Raças de cachorro que vivem mais: confira uma lista com os campeões em longevidade

Rosto de um cachorro velho marrom

Os cachorros são excelentes companheiros dos humanos há alguns milênios. Eles costumam estar presentes em diversas situações especiais de nossas vidas. Seja nos nossos primeiros passos, no momento em que entramos numa casa nova ou quando precisamos de apoio e eles são os únicos que estão ao nosso lado, sempre haverá um motivo para os nossos amigos de quatro patas viverem dentro dos nossos corações.

Porém, uma vez que apenas algumas poucas raças ultrapassam os 15 anos de vida, é muito comum que os cães acabem por nos deixar com bastante saudade. Pensando nisso, nós listamos neste artigo as 10 raças que costumam viver por mais tempo. Além disso, incluímos também alguns cuidados para que a experiência ao lado do seu pet possa ser o mais longa possível.

As 10 raças de cachorro que vivem mais

Ainda que você esteja disposto a cuidar direitinho da saúde do seu cachorro, o tempo de vida dele pode ser fortemente limitado por características naturais de cada raça. Por isso, se você deseja muito ter uma convivência duradoura (que, claro, nunca parecerá longa o bastante) ao lado do pet, é interessante entender quais são as raças vivem mais.

Abaixo, nós listamos as raças de cachorro recordistas de longevidade e ainda explicamos sobre os cuidados específicos que cada raça requer para viver mais.

  • 01 de 10

    Chihuahua

    Chihuahua branco brincando na grama

    Engana-se quem acha que tamanho pequeno é sinônimo de vida pequena. Apesar de ser a menor raça de cachorro doméstico do mundo, os Chihuahuas têm uma longevidade média de 17 anos. É muito comum os cães dessa raça ultrapassarem os 15 anos de vida, e houve inclusive um Chihuahua, de nome Megabyte, que viveu por quase 21 anos! Tudo se deve a uma excelente genética, que o torna resistentes a várias doenças e complicações.

  • 02 de 10

    Dachshund

    Dachshund marrom

    Os Dachshund costumam viver mais de 15 anos. Houve um, inclusive, na verdade uma fêmea chamada Chanel, que faleceu em 2011 aos 21 anos! Apesar de terem uma vida bem longa (para os padrões caninos), infelizmente os Dachshund podem desenvolver várias doenças ao longo do tempo, sobretudo problemas de coluna.

  • 03 de 10

    Poodle Toy

    2 Poodles toy brancos

    Poodles em geral vivem bastante, e o Poodle Toy é o que vive mais. Esses adoráveis fofinhos têm uma longevidade média de 16 anos. Há inclusive registros de uma Poodle Toy chamada Lady que teria falecido em 1937 aos 28 anos.

  • 04 de 10

    Jack Russel Terrier

    Jack Russell Terrier

    O Jack Russel Terrier já não é tão pequeno quantos seus amiguinhos acima, mas também vive bastante. Um cão dessa raça chamado Willie chegou a viver 20 anos. Ainda que você queira que eles vivam bastante, não tente isolar o seu Jack Russel Terrier de todos os perigos do mundo. Eles adoram e necessitam se aventurar por aí.

  • 05 de 10

    Cockapoo

    Cockapoo branco na praia

    Bem parecido com os Poodles, os Cockapoos também puxaram a tendência a viver bastante. Esta raça tem uma longevidade média de 16 anos e alcançam facilmente os 18!

  • 06 de 10

    Shih Tzu

    Shih Tzu branco e marrom na grama

    Os Shih Tzu também são cachorros pequenos e graciosos. A raça vive em média por 15 anos e há registros de um cão chamado Smokey que chegou aos 28 anos de idade! Apesar da aparência frágil, os Shih Tzu costumam ter uma saúde invejável, e é exatamente por isso que vivem tanto.

  • 07 de 10

    Beagle

    Beagle preto e marrom em pé

    O Beagle é outro exemplo de raça que não é tão pequena mas pode viver bastante. Sua expectativa de vida varia entre 12 e 15 anos. O recordista entre os Beagles chamava-se Butch e ele chegou aos impressionantes 27 anos de idade.

  • 08 de 10

    Maltês

    Maltês deitado no asfalto

    O Maltês costuma ser um cão bem saudável e, até por isso, alcança facilmente os 15 anos de vida. A raça, no entanto, tende a sofrer de certas doenças, sobretudo as relativas ao coração.

  • 09 de 10

    Yorkshire Terrier

    Yorkshire em pé nas plantas

    É bem comum que o Yorkshire Terrier viva entre 17 e 20 anos. Apesar da grande resistência, os cães dessa raça tendem a ter problemas estomacais. Por isso, é sempre bom estar atento ao que ele anda comendo.

  • 10 de 10

    Boiadeiro Australiano

    Boiadeiro Australiano

    Você provavelmente já ouviu falar pouco dessa raça, mas o Boiadeiro Australiano é uma das que vivem por mais tempo. O Guinness World Records, inclusive, aponta um cachorro dessa raça como o recordista em longevidade. Seu nome era Bluey e ele teria vivido por 29,5 anos, uma eternidade nos padrões caninos.

Quanto mais tempo, melhor

Por mais que uma raça não tenha propensão a viver mais que 10 anos (o Boiadeiro de Berna, por exemplo, vive em média apenas 7 anos) você pode tornar a experiência ao lado do seu pet o mais longa possível através de cuidados como:

  • uma alimentação balanceada.
  • exercícios físicos regulares.
  • sair para passear com o pet.
  • castrar (muitas pessoas ignoram os benefícios dessa ação!).
  • manter limpo e agradável o ambiente em que o cachorro vive.
  • visitar regularmente o veterinário.
  • dar carinho, atenção e proteção ao cachorro.

Amigos para toda a vida

Os cães, para nossa tristeza, costumam partir bem antes de seus donos. Porém, como você pôde ver, a expectativa de vida varia de raça para raça, e enganam-se aqueles que pensam que são os “gigantes” que vivem por mais tempo. Por outro lado, mesmo que uma raça esteja propensa a viver bastante, isso só se concretizará se ela puder contar com um tutor disposto a dar carinho e atenção para ela.

Infelizmente, é bem comum que um cachorro idoso receba menos atenção dos seus donos, ainda mais se tiver algum filhote cheio de energia por perto. Até por isso, os cães mais maduros costumam ser os mais recomendados para pessoas na terceira idade, por terem um nível de energia parecido com o delas. Recebendo o amor de que necessitam, eles serão amigos legais para toda a vida.

Ah! Se você quiser saber quantos anos seu cachorro tem, te ajudamos a calcular a idade canina.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *