Cachorro mini: conheça as 9 raças mais populares

Você sabia? Raças consideradas mini não costumam pesar mais de 4,5 kg. Fizemos uma lista com 9 raças de cachorro mini para você se apaixonar

Os cachorros podem ser de tamanhos, cores e personalidades muito diferentes. Pode-se dizer até que existe um cachorro ideal para todo tipo de dono.

Neste artigo, nós vamos falar de um tipo muito especial de cães, aqueles que possuem um porte miniatura. Os critérios para entrar nessa categoria são variáveis, mas as raças consideradas mini não costumam pesar mais de 4,5 kg.

Como você verá, as raças miniatura estão entre as mais populares. Elas não são apenas muito fofas, como também têm uma personalidade ideal para quem deseja uma boa companhia.

  • 01 de 9

    Poodle Toy

    Poodle filhote andando na grama

    Os Poodles podem ser de quatro tamanhos: Standard, Médio, Miniatura e Toy. A variedade Toy é a menor de todas, medindo de 28 até 24 centímetros (menos que isso não é aceitável), e pesando até 6 kg.

    Compartilham muitas características das outras variedades de Poodle: são inteligentes, leais e muito amigáveis. Porém, um aspecto da personalidade do Poodle é a tendência a ser mais ativo e mais teimoso. Isso inclusive faz com que ele não seja recomendado para famílias com crianças.

  • 02 de 9

    Chihuahua

    Chihuahua sentado

    O Chihuahua é considerado o menor cachorro do mundo. Mas o que ele tem de pequeno, também tem de esperto e corajoso. Inclusive, se não forem socializados corretamente ou se os donos não forem firmes o bastante, os Chihuahuas podem facilmente se tornar teimosos.

    Chihuahuas são perfeitos cães de companhias, desenvolvendo um laço muito forte com seus donos. Por ser muito pequeno e apegado à família, o Chihuahua é uma raça perfeita para apartamento.

  • 03 de 9

    Yorkshire Terrier

    Preço Yorkshire Terrier

    O Yorkshire Terrier pode ser muito fofinho, mas ele também tem um grande espírito de aventura. Como um bom cão do tipo terrier, o Yorkie ainda mantêm um instinto de caçador e gosta de perseguir animais pequenos. A sua pelagem longa e sedosa, uma das marcas registradas da raça, demanda cuidados constantes, como tosa e escovação.

  • 04 de 9

    Lulu da Pomerânia

    Lulu da Pomerânia deitado

    O Lulu da Pomerânia é considerada a menor versão do Spiz Alemão. O nome em alemão da raça, inclusive, é Zwergspitz, ou seja, “Spitz Anão”. A aparência de lobo da raça não é gratuita. O Lulu da Pomerânia descende de antigos cães usados no Ártico e preserva muito da coragem e resistência dos seus antepassados .

  • 05 de 9

    Bichon Frisé

    Bichon Frisé

    O Bichon Frisé é um cãozinho de aparência nobre e amigável. A raça foi desenvolvida especialmente para servir como cão de companhia, e isso pode ser observado no seu temperamento sempre calmo e muito sociável.

    O Bichon Frisé é frequentemente confundido com o Poodle, mas além do seu porte ser quase sempre menor, a pelagem é menos enrolada e a personalidade tende a ser menos independente. O Bichon Frisé, inclusive, está entre as raças que mais sofrem com ansiedade de separação.

  • 06 de 9

    Maltês

    Cachorro da raça Maltês

    O pequeno Maltês tem um passado bem antigo como cachorro de companhia. Especula-se que a raça era muito apreciada por romanos e até gregos na Antiguidade. O Maltês tende a ser muito calmo e afetuoso, mas, claro, se não for devidamente socializado, ele pode demonstrar problemas de comportamento, como latir de mais.

  • 07 de 9

    Pinscher

    Pinscher preço

    A origem do Pinscher ainda é um assunto em discussão, mas o mais provável é que ele seja uma versão miniaturizada do Pinscher Alemão, um cão de médio porte que também teria dado origem ao Doberman.

    E de fato, a semelhança do pequeno Pinscher com o gigante Doberman é grande. Além do corpo esguio, porém atlético, e da pelagem preta e castanha, o Pinscher também pode ser mostrar muito astuto e valente.

  • 08 de 9

    Dachshund

    dachshund miniatura na grama

    Muitos não sabem, mas o Dachshund também apresenta mais de uma variedade de tamanho. Além da variedade padrão, que é a mais popular, temos a variedade miniatura, que pode pesar até 5 kg.

    O Dachshund é conhecido pelo seu temperamento calmo e amigável. A raça apresenta tendência a sofrer de problemas na coluna, justamente devido ao ser corpo ser comprido como uma salsicha.

  • 09 de 9

    Shih Tzu

    Shih-tzu no jardim de flores

    O Shih Tzu é resultado do cruzamento de outras raças chinesas de pequeno porte. Este adorável cãozinho era muito querido pela realeza da China, que inclusive se negava a vender ou dá-lo para qualquer um. Shih Tzus são muito afetuosos e brincalhões, mas também podem ser bastante atentos e protetores.

Que cuidados devo ter um cachorro miniatura?

Os cães miniatura necessitam de certos cuidados especiais, que são diferentes daqueles que devemos ter com raças maiores.

Ofereça uma ração de qualidade

Como os cães de pequeno porte ingerem uma quantidade pequena de alimento, o melhor é que esse alimento seja de alta qualidade. Por isso, certifique-se de que a ração que você está fornecendo para seu cachorro mini contém todos os nutrientes de que ele necessita.

Supervisione as brincadeiras com as crianças

As crianças tendem a enxergar os cachorros de pequeno porte como brinquedos, e isso pode ser duplamente perigoso. Por ser muito pequeno, o pet miniatura pode se machucar com maior facilidade.

Por outro lado, cachorros menores tendem a ser menos pacientes, e podem acabar ficando agressivos se a criança exagerar na brincadeira.

Por isso, lembre-se de supervisionar as brincadeiras entre as crianças e o seu cachorro de porte mini.

Escovação constante

Os dentes dos cães de pequeno porte costumam ser grandes em relação ao tamanho da boca. Isso faz com que eles fiquem mais próximos e acabem acumulando mais sujeiras.

Lembre-se de escovar constantemente os dentes do seu cachorro miniatura e de acostumá-lo desde filhote a essa escovação.

Atenção com a hidratação

Cães de mini e pequeno porte apresentam tendência a sofrer de problemas renais, e, consequentemente, sofrem mais com a desidratação. Por isso, lembre-se de sempre deixar água limpa e fresca à disposição do cachorrinho e garantir a hidratação do pet.

Companheiros perfeitos

Os cães de porte mini têm certamente muitas qualidades. Eles costumam ser muito fofos, brincalhões e apegados aos seus donos. Além disso, por terem um porte muito pequeno, costumam demandar menos cuidados e estão entre as raças mais indicadas para a vida em apartamentos.

Portanto, desde que você respeite as necessidades especiais dos cães de porte miniatura, eles podem se tornar excelentes companheiros. E companheiros por bastante tempo, já que muitas das raças que mostramos estão entre as que vivem por mais tempo.

Está pensando em ter alguma dessas raças? Para te ajudar, separamos 200 opções de nomes pequenos que combinam com esses fofuxos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *