Pinscher miniatura: tamanho, personalidade, preço e mais

O pinscher miniatura é um cachorro é cheio de personalidade e energia. Saiba o seu tamanho, peso, preço, saúde e história da raça.
Pinscher Miniatura

Para falar sobre o pinscher miniatura é muito importante alertar desde o início que você não pode se deixar enganar com o tamanho dele. Esse cãozinho tem uma personalidade única, capaz de conquistar qualquer tipo de tutor. Por esse motivo, essa raça está entre as mais populares do Brasil.

Se você pensa em ter um cãozinho como esse ou está apenas curioso para saber mais, este texto é para você. Acompanhe até o final para conhecer tudo sobre o pinscher miniatura.

A história do pinscher miniatura

O pinscher miniatura é alemão mas ninguém sabe ao certo a data que ele surgiu. No entanto, pesquisadores acreditam que a raça apareceu durante o século XIX, pois é durante este período que o pinscher começa a aparecer nos registros e pinturas da época.

Como visto, esse cãozinho não é nada novo por aqui, pois ele tem cerca de 2000 anos de existência.

Muito querido, essa raça não desapareceu ao longo dos anos como muitas outras. Encontrado em alguns registros de figuras renascentistas, por exemplo, o pinscher miniatura nos mostra que desfilou pela história colecionando elogios e admiradores.

O nome pinscher refere-se, de maneira afetuosa, a algo pequeno, até mesmo fofo: seu nome foi motivado pela primeira impressão causada pelo cachorro na sociedade.

Mas mesmo muito antigo, a raça só começou a se popularizar realmente por volta de 1929, após chegar aos Estados Unidos.

Após sua chegada, a raça logo conquistou os americanos e ganhou um clube, o “Miniature Pinscher Club of America”. Logo em seguida, a raça foi oficializada pelo American Kennel Club.

E a partir daí, que a variação do pinscher miniatura começou a surgir. Quando chegou em território americano, a raça ainda não tinha a variação mini, mas os criadores logo cuidaram disso.

Diante disso, pode se dizer que o pinscher miniatura surgiu em 1929, após algumas modificações feitas pelos grandes admiradores da raça.

A personalidade do pinscher miniatura

Esse cãozinho é muito brincalhão e apegado à família, mas também pode ser bastante territorialista e até mesmo ter ciúmes da família. O pinscher miniatura vai cuidar de seu tutor tanto quanto seu tutor cuidará dele.

No entanto, dependendo do pet, o tutor vai precisar investir em treinos de sociabilização para evitar que ele comece a latir ou reaja de alguma maneira estranha com uma visita, por exemplo.

Além disso, ele costuma ter uma personalidade forte e muito ativa. Por isso, não se deixe enganar pelo tamanho dele, o pinscher precisa estar sempre ativo fisicamente, brincando e fazendo atividades ao lado do tutor.

Muitas pessoas apelidam o pinscher miniatura de “cão elétrico”, pois ele consegue acumular muita energia dentro de um corpinho tão pequeno. Caso ele não gaste essa energia, pode desenvolver um comportamento destrutivo e ansioso.

Com as crianças, ele pode ser ume excelente companhia, mas é recomendável que o pinscher miniatura conviva apenas com crianças mais velhas, uma vez que ele pode não tolerar algumas brincadeiras vindas de pequenos muito novos.

Além disso, esteja preparado para conversar bastante com ele, pois o pinscher adora latir para se comunicar com a família.

Características do pinscher miniatura

Pinscher miniatura preto

O pinscher miniatura é um cachorro pequeno e reconhecê-lo pode ser uma tarefa difícil. Para ajudar a identificá-lo, é preciso conferir suas atribuições físicas, como seu tamanho, formato do corpo, cor da pelagem e peso.

Qual é o tamanho do pinscher miniatura?

O pinscher miniatura tem de 25 a 30 cm de altura até a cernelha, tanto para machos quanto para fêmeas. Se o seu cachorro for menor do que isso, ele pode ser oriundo de um cruzamento arriscado e que não é recomendado.

Além disso, cachorros menores do que isso não são reconhecidos oficialmente por órgãos de cinofilia.

Quanto pesa um pinscher miniatura?

O peso de um pinscher miniatura pode variar de 4 a 6 kg para cachorros machos e fêmeas.

Quais as cores do pinscher miniatura?

O pinscher miniatura pode ter as seguintes cores:

  • Preto com manchas vermelhas ou marrons
  • Marrom avermelhado
  • Marrom avermelhado escuro
  • Vermelho corça

Os cachorros que não possuam uma única cor uniforme devem ter manchas acima dos olhos, abaixo do pescoço, nas patas, na parte interna da coxa ou abaixo da cauda.

Saúde do pinscher miniatura

Esse mini cãozinho costuma ser forte e saudável, mas isso não significa que ele não irá apresentar problemas de saúde em alguma fase da vida.

O pinscher miniatura pode ter problema nas articulações, como a doença de perthes ou luxação patelar devido ao seu tamanho. Portanto, visitas regulares ao médico veterinário são de extrema importância.

E os cuidados não param por aí! O pinscher miniatura precisa ter o seu pelo e os dentes escovados diariamente, para evitar que ele apresente problemas na gengiva.

A escovação na pelagem evita que ela caia com frequência, além de ajudar a manter os pelos mais brilhantes. Os banhos precisam ser dados com um intervalo de 15 dias.

Preço do pinscher miniatura

Atualmente, um filhote de pinscher miniatura pode custar de R$ 500,00 a R$ 3.500,00. Esse valor pode variar de acordo com a linhagem, o sexo, a cor e o canil de origem do seu cachorro.

É muito importante que você pesquise por canis que sejam devidamente registrados e que tenham boas condições de vida para seus filhotes. Não é aconselhável comprar filhotes pela internet ou redes sociais.

Você tem alguma dúvida sobre o pinscher miniatura? Pergunte aqui nos comentários!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *