango na dieta dos pets requer alguns cuidados importantes.

Pode dar morango para cachorro?

Ninguém gosta muito de rotina, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de nossa alimentação. Com os cães é a mesma coisa. Eles também podem variar a dieta, já que as necessidades nutricionais de um organismo variam com o tempo e não podem ser atendidas por meio de uma alimentação que seja muito restrita.

As rações convencionais costumam atender bem às necessidades nutricionais dos nossos pets, mas a inserção de alimentos, como as frutas, pode fornecer substâncias que as rações não possuem ou possuem em pequeno nível. Além disso, as frutas, por serem normalmente doces, agradam bastante ao paladar dos cães, que, assim como o nosso, está sempre em busca de novidades.

O morango é um boa fonte de vitamina C, nutriente capaz de reforçar o sistema imunológico dos cães e de retardar o envelhecimento e os problemas de saúde a ele relacionados. É também uma fruta rica em fibras alimentares e proteínas que ajudam no funcionamento do intestino dos nossos amigões.

O morango também possui quantidades consideráveis de Ômega-3 (um potente anti-inflamatório) e de vitaminas do complexo B (ajudam no funcionamento dos sistema nervoso e cardiovascular), além de minerais essenciais, como potássio, iodo e magnésio.

Como é possível perceber, os potenciais benefícios do morango para a saúde e para o humor dos cães são bastante interessantes. Por outro lado, como você deve imaginar, também há riscos envolvidos no consumo dessa fruta, ainda que eles estejam mais relacionados ao consumo.

Morango faz mal para cachorro?

Morangos possuem uma quantidade relevante de açúcares e, consequentemente, de calorias. É por isso que o consumo deve ser moderado, ainda mais se o seu cão tiver tendência a desenvolver obesidade. No caso de ele ter diabetes ou outras dificuldades em processar açúcares, o morango simplesmente não deve ser introduzido na dieta.

Lembre-se de fornecer o morango fresco e o mais natural possível. O ideal é que eles não tenham recebido pesticidas ou qualquer outro tipo de produto químico em sua produção e comercialização.

Cachorro pode comer sementes de morango?

Não é preciso retirar as sementes da fruta, já que elas são bem pequenas e facilmente digeridas pelo organismo canino. Mas, ainda que o morango seja normalmente seguro para o consumo dos cães, é possível que alguns animais possuam alergia ou outro tipo de sensibilidade natural em relação à fruta.

Nesse caso, não forneça morango ao seu cachorro. E, caso perceba uma reação anormal durante ou depois de ele se alimentar, leve-o imediatamente ao veterinário.

No mais, lembre-se de que esse tipo de situação pode ser evitada se você procurar se informar com precisão, junto ao veterinário, sobre as condições de saúde do seu pet.

Morango: delicioso e benéfico

Ao fim, supomos que não restam dúvidas quanto ao fato de introduzir morango na alimentação do seu pet, não é mesmo? Ele é uma fruta doce, muito saborosa e de fácil digestão, além de possuir características nutricionais incríveis. Portanto, desde que você tome os cuidados que nós mencionamos acima, o morango, com certeza, vai satisfazer e beneficiar a saúde do seu cachorro.