Cães podem ter dor de cabeça?

Assim como os humanos, os cachorros também podem ter dor de cabeça. Saiba as causas, como identificar e tratar o quadro
Labrador dormindo

Você sabia que os cães podem se assemelhar com os humanos em alguns aspectos? E não apenas os comportamentais, mas principalmente aos aspectos ligados à saúde. Nós humanos podemos ter depressão, ansiedade, fadiga, dores no corpo e até mesmo na cabeça. E infelizmente, os cãezinhos podem sentir todas essas mazelas. E o mais curioso é que os sintomas também são semelhantes aos que sentimos.

A dor de cabeça é um sintoma bastante comum nos humanos e também nos cães. A causa desse mal estar nos pets pode ser gerada por alguns motivos, como cefaleia, pré-disposição genética, algum machucado na região, alimentação incorreta, pouca ingestão de água ou até mesmo alguma batida na cabeça durante alguma brincadeira ou acidente. É muito importante ficar de olho na rotina do cãozinho para evitar que ele se machuque.

No entanto, não é muito fácil conseguir identificar a dor de cabeça nos bichinhos, pois alguns sinais que eles dão podem ser confundidos com outras doenças, logo, é muito importante uma visita ao médico veterinário para saber o que está acontecendo.

Geralmente quando o animal sente dor de cabeça, ele fica acuado, com os olhos fechados por muito tempo e até mesmo pode querer dar algumas batidas na cabeça para aliviar a dor. Afinal, o cãozinho não tem o entendimento do que pode estar acontecendo com ele.

Mas para você conseguir ajudar da melhor maneira o seu amigo peludo, vamos te ajudar a entender os motivos que levam os animais a terem essas dores e quais são os principais sinais e sintomas. Além disso, vamos te auxiliar em como tratar a dor de cabeça nos cães. Acompanhe até o final!

Dor de cabeça em cães: causas

Assim como qualquer mamífero, os cães também têm dores de cabeça. No entanto, ao contrário dos humanos, as dores de cabeça nos pets sempre são causadas por algum outro problema. Ou seja, os cachorros não têm uma tendência a dores de cabeça facilmente. Logo, é importante que o tutor identifique a causa do problema para que assim consiga resolver as dores de cabeça do pet.

Confira abaixo algumas causas que levam os animais a terem dores de cabeça:

Doenças oftalmológicas

A maioria dos problemas nos olhos dos cães, levam os pets a sentirem dores de cabeça, principalmente a conjuntivite e a úlcera na córnea. Isso ocorre, pois a região dos olhos fica bastante inflamada e atinge também a cabeça do animal, logo, ele sente dores e incômodos por toda a região da cabeça e não apenas nos olhos.

Ingestão inadequada de água

Quando o cãozinho não bebe água regularmente, ele pode ter problemas nos rins e também no fígado. Como essas órgãos são de extrema importância para o funcionamento pleno do organismo do animal, se não hidratados, podem gerar dores de cabeça e outros sintomas, como fadiga e pedras nos rins. 

Alimentação inadequada

Existem alguns cães que adoram se deliciar com a comida dos tutores, mas isso pode ser um grande problema. Cebola, alho ou o abacate são exemplos de alimentos extremamente tóxicos e perigosos para os peludos. Logo, ao comerem esses alimentos, eles podem ter dores de cabeça, náuseas, vômitos, etc. Por isso é muito importante que a alimentação do cãozinho seja adequada para ele, como por exemplo a dieta natural.

Infecções de ouvido

Assim como o problema na região dos olhos, as infecções de ouvido atingem toda a cabeça do animal e provocam fortes dores. Logo, uma otite por exemplo, pode ter como principal sintoma as dores na cabeça, principalmente se a inflamação estiver muito grande.

Problemas na coluna e no tronco

O tronco e a coluna são partes de extrema importância no corpo do animal e que tem funções muito importantes. Por isso, se essas regiões são afetadas, as dores refletem por todo o corpo do animal, principalmente na cabeça. Esteja atento!

Dores de cabeça em cães: como identificar 

Como dito anteriormente, não é muito fácil conseguir identificar a dor de cabeça nos cães. No entanto, eles dão alguns sinais que podem te ajudar a perceber se ele está com algum incômodo na região da cabeça.

Ao notar algum desses sinais, leve o pet ao médico veterinário para descobrir a causa do problema e assim tratá-lo da maneira mais adequada. Jamais tente automedicar o animal em casa com analgésicos que você usa, essa atitude é muito perigosa!

Alguns sinais que o animal dá quando está com dor de cabeça são:

  • Sensibilidade a luz e ao som, ou seja, a fotofobia e a fonofobia;
  • Olhos fechados ou estreitos com frequência; 
  • Eles ficam mais apáticos e silenciosos, logo, brincadeiras e caminhadas já não parecem ser tão prazerosas como antes; 
  • Eles reagem de maneira estranha ou agressiva quando você tenta fazer carinho ou se aproximar; 
  • Podem ficar facilmente assustados ou irritados com qualquer coisa, principalmente com a luz e algum outro barulho, logo, podem se esconder; 
  • Alguns animais podem vomitar com frequência;
  • Eles tentam bater a cabeça em algum lugar ou pressioná-la contra a parede com o intuito de aliviar a dor que estão sentindo.

Como tratar as dores de cabeça em cães?

Como dito anteriormente, nesse caso apenas o médico veterinário vai poder ajudar você e o seu cãozinho. Apenas um profissional será capaz de entender o principal causador das dores de cabeça, pois provavelmente as dores estão ligadas a algum outro problema ou doença. Além disso, nunca tente dar remédios em casa ao pet. Por mais que os sintomas sejam parecidos, as causas são diferentes. 

O tutor pode apenas fazer o possível para deixar o animal mais confortável e evitar que ele se machuque. Deixe o pet em um ambiente mais escuro e silencioso, com comida e água fresca sempre disponível e fique de olho caso ele tente bater a cabeça na parede para aliviar a pressão.

Caso ele esteja tendo esse comportamento, leve-o imediatamente ao veterinário, pois isso significa que as dores já estão muito avançadas e insuportáveis para o animal. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *